Saúde
Vacina: espera-se que a imunização contra a gripe ajude a reduzir síndromes gripais, FMS
As pessoas podem se dirigir às salas de vacina das 64 UBS que não estão atendendo síndromes gripais na capital e adquirir sua dose.
FMS libera vacinação contra a gripe para a população em geral após não atingir meta
A partir desta quarta-feira (26), a vacinação contra a gripe estará aberta para toda a população em Teresina. A decisão da Fundação Municipal de Saúde (FMS) foi após a baixa procura do público alvo da campanha, prevista para encerrar na próxima segunda-feira (31).
De acordo com a FMS, a população em geral pode se dirigir às salas de vacina das 64 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que não estão atendendo síndromes gripais na capital e adquirir sua dose.
“As doses estarão disponíveis até a próxima segunda-feira (31) ou enquanto durarem os estoques”, explicou Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.
Dados do último balanço apontam que o grupo com menor cobertura vacinal tem sido o das mães no pós-parto, com 47,80% de cobertura vacinal. Em seguida vem o das gestantes, com 57,64% e o das crianças, com 60,28% da cobertura vacinal.
A vacina da gripe não tem eficácia contra o novo coronavírus e sim contra a gripe, causada pelos vírus Influenza A H1N1, H3N2 e Influenza B. Neste momento, a vacinação protege a população, evitando complicações de saúde e também ajuda a reduzir o número de doentes que procuram por Unidades Básicas de Saúde e Hospitais, já bastante demandados por conta da pandemia da Covid-19.
Por G1 PI