SIGA O 24H

Cidade

Um cortejo com o corpo de Firmino no carro do Corpo de Bombeiros passa em algumas ruas de Teresina

Publicado

em

Compartilhar isso...

Economista e professor universitário, político foi quatro vezes prefeito da capital do Piauí. Último mandato do ex-gestor terminou em 2020.

Cortejo em homenagem ao ex-prefeito Firmino Filho passa por ruas de Teresina; velório foi restrito a família

Nesta quarta-feira (7) estão sendo realizadas as últimas homenagens ao ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho que morreu na terça-feira (6) aos 57 anos. Um cortejo com o corpo de Firmino no carro do Corpo de Bombeiros passa em algumas ruas de Teresina antes de seguir para o cemitério Recanto da Saudade.

A assessoria do prefeito informou que devido à pandemia do novo coronavírus, a família decidiu seguir os protocolos de segurança, que foram tão defendidos por Firmino Filho, por isso o velório que iniciou às 1h de quarta-feira na Funerária Lótus, na Avenida Miguel Rosa em Teresina, teve a presença apenas da família e amigos.

Última entrevista de Firmino Filho à TV Clube um dia antes de deixar a prefeitura de Teresina, em 31 de dezembro de 2020 — Foto: Reprodução / TV Clube

Última entrevista de Firmino Filho à TV Clube um dia antes de deixar a prefeitura de Teresina, em 31 de dezembro de 2020 — Foto: Reprodução / TV Clube

Apesar do velório não ser aberto, muitos populares compareceram e ficaram do lado de fora da funerária para prestar a última homenagem.

Para que a população possa se despedir, um cortejo com o corpo de Firmino no carro do Corpo de Bombeiros, iniciou às 8h15 e está passando em algumas ruas de Teresina.

O coronel Jonh Feitosa, que foi comandante da Guarda Municipal na gestão de Firmino Filho, afirmou que a família gostaria de ter uma despedida maior.

Local onde foi realizado o velório na funerária Lótus — Foto: Maria Romero

Local onde foi realizado o velório na funerária Lótus — Foto: Maria Romero

“O desejo, inclusive da deputada Lucy, era de fazer algo diferente, bem maior, mas a situação pandêmica não permite. Então o cortejo vai passar por alguns locais para que as pessoas que desejarem, possam dar seu último adeus e um abraço à distância, para ele que era apaixonado por Teresina”, afirmou Jonh Feitosa em entrevista à TV Clube.

O coronel destacou que Firmino tinha uma personalidade forte e que essa será uma grande perda para Teresina.

“Ele era muito pensativo no que iria fazer decidido e determinado. Fica a imagem de um homem público determinado, inteligente e conhecedor da administração pública, que conhecia todos os detalhes de Teresina. Hoje a cidade acordou sem um dos seus mais importantes líderes”, lamentou.

Velório de Firmino na funerária Lótus — Foto: Marcos Teixeira

Velório de Firmino na funerária Lótus — Foto: Marcos Teixeira

Cortejo

O cortejo sai da Avenida Miguel Rosa e segue para a Avenida Frei Serafim no Centro, seguindo pela Avenida Marechal Castelo Branco, depois segue para a praça do Poty Velho e para a Avenida Ministro Sérgio Mota na Santa Maria da Codipi e depois irá passar pela Prefeitura de Teresina no Centro.

Logo depois o corpo segue pela Rua Félix Pacheco, vai passar pela Avenida Luis Pires na Zona Sul, depois a Avenida principal do Dirceu, passando também pela Avenida Zequinha Freire e finaliza no cemitério Recanto da Saudade, localizado na BR 343.

Enterro

Após o cortejo o corpo vai para o cemitério Recanto da Saudade, onde serão realizadas duas missas, uma às 10h e outra às 15h. O enterro está previsto às 17h, apenas com a presença de amigos e familiares.

Teresina em luto

Muito emocionado, o vereador Evandro Hidd (PDT), afirmou que falava e se encontrava com Firmino de três a quatro vezes na semana. Ele explicou que ex-prefeito deixa a sua paixão pela cidade como marca.

“Nasci na política nas mãos do Firmino, ele acreditou na minha caminhada. Agora fica o legado de um homem comprometido com Teresina, trabalhei junto dele, vi o amor dele pela cidade. Essa é uma perda maior para cidade”, afirmou.

Evandro Hidd ainda destacou o trabalho de Firmino Filho na pandemia, principalmente por ter sido bastante criticado após o fechamento do comércio.

“Ele foi uma pessoa que foi gigante nessa pandemia e que ultrapassou os limites para diminuir os prejuízos dessa doença, inclusive me disse que enterraria a sua vida pública, se fosse possível, para poder conter essa doença. Não tem um ponto dessa cidade que você olhe e não veja o Firmino”, afirmou.

Sara Pereira presta última homenagem ao ex-prefeito Firmino Filho — Foto: Maria Romero

Sara Pereira presta última homenagem ao ex-prefeito Firmino Filho — Foto: Maria Romero

Apesar do velório ter sido restrito para a família e amigos, muitos populares compareceram no local para se despedir. Sara Pereira afirmou que nunca irá esquecer do carinho que Firmino teve com a sua família, principalmente após ela entregar, em abril de 2016, um convite para ele comparecer na festa de aniversário de 100 anos da sua mãe.

“A principal lembrança que eu guardo é do aniversário da minha mãe de 100 anos que ele foi. Para mim, foi um momento que ele mostrou que era um prefeito do povo. Eu levei o convite, por levar, pois minha mãe gostava dele e ele acabou aparecendo, participou da missa e da festa”, afirmou Sara Pereira.

Ela ainda destacou que a morte pegou todos de surpresa. “Esse é um momento de todos respeitarem e de sentir a perda. Desde ontem estamos assim, Teresina toda ficou chocada”, lamentou.

Morte na capital

Prefeito de Teresina por quatro mandatos, Firmino Filho morreu na terça-feira (6) aos 57 anos. Seu corpo foi encontrado na entrada do prédio do Tribunal de Contas da União (TCU), na Zona Leste da capital, onde o ex-prefeito era servidor de carreira. Seu último mandato terminou em 2020.

Segundo a assessoria de Firmino, ele teria caído de um edifício. A informação ainda não foi confirmada pela polícia, que investiga se a causa da morte foi suicídio.

O diretor do Instituto de Medicina Legal (IML), Antônio Nunes, informou que o laudo sobre a morte será elaborado em 10 dias.

Firmino da Silveira Soares Filho era economista, político filiado ao PSDB e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ele foi quatro vezes prefeito de Teresina. Foi eleito pela primeira vez em 1996, com 33 anos, e reeleito em 2000. Depois, ele voltou a vencer a disputa municipal em 2012, tendo sido novamente reeleito em 2016.

No dia 1º de janeiro deste ano, Firmino Filho passou o posto para Dr. Pessoa, do MDB.

O político também foi deputado estadual e vereador de Teresina.

Biografia

Natural de Teresina, Firmino Filho nasceu no dia 16 de dezembro de 1963. Ele era casado com a deputada estadual Lucy Soares (Progressistas) e deixa três filho.

Formado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1993 assumiu a Secretaria Municipal de Finanças, quando Teresina estava sob o comando de Wall Ferraz (PSDB). Ingressou na carreira política ao ser eleito prefeito da capital pela primeira vez em 1996. Firmino foi eleito outras três vezes em 2000, 2012 e 2016.

Em 2008, o economista ganhou a eleição para vereador de Teresina. Dois anos depois, em 2010, Firmino Filho foi eleito deputado estadual do Piauí.

Última entrevista

"Não existe nenhum plano para 2022", garante Firmino Filho sobre futuro político

“Não existe nenhum plano para 2022”, garante Firmino Filho sobre futuro político

A última entrevista de Firmino Filho à TV Clube foi na véspera de deixar o cargo de prefeito de Teresina, em 31 de dezembro de 2020. Na ocasião, o político fez um balanço da sua gestão. Segundo ele, seu maior adversário no último ano de mandato foi a Covid-19, porque teve que tomar medidas restritivas recomendadas mundialmente, como o fechamento do comércio.

Sobre o futuro político, Firmino declarou: “Não existe nenhum plano para 2022”.

Repercussão

Firmino Filho, ex-prefeito de Teresina — Foto: Reprodução

Nas redes sociais, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, lamentou a morte de Firmino Filho. “”Uma notícia que deixa todos em estado de choque. Brilhante administrador, prefeito por quatro vezes de Teresina pelo PSDB, Firmino Filho era um dos mais preparados quadros da política brasileira. Era também leal e companheiro. Perde muito o Piauí, perde muito o Brasil. Que a família tenha muita força neste momento de dor”, declarou.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), também deixou uma declaração sobre Firmino Filho. “Ainda extremamente consternado com a notícia do falecimento do ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho. Uma pessoa sempre de bem, com muita energia, que se dedicou por anos à nossa capital. Prefeito por quatro mandatos, a história dele se confunde à história de Teresina”, disse.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi), deputado Themístocles Filho, e demais parlamentares e servidores do estado manifestaram pesar pelo falecimento de Firmino Filho. A Alepi decretou luto oficial de três dias no âmbito do Poder Legislativo Estadual.

O prefeito de Teresina, doutor Pessoa decretou luto oficial de três dias em virtude da morte do ex-prefeito Firmino da Silveira Soares Filho. O prefeito cancelou a agenda administrativa para o resto da semana. Ele reconheceu os relevantes serviços prestados pelo ex-prefeito à frente do poder executivo municipal.

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, Jeová Alencar, em nome de todos os parlamentares e servidores do Poder Legislativo, lamentou o falecimento do ex-prefeito de Teresina. É com muita tristeza que recebemos a notícia da morte desse grande gestor. Quero aqui estender o meu sentimento e respeito a toda a família enlutada”, disse.

O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, em nome da Administração Superior, lamentou a morte do ex-prefeito Firmino Filho, que também era professor do Departamento de Ciências Econômica da instituição desde 1988. “É uma perda muito grande e nos deixa muito tristes”, afirmou o reitor.

Por Bárbara Rodrigues e Maria Romero, G1 PI

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade