Esporte
Um clássico tradicional, cheio de histórias, personagens marcantes.
Atlético-MG x América-MG: clássico marca busca de rivais por feitos históricos no Brasileiro
Galo quer dar mais um passo rumo ao título que persegue há quase 50 anos; Coelho mira conquistas inéditas: permanecer na elite e alcançar uma vaga em torneio sul-americano
Um clássico tradicional, cheio de histórias, personagens marcantes. E, agora, cada lado quer escrever um novo capítulo recheado de glórias em 2021. Por isso, vencer o duelo deste domingo significará mais uma etapa vencida para Atlético-MG e América-MG na caminhada por metas no Campeonato Brasileiro. Galo e Coelho se enfrentam às 16h (de Brasília) no Mineirão.
- Notícias do Atlético
- Notícias do América
O Atlético, comandado pelo artilheiro Hulk, mira uma conquista que encerrará um jejum de 50 anos. O América, no ritmo do velocista Ademir, quer uma desejada e inédita permanência na elite, que pode vir ainda coroada com classificação a uma competição internacional, também inédita.
Vitória no Mineirão ainda não concretizará nenhum dos objetivos. Mas, quem sair do clássico com os três pontos, dará um novo salto rumo ao sonho dos torcedores.
Carrossel Hulk e Ademir — Foto: Infoesporte
Galo no topo do Brasil novamente
O Atlético lidera o Brasileirão com folga. Uma campanha robusta, com 62 pontos conquistados. Matemáticos calculam 76 pontos como uma soma segura para o título – pontuação pode ser menor, dependendo da sequência do campeonato. Restam nove rodadas ou 27 pontos.
Uma vitória sobre o América será mais um obstáculo vencido e uma aproximação cada vez mais mais real da taça. Se persegue há quase 50 anos erguer esse troféu novamente, o Atlético nunca esteve tão perto de pôr fim ao jejum.
Time do Atlético-MG — Foto: Pedro Souza / Atlético-MG
Hoje, os matemáticos colocam o Galo com mais de 90% de probabilidades de voltar a conquistar o Campeonato Brasileiro. E o fator casa tem sido essencial. O time vem de 11 vitórias consecutivas no Mineirão pela competição. Depois do América, o Atlético recebe o Corinthians.
Coelho de elite e internacional
O América está em busca de confirmar uma campanha que tem potencial para ser histórica. O clube tem 38 pontos e está a dois de igualar seu melhor desempenho na história dos pontos corridos. Com 27 pontos a disputar, é difícil pensar que o Coelho não supere a barreira dos 40 pontos.
A principal meta da equipe é chegar nos 45 pontos para garantir a permanência na Série A – feito inédito para o Coelho desde que os pontos corridos foram adotados em 2003.
Time do América-MG — Foto: Mourão Panda / América-MG
Mais o horizonte pode ser ainda mais esperançoso. Evitando o descenso, o América terá uma chance ainda maior de construir grande feito: classificar-se para uma competição internacional pela primeira vez em sua história centenária.
Por Leonardo Parrela e Rodrigo Fonseca — Belo Horizonte