Concursos
Usuários dos CAPS passam por curso de capacitação para o mercado de trabalho.
O curso está sendo promovido pela Servfaz, que é parceira da FMS e outras entidades como a (ASA) e (MPT).
A Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com diversas entidades, está promovendo um curso para os usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) na área de assistente administrativo. O objetivo é inserir essas pessoas no mercado de trabalho e de atividades geradoras de renda.
O curso está sendo promovido pela Servfaz, que é parceira da FMS e outras entidades como a Ação Social Arquidiocesana (ASA) e Ministério Público do Trabalho (MPT). “Foram disponibilizadas 25 vagas para pessoas com deficiência, que foram encaminhadas pelo MPT para pessoas com deficiência psicossocial”, explica a gerente de Saúde Mental da FMS, Laryssa Carvalho.
A gerente esclarece que pessoas com deficiência psicossocial apresentam sequelas de transtornos mentais, mas que não as incapacita de trabalhar e ter uma vida produtiva. “A proposta é garantir aos 25 beneficiados a efetivação, entre outros, dos direitos à educação, à profissionalização, ao trabalho, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência comunitária”, diz.
O curso é composto de momento teórico e prático. Como conta Laryssa Carvalho, os usuários já concluíram a etapa teórica e foram encaminhados ao Hospital Veterinário Universitário (HVU), Instituto Federal do Piauí (IFPI) e Ministério Público do Piauí (MPPI), para que as atividades práticas do curso de aprendizagem sejam realizadas nas dependências desses órgãos.
A ação é fruto do Grupo de Trabalho e Renda (GTR), mantido pela FMS. O GTR procura identificar os usuários dos CAPS com este perfil e os estimula a desenvolverem habilidades, de forma a estarem aptos a assumirem postos no mercado formal ou pela comercialização dos artigos produzidos por eles.
Pmt.pi.gov.br