SIGA O 24H

Esporte

O Fluminense enfrenta o Atlético-MG pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil

Publicado

em

Compartilhar isso...

Fluminense busca feito inédito na Copa do Brasil contra Atlético-MG: avançar após perder ida em casa

Para eliminar o Atlético-MG nesta quarta e chegar às semifinais, os comandados de Marcão terão que quebrar escrita do clube, que nunca passou de fase após derrota no Rio na ida

Na noite desta quarta-feira, em Belo Horizonte, o Fluminense enfrenta o Atlético-MG pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil com o propósito de alcançar algo jamais feito pelo clube na história da competição. A bola rola no Mineirão às 19h (de Brasília), com transmissão no SporTV e no Premiere.

Na ida, três semanas atrás, o Galo venceu por 2 a 1 no Nilton Santos e abriu boa vantagem no confronto. O time comandado por Marcão, portanto, vai atrás de um feito inédito: o Fluminense jamais se classificou na Copa do Brasil depois de perder a primeira partida em casa.

Fluminense e Atlético-MG em ação no jogo de ida das quartas de final — Foto: André Durão
Fluminense e Atlético-MG em ação no jogo de ida das quartas de final — Foto: André Durão

O Fluminense já conseguiu reverter confrontos na competição, sim. Com a virada sobre o Criciúma nas oitavas de final deste ano, o clube chegou a oito classificações após derrota no jogo de ida – veja a lista completa. Só que, em todas elas, o time decidiu a vaga no Rio de Janeiro. Dessa vez, terá que vencer o Galo em Belo Horizonte.

Ao todo, desde o início da disputa da Copa do Brasil em 1989, o Flu perdeu cinco jogos de ida em casa, e nos cinco acabou eliminado.

  • 1998 (Paraná, 1ª fase) – Perdeu por 2 a 0 num jogo marcado por muita chuva e Maracanã alagado. Naquele ano, tanto na Fase Preliminar quanto na Primeira Fase, o visitante que vencesse por dois ou mais gols de diferença na ida se classificava automaticamente. Portanto, não houve jogo de volta.
  • 2003 (Sport, oitavas) – Valdir Papel marcou o gol da vitória por 1 a 0 do Sport no Maracanã. Na volta, nova derrota: 2 a 1, com Fábio Bala anotando o gol de honra do Flu quase nos acréscimos do segundo tempo.
  • 2006 (Vasco, semifinal) – Com gol de Edílson Capetinha, o Vasco venceu por 1 a 0 no Maracanã e saiu na frente na briga por uma vaga na final. Na volta, no mesmo estádio, as equipes empataram em 1 a 1, gols de Valdiram e Petkovic.
  • 2010 (Grêmio, quartas) – O Fluminense até saiu na frente diante de um embalado Grêmio, mas sofreu a virada no Maracanã e acabou derrotado por 3 a 2 – os gols do Flu marcados por André Lima e Ezequiel González. Na volta, nova derrota por 2 a 0 selou a eliminação.
  • 2018 – Avaí (3ª fase) – Nova derrota de virada jogando no Rio: o Flu abriu o placar com Ibañez, mas acabou perdendo por 2 a 1. Na Ressacada, o Avaí definiu a classificação com vitória por 1 a 0.

A boa notícia para os tricolores é que vencer o Atlético-MG no Mineirão não seria nada inédito. O Fluminense já fez isso cinco vezes ao longo da história: 1 a 0 num amistoso em 1968; 2 a 1 no Brasileiro de 1993; 2 a 0 na Sul-Americana de 2003; 2 a 1 no Brasileirão 2005 e 3 a 1 no Brasileirão 2010.

Para o jogo desta quarta, além de não poder mais contar com Nenê, que assinou a rescisão para acertar com o Vasco, o Fluminense tem uma série de desfalques. Manoel, com problema muscular, é ausência de última hora. Cazares não pode jogar pelo Tricolor na Copa do Brasil por já ter defendido o Corinthians. Machucados ou com dores musculares, Gabriel Teixeira, Lucca, Martinelli e Egídio não estão à disposição.

Por Tébaro Schmidt — Belo Horizonte

Ge.globo.com

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade