JUSnoticias
130 anos do TJ-PI. O evento aconteceu na noite desta sexta-feira (1º), no Palácio da Justiça
”Um tribunal moderno, que presta bons serviços à população piauiense”, afirma corregedor-geral da Justiça durante solenidade alusiva aos 130 anos do TJ-PI
“Temos um tribunal moderno, que presta bons serviços à população piauiense”. A afirmação é do corregedor-geral da Justiça do Estado do Piauí, desembargador Fernando Lopes, durante solenidade alusiva aos 130 anos do TJ-PI. O evento aconteceu na noite desta sexta-feira (1º), no Palácio da Justiça, e contou com a presença de de autoridades dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.
“Hoje é um dia histórico, que marca os 130 anos do Tribunal de Justiça do Piauí. Nosso Tribunal, ao longo desse tempo, sempre buscou a melhor prestação jurisdicional possível e hoje é um tribunal moderno para seguir atendendo à sociedade piauiense”, disse o desembargador Fernando Lopes, parabenizando desembargadores, magistrados e servidores que ajudaram a construir a centenária história do TJ-PI.
“Estamos comemorando esta data com muita alegria, dado o avanço na tramitação processual e prestação de serviços à sociedade. Neste contexto, inovações como o Balcão Virtual e o Juízo 100% Digital têm colaborado para esta maior eficiência do Tribunal. Este ano de 2021 e 2022 vamos diminuir a demanda processual mais ainda, tendo em vista a maior produtividade. Reforçamos, portanto, nesta data especial, nosso compromisso com a sociedade. Assim, parabenizamos a todos e todas que fazem este Tribunal pelo empenho em bem oferecer os serviços de justiça”, declarou o presidente do TJ-PI, desembargador José Ribamar Oliveira que, em seu discurso, fez um resumo das principais ações realizadas na sua gestão e dos avanços alcançados pelo tribunal nos últimos anos.
O governador Wellington Dias destacou a importância do TJ ao longo dos seus 130 anos. “É um Tribunal formado por homens e mulheres que deixaram uma contribuição histórica e claro, uma responsabilidade grande para todos, pois fazem a justiça, com que a gente tenha aquilo que é a essência da democracia: o cumprimento das regras da Constituição, das leis, garantir que elas possam valer para todos. Vida longa ao judiciário do Piauí”, disse.
Histórico
Decano da Corte, o desembargador Luís Gonzaga Brandão de Carvalho fez um breve relato sobre a história do TJ-PI, lembrando, em especial, da instalação festiva do Judiciário Estadual piauiense, no dia 1º de Outubro de 1891, com a presença do Governador Gabriel Luís Ferreira e os desembargadores Álvaro de Assis Osório Mendes, Helvídio Clementino de Aguiar, João Gabriel Baptista, Augusto Collin da Silva Rios e Polidoro César Burlamaqui.
Medalha
Durante o evento, foi realizada também a outorga da Medalha do Mérito Judiciário a personalidades que prestaram relevantes serviços ao Judiciário e à Justiça.
“Acima de tudo, nosso desejo é que possamos superar todos os desafios impostos pela pandemia e que o novo normal seja o velho normal, com a justiça podendo ser prestada de forma presencial, porque lá fora, a sociedade clama por justiça. E aqui, reitero a força do povo nordestino, exemplificada na Batalha do Jenipapo, prestes a completar 200 anos. E finalizo citando Euclides da Cunha, que afirmou: – o nordestino é, antes de tudo, um forte”, afirmou, em nome dos homenageados, o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) Marcelo Buhaten, também presidente da Associação Nacional Desembargadores.
Foram homenageados pelo Tribunal de Justiça e pelo Governo do Estado, o Ministro do STF Nunes Marques, o desembargador do TJ-RJ, Marcelo Buhaten; o desembargador do TJ-MA, Vicente de Paula Gomes de Castro e o juiz do TJ-AM, Nilo da Rocha Marinho Neto.
Publicado por: Eliane Alves
Tjpi.jus.br