Esporte
Vitória da seleção brasileira masculina de vôlei.

Resumo das Olimpíadas: seleção masculina de vôlei se classifica, e judô tem dia difícil em Tóquio
Time de Renan bate EUA de virada por 3 a 1, enquanto Maria Suelen se lesiona e deixa dojo de maca, e Rafael Silva perde para Teddy Riner. Bia Ferreira se classifica no boxe
O destaque da noite/madrugada olímpica foi a vitória da seleção brasileira masculina de vôlei. Num jogo tenso com os EUA, a equipe tricampeã olímpica saiu atrás, mas virou para fechar em 3 sets a 1 e garantir com uma rodada de antecipação a classificação às quartas de final. A gente ainda teve as classificações de Bia Ferreira no boxe e Alison dos Santos no atletismo. Quem também venceu foi o time masculino de handebol, que ainda tem esperanças de classificação.
No judô, o dia foi difícil para o Brasil, mesmo com dois fortes candidatos a medalhas. Maria Suelen se lesionou em luta nas quartas de final e nem pôde competir na repescagem. Rafael Silva, o Baby, ainda chegou à repescagem, mas perdeu rapidamente para a lenda francesa Teddy Riner.
O Brasil ainda teve outras eliminações dolorosas. Keno Marley foi eliminado nas quartas do boxe em luta polêmica, enquanto Pepê Gonçalves ficou fora de final na canoagem slalom, e Altobeli desabafou após cair na eliminatória dos 3000m com barreira.
Brasil bate EUA e se classifica
O início foi com drama, após perder um set que durou 44 minutos, mas o Brasil soube manter a concentração para buscar a virada contra os EUA, por 3 sets a 1, parciais de 30/32, 25/23, 25/21 e 25/20. O triunfo deixou para trás a apresentação ruim contra a Rússia, na rodada anterior do Grupo B.
O Brasil precisava da vitória para não ter de decidir a classificação às quartas de final no último jogo da primeira fase, contra a França, marcado para sábado às 23h (de Brasília). Com o triunfo, o Brasil garantiu a vaga independentemente do resultado desta partida. Apenas dois entre EUA, França e Argentina podem superar os brasileiros. A Rússia lidera, seguida pelo Brasil, ambos classificados. A Tunísia já está eliminada.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/J/m/2WfTt0SGelnpSBVqgiAA/gettyimages-1331383202.jpg)
brasil, eua, tóquio 2020, vôlei — Foto: Toru Hanai/Getty Images
Maria Suelen se lesiona, e Baby perde
A judoca Maria Suelen, que era uma das favoritas à medalha no peso-pesado, está fora da competições por equipes, marcada para a madrugada de sábado para domingo. Titular absoluta do time, ela saiu do dojo com uma lesão após derrota para a francesa Romane Dicko na disputa individual, ainda nas quartas de final, e nem voltou para a repescagem.
Maria Suelen é da categoria pesado, acima de 78kg, mas como não há a opção de ter uma reserva nessa competição, quem irá lutar o torneio, em caso da confirmação da ausência de Suelen, seria Mayra Aguiar, medalhista de bronze na categoria meio-pesado, até 78kg. Assim, para ajudar o Brasil a conquistar uma medalha, Mayra precisaria lutar contra atletas muito mais pesadas, já que não há limite de peso para suas adversárias.
Entre os homens, o brasileiro Rafael Silva terminou sua participação nas Olimpíadas de Tóquio em sétimo lugar. Ele foi derrotado na repescagem, quando ainda sonhava ao menos com o bronze, pelo francês Teddy Riner, campeão olímpico em 2012 e 2016. Baby levou uma chave de braço. Antes disso, ele perdeu nas quartas para o georgiano Guram Tushishvvili.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/E/y/QUp9eLQ1ai687LTGdtXA/2021-07-30t083242z-12714116-sp1eh7u0nqde0-rtrmadp-3-olympics-2020-jud-m-o100kg-rep1.jpg)
Rafael Silva x Teddy Riner, judô, Olimpíadas de Tóquio 2020 — Foto: REUTERS/Annegret Hilse
Bia Ferreira estreia com vitória
Beatriz Ferreira confirmou o favoritismo e começou com vitória seu caminho no boxe em Tóquio, na categoria entre 57 e 60kg. A brasileira, campeã mundial, dominou toda a luta e venceu Shih-Yi Wu, de Taiwan. Assim, garantiu um lugar nas quartas de final das Olimpíadas. Na próxima fase, Bia enfrenta Raykhona Kodirova, do Cazaquistão, em duelo marcado para 3 de agosto, às 5h (de Brasília). Se vencer, a brasileira já garante a medalha de bronze.

Bia controla luta do início ao fim e vence por decisão unânime dos juízes
Alison avança nos 400m com barreiras
Maior esperança de medalha do atletismo brasileiro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Alison dos Santos, o Piu, estreou com o pé direito nos 400m com barreiras. O paulista ficou em segundo na sua bateria eliminatória e avançou tranquilidade para a semifinal com o tempo de 48s42. O vencedor da bateria foi o catari Abderrahman Samba, que fez 48s38. Alison volta a competir apenas no domingo, a partir das 9h05 (de Brasília).

Alison dos Santos faz prova tranquila, termina em segundo e avança para a semifinal dos 400m com barreiras
Primeira vitória do handebol masculino
Com dose de emoção no segundo tempo, o handebol masculino do Brasil fez uma partida tensa contra a Argentina e conseguiu a primeira vitória nas Olimpíadas de Tóquio 2020. Depois de estar em vantagem por 12 gols, a seleção segurou a reação dos hermanos e levou a melhor por 25 a 23, em confronto válido pela penúltima rodada do grupo A. Com os primeiros pontos conquistados, os brasileiros continuam com chances de classificação para as quartas de final.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/N/Q/FtTIviQdq29ZS1oeMlYw/2021-07-30t010334z-115486405-sp1eh7u02xvcm-rtrmadp-3-olympics-2020-hbl-m-team7-gpa-001200.jpg)
Brasil x Argentina handebol Tóquio 2020 — Foto: Reuters
Keno Marley é eliminado nas quartas
Representante do Brasil na categoria meio-pesado (75kg a 81kg) do boxe masculino, Keno Marley Machado foi derrotado pelo britânico Benjamin Whittaker em luta polêmica nas quartas de final. A vitória do atleta da Grã-Bretanha foi por pontos em decisão dividida dos juízes. Para os comentaristas da Globo e do SporTV, Keno venceu a luta. Se passasse de fase, ele já garantiria o bronze.
Keno marley Machado x Benjamin Whittaker boxe — Foto: Buda Mendes/Reuters
Pepê Gonçalves fica fora da final
Pepê Gonçalves está fora dos Jogos de Tóquio 2020. O canoísta brasileiro não conseguiu repetir o excelente sexto lugar do Rio-2016 e foi eliminado no caiaque na semifinal disputada nesta sexta-feira. Com três penalizações, ele terminou a descida com 104s33 e ficou em 19º entre 20 competidores. Os dez primeiros avançaram, e o tcheco Jiri Prskavec ficou com a melhor marca: 94s29.
Pepê disputou sua segunda Olimpíada em Tóquio — Foto: EUTERS/Stoyan Nenov
Altobeli Silva desabafa após eliminação
Após terminar em 10º lugar na sua bateria eliminatória nos 3000m com obstáculos, no primeiro dia de disputas do atletismo nas Olimpíadas de Tóquio 2020, o fundista brasileiro Altobeli Silva não segurou as emoções. Finalista na Rio 2016 e medalha de ouro no Pan de Lima 2019, o atleta paulista de 30 anos desabafou em entrevista ao SporTV logo depois da prova.

Inconformado, Altobeli fala de sacrifícios e desabafa: “Merecia algo melhor pela minha dedicação”
Sul-africana quebra primeiro recorde mundial individual da natação
Saiu o primeiro recorde mundial individual da natação nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Em prova disputada em ritmo altíssimo, na manhã de sexta-feira no Japão, a sul-africana Tatjana Schoenmaker se tornou a primeira mulher a fazer os 200m peito na casa dos 2min18, ficou com a medalha de ouro e quebrou a marca que durava oito anos.
Sul-africana comemora ouro com recorde mundial na natação — Foto: REUTERS/Stefan Wermuth
+ Confira a agenda das Olimpíadas
+ Acompanhe tudo das Olimpíadas de Tóquio em Tempo Real
+ Veja o quadro de medalhas atualizado
+ Previsões de pódio e medalhas das Olimpíadas de Tóquio
+ Entenda os protocolos das Olimpíadas contra a Covid-19
+ Navegue pelo quadro de medalhas histórico dos Jogos
+ Jogue o card games das OlimpíadasVer comentários
Veja também
Jogos Olímpicos
Rafael Silva recebe o terceiro shido por falta de combatividade e cai para a repescagem
Por Redação do ge — Tóquio, Japão