Esporte
Mayra Aguiar disputa final do Mundial de judô de 2022
Mundial de Judô 2022: Mayra Aguiar é tricampeã
Garantindo sua sétima medalha em Mundiais, Mayra Aguiar se torna tricampeã inédita entre homens e mulheres no judô brasileiro
2014, 2017 e 2022! Mayra Aguiar é tricampeã campeã mundial! O título conquistado pela brasileira hoje é inédito entre homens e mulheres no judô do Brasil. Nesta terça, na competição realizada em Taskhent, no Uzbequistão, a brasileira de 31 anos venceu a chinesa Zhenzao Ma na decisão por wazari na categoria 78kg e garantiu sua medalha de número sete em Mundiais.
+ Acompanhe o Mundial de Judô
+ Informações sobre a modalidade
Mayra Aguiar disputa final do Mundial de judô de 2022 — Foto: Emanuele Di Feliciantonio/IFJ
Essa é a terceira medalha do Brasil no mundial de judô deste ano. Rafaela Silva foi bicampeã da categoria até 57kg, enquanto Daniel Cargnin foi bronze no peso até 73kg. A competição, que acontece no Uzbequistão, segue até quinta. O Brasil entra em ação nesta quarta com Rafael Silva e Beatriz Souza no peso pesado e, no dia seguinte, compete por equipes.
Mayra Aguiar conquistou nesta terça sua sétima medalha individual em Campeonatos Mundiais. Ela foi campeã em 2014 e 2017, prata em 2010 e bronze em 2011, 2013 e 2019. Por equipes, a brasileira foi vice-campeã em 2013.
Para chegar até a final, Mayra Aguiar começou sua trajetória no Mundial de judô de 2022 vencendo nas punições a croata Petrunjela Pavic. Na segunda rodada, ela passou pela cazaque Arena Jangeldina por ippon. Depois, teve uma luta incrível e venceu a atual campeã olímpica, a japonesa Hamada Shori, nas quartas. Já na semifinal, a judoca superou a alemã Alina Boehm, que é a atual campeã europeia.
Vale ressaltar, que além das sete medalhas conquistadas por Mayra Aguiar em mundiais, a brasileira também é dona de três medalhas em Jogos Olímpicos seguidas. Ela garantiu a medalha de bronze em Londres 2012, Rio de Janeiro 2016 e Tóquio 2020.
Já no masculino, na categoria 100kg, o brasileiro Rafael Buzacarini bateu o cazaque Islam Bozbayev, nas punições, nesta terça, mas sofreu um waza-ari nas oitavas diante de Michael Korrel, da Holanda, e se despediu da competição.
Por Da Redação do GE