Internacional
Zelensky, acusa o exército russo de ter feito fracassar a retirada de civis através de corredores humanitários
Presidente da Ucrânia grava vídeo para mostrar que está em Kiev: ‘Não me escondo, não tenho medo’
Em vídeo divulgado no seu canal do Telegram, Zelensky acusa o exército russo pelo fracasso na tentativa de retirar civis no final de semana.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, divulgou um vídeo em seu canal do Telegram na noite de segunda-feira (7) para mostrar que está em seu gabinete em Kiev.
“É segunda-feira à noite. Dizem que segundas são difíceis. Tem uma guerra no meu país. Todo dia é segunda agora”, diz Zelensky antes de se sentar na sua mesa.
- Veja os principais acontecimentos do 13º dia de guerra
No vídeo, Zelensky fala que está ao lado de sua equipe e que “os heróis ucranianos” estão em posição, todos lutando pela vitória.
“Eu fico em Kiev. Na Rua Bankova. Não estou me escondendo. E não tenho medo de ninguém”, disse na gravação.
Zelensky grava vídeo dentro de seu gabinete em Kiev — Foto: Reprodução/Telegram/Zelensky
Zelensky, acusa o exército russo de ter feito fracassar a retirada de civis através de corredores humanitários:
“Houve um acordo sobre os corredores humanitários. Funcionou? Em seu lugar houve tanques russos, lança-foguetes, minas russas”, disse o líder ucraniano.
Nesta terça (8), o presidente ucraniano aparece em outro vídeo nas ruas de Kiev, em frente a barricadas.
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, grava vídeo em frente a barricadas em Kiev, nesta terça (8) — Foto: Volodymyr Zelensky/Instagram
Cessar-fogo
Uma mulher e duas crianças morreram neste domingo (6) em um ataque de morteiro russo. Elas foram atingidas em uma rota de fuga que os moradores de Irpin, a noroeste de Kiev, estão usando para escapar do avanço das tropas invasoras.
Na segunda (7) aconteceu a 3ª rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia. O porta-voz da delegação ucraniana, Mykhailo Podoliyak, disse que houve uma pequena e positiva melhora na organização dos corredores humanitários.
O Ministério da Defesa da Rússia anunciou que suas forças entraram em um “regime silencioso” nesta terça (8). Com isso, os cidadãos ucranianos começaram a serem evacuados, o primeiro comboio saiu da cidade de Sumy.
Por g1