Esporte
Troféu da Liga Conferência é exposto em Praga antes da final entre Fiorentina e West Ham
Fiorentina x West Ham na final da Liga Conferência: horário e onde assistir
Finalistas da segunda edição do torneio, os dois clubes carregam longo jejum sem conquista internacional
Fiorentina e West Ham decidem nesta quarta-feira, às 16h (horário de Brasília) a segunda edição da Liga Conferência da Uefa, em Praga, capital da República Tcheca. Além do título inédito, a vitória na Fortuna Arena valerá também uma vaga na fase de grupos da Liga Europa na próxima temporada. Tanto Fiorentina (oitava colocada no Italiano) quanto West Ham (14º na Premier League) não conseguiram classificação para as competições europeias em suas respectivas ligas nacionais.
Troféu da Liga Conferência é exposto em Praga antes da final entre Fiorentina e West Ham — Foto: REUTERS/David W Cerny
Seja qual for o resultado, haverá festa brasileira no gramado. O time italiano conta com um dos artilheiros da Liga Conferência, o ex-palmeirense Arthur Cabral (sete gols, ao lado do suíço Amdouni, do Basel), além do lateral Dodô (ex-Coritiba) e do zagueiro Igor Júlio, que fez toda a carreira no exterior. No West Ham, um dos destaques da temporada é o meia-atacante da seleção brasileira Lucas Paquetá.
- Dodô vê Fiorentina com qualidade para bater West Ham em decisão: “Temos nossa estratégia”
A decisão da Liga Conferência vale também o fim de um longo jejum para o campeão. A única conquista internacional da Fiorentina foi na extinta Copa dos Campeões de Copa da Uefa, na temporada 1960/1961. A competição, que reunia os vencedores de Copas nacionais, também é a única taça continental levantada pelo West Ham, em 1964/65.
Re
Confira alguns momentos de Arthur Cabral no Fiorentina
Em âmbito doméstico, a bicampeã italiana Fiorentina (1955/56 e 1968/69) também não levanta uma taça faz tempo, desde a conquista da Copa Itália de 2000/01. Na atual temporada, o time já disputou uma final, mas perdeu a Copa Itália para a Inter de Milão, há duas semanas.
O jovem técnico Vincenzo Italiano, de 45 anos, comemora não apenas a segunda chance de título no ano, mas também o bom momento do futebol do país, presente nas três finais europeias. A Roma ficou com o vice-campeonato da Liga Europa, derrotada nos pênaltis pelo Sevilla, e a Inter de Milão disputará neste sábado a final da Champions League com o Manchester City.
– Lamento muito não ter visto a Roma comemorar o título, pois foi a primeira equipe italiana na final. Agora é a nossa vez em um jogo muito complicado, depois será a vez da Inter de Milão. O futebol italiano confirma o seu rápido crescimento com estas três finais europeias e é motivo de orgulho. Agora depende de nós, vamos fazer de tudo para comemorar o título – afirmou o treinador da Fiorentina.
Dodô, Igor Júlio e Arthur Cabral comemoram gol da Fiorentina — Foto: Getty Images
O West Ham, que nunca venceu o Campeonato Inglês, tem três Copas da Inglaterra na galeria de troféus, a última vencida na temporada 1979/80. O veterano técnico David Moyes espera que o elenco atual ponha fim ao longo jejum de conquistas.
– Eu acredito realmente que esses jogadores atuais têm uma grande oportunidade de serem lembrados por todos neste clube – afirmou.
A final desta quarta marca também um reencontro após 48 anos. Fiorentina e West Ham se enfrentaram apenas duas vezes, ambas em 1975, quando disputaram um torneio amistoso, a Copa da Liga Anglo-Italiana: o time de Florença levou o troféu com duas vitórias por 1 a 0.
Lucas Paqueta comemora um gol pelo West Ham contra o Liverpool — Foto: Tony Obrien/Reuters
Fiorentina x West Ham
Final da Liga Conferência
- Local: Fortuna Arena, Praga, República Tcheca
- Dia e horário: 07/06, 16h (horário de Brasília)
- Árbitro: Carlos del Cerro Grande (ESP)
- Onde assistir: TV Cultura, ESPN e Star+
Escalações prováveis
- Fiorentina: Terracciano; Dodô, Martinez Quarta, Milenkovic e Biraghi; Amrabat, Mandragora e Nico González; Bonaventura, Ikone e Arthur Cabral. Técnico: Vincenzo Italiano.
- West Ham: Areola; Kehrer, Aguerd, Zouma e Cresswell; Soucek, Rice, Bowen e Lucas Paquetá; Benrahma e Michael Antonio. Técnico: David Moyes.
Por Redação do ge — Praga