Esporte
Vitória sobre o Vasco coloca o Flamengo em condições de ficar na liderança após 427
Deixou chegar? Flamengo tem chance de ficar na liderança do Brasileirão após 427 dias
Equipe não lidera uma rodada da competição desde o dia 8 de dezembro de 2019; nesta edição, chegou a assumir a ponta, mas foi ultrapassado pelo Atlético-MG menos de um dia depois
Foram exatos 427 dias de espera. Mas, após um ano, um mês e 27 dias, neste domingo, o Flamengo pode finalmente voltar a liderar o Campeonato Brasileiro por mais de 24 horas.
A última vez que isto aconteceu foi na última rodada do Brasileirão de 2019, no dia 8 de dezembro, quando a equipe acabou derrotada pelo Santos por 4 a 0, mas já tinha garantido o título.
Vitória sobre o Vasco coloca o Flamengo em condições de ficar na liderança após 427 — Foto: André Durão / ge
Com 64 pontos e na segunda colocação, o Rubro-Negro vai enfrentar o Bragantino no Nabi Abi Chedid, às 20h30, pela 35ª rodada. Líder da competição com 66, o Internacional só entrará em campo na quarta-feira, para enfrentar o Sport no Beira-Rio.
Ou seja, se vencer, o Fla ultrapassa o Colorado e assume a ponta provisoriamente. Mas, para se manter, vai precisar que o time gaúcho tropece contra o clube pernambucano.
Nesta edição do Campeonato Brasileiro, o Flamengo só esteve na primeira colocação no dia 21 de novembro, na 22ª rodada, quando a equipe venceu o Coritiba por 3 a 1. Só que durou pouco. No dia seguinte, menos de 24h depois, o Atlético-MG empatou com o Ceará em 2 a 2 e fechou a rodada na ponta.
Retrospecto nesta edição não é favorável
Esta não é a primeira vez que o Flamengo tem a chance de assumir a liderança do Brasileirão 2020. A equipe desperdiçou outras oportunidades quando esteve para ficar com a primeira colocação. No dia 15 de outubro, contra o próprio Bragantino, em jogo no Maracanã, o Fla precisava da vitória para liderar. Mas acabou empatando em 1 a 1.
Dez dias depois, em confronto direto contra o Internacional, o Flamengo também teve a chance de assumir a ponta. Mas empatou em 1 a 1 no Beira-Rio, e o Colorado liderou pelo saldo de gols.
No primeiro turno, contra o Bragantino, o Flamengo também teve a chance de assumir a liderança, mas não conseguiu — Foto: André Durão
No dia 1º de novembro, uma nova chance em jogo contra o São Paulo. Mas a equipe acabou atropelada por 4 a 1.
Para que desta vez a equipe consiga mudar o retrospecto e, quem sabe assumir a primeira colocação na reta final, Rogério Ceni tratou o jogo contra o Bragantino como decisão. Mas também alertou para os perigos da partida após a vitória sobre o Vasco.
“É uma rodada que temos que tomar muito cuidado pois vamos enfrentar uma das equipes que vem jogando o melhor futebol do país. Claudinho é excepcional jogador, já tive oportunidade de conversar outras vezes com ele, para onde eu ia, tentava até levar o Claudinho, Artur também é um grande jogador…”
– Tem jogadores que jogaram comigo, que rodaram por todo lugar no Brasil, e hoje se encontram num clube com estrutura, com uma base boa de trabalho, é um jogo que vai exigir o máximo. Se a gente conseguir essa vitória, ganha um tempo para trabalhar para o jogo contra o Corinthians. Jogo importantíssimo se a gente quer ser campeão.
Por Gustavo Garcia — Rio de Janeiro
Globoesporte.globo.com