SIGA O 24H

Saúde

(UPA) Dr. Dib Tajra do bairro Satélite, administrada (FMS), completou um ano de existência

Publicado

em

Compartilhar isso...

UPA completa um ano com mais de 125 mil atendimentos em Teresina

Nesta terça-feira (18), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Dib Tajra do bairro Satélite, administrada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), completou um ano de existência e atingiu a marca de 125 mil e 446 atendimentos à população, o que representa, em média, 10 mil e 453 casos de urgência e emergência atendidos por mês. A data foi celebrada com palestras e ato religioso direcionado aos servidores da Unidade.

A UPA do Satélite é um estabelecimento de saúde que atende população estimada em 346 mil e 224 pessoas e é voltado ao atendimento em situação de urgência e emergência. O atendimento não é por ordem de chegada, mas por classificação de risco. O paciente fica em observação, por até 24 horas, para elucidação diagnóstica e/ou estabilização clínica. Se ele não tiver suas queixas resolvidas neste período, é encaminhado para internação em hospitais da rede.

O local conta com médicos clínicos, pediatras e cirurgiões, além de ter 18 leitos de observação, 02 de isolamento e 06 de estabilização. “A estrutura é magnífica e permite atendimento em qualquer dia e hora. Além disso, a Unidade conta com uma equipe multiprofissional qualificada, que tem o compromisso de cuidar bem e acolher os usuários que procuram o estabelecimento.”, ressalta o presidente da FMS, Charles Silveira.

O diretor médico da UPA, Thybério Gyorgi, explica ainda que a UPA possui sala destinada a atender casos mais graves. “Os leitos são equipados com monitores cardíacos e respiradores, além de ventiladores mecânicos. É praticamente uma UTI, a única diferença é em relação à rotina de determinados exames. Temos também profissionais excelentes que têm dado resposta satisfatória à comunidade”, finaliza.

A psicóloga e diretora geral da UPA Satélite, Celina Tourinho, relembra que os investimentos pela Prefeitura na construção da Unidade foram feitos em uma época em que o país enfrenta crise econômica. “Estamos na contramão dessa situação, pois o nosso esforço é voltado para beneficiar a comunidade. Hoje, temos motivos para comemorar. Além de termos feito uma grande quantidade de atendimentos, também temos qualidade e somos referência no Piauí”.

A dona de casa Luzia Maria, de 44 anos de idade, é uma das pessoas que mora na região e aprova o atendimento na UPA do Satélite. “Tenho algumas doenças crônicas e às vezes fico em crise, sentindo dor no estômago e mal estar. Já vim várias vezes à UPA. Toda vez que venho, sou bem atendida. O atendimento é ótimo e a estrutura também. Só tenho que agradecer aos profissionais”, conta.

FMS / pmt.pi.gov.br

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade