Politica
Fabio Wajngarten, está com coronavírus
Exame de Fabio Wajngarten para coronavírus dá positivo
Secretário de Comunicação da Presidência da República viajou para os Estados Unidos com o presidente Jair Bolsonaro
BRASÍLIA — O secretário de Comunicação da Presidência da República, Fabio Wajngarten, está com coronavírus. O resultado do primeiro teste que ele fez na quarta-feira no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, confirmou que ele contraiu a doença. A contraprova também foi confirmada. No momento, ele está em quarentena domiciliar e só retornará ao seu trabalho quando não houver risco de transmissão da doença. Wajngarten já avisou que foi infectado com o novo vírus ao presidente Jair Bolsonaro, que está sendo monitorado pela equipe médica do Palácio do Planalto.
Analítico: Respostas diferentes de governadores e de Bolsonaro ao coronavírus confundem cidadão
O presidente fez exames para identificar se também foi infectado. O resultado sai na sexta-feira. Enquanto isso, Bolsonaro foi orientado a permanecer no Palácio do Alvorada, residência oficial em Brasília.
Guia: Tire suas dúvidas sobre o coronavírus
O governo brasileiro já comunicou o caso às autoridades dos Estados Unidos. Wajngarten esteve na viagem oficial à Flórida junto com Bolsonaro, quando se encontrou com o presidente Donald Trump.
Especial visual: Entenda tudo sobre o novo coronavírus
“O Serviço Médico da Presidência da República adotou e está adotando todas as medidas preventivas necessárias para preservar a saúde do Presidente da República e de toda comitiva presidencial que o acompanhou em recente viagem oficial aos Estados Unidos, bem como dos servidores do Palácio do Planalto. Isso porque um dos integrantes do grupo, o Secretário de Comunicação da Presidência da República, Fábio Wajngarten, é portador do novo coronavírus Covid-19, confirmado em contraprova já realizada”, diz a nota.
Na coletiva, o secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Wanderson de Oliveira, destacou que qualquer um pode pegar o vírus.
— Pode ser que todos aqui tenhamos corona. É verdade, é como influenza, é como a gripe — disse Wanderson.
Leia mais: Governo altera portaria que regulamenta isolamento para tornar quarentena obrigatória
Há quatro dias, Wajngarten publicou no seu Instagram uma foto em que aparece ao lado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e do vice, Mike Pence. Trump disse em entrevista nesta quinta-feira que não está preocupado com o fato de o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, estar sendo monitorado para a doença.
Pouco após a divulgação das notícias sobre sua condição de saúde, na tarde de quarta, Wajngarten foi ao Twitter para reclamar da imprensa e dizer que está bem, mas não negou diretamente que foi ao hospital e fez teste para coronavírus.
Especial visual: Entenda tudo sobre o novo coronavírus
“Em que pese a banda podre da imprensa já ter falado absurdos sobre a minha religião, minha família e minha empresa, agora falam da minha saúde. Mas estou bem, não precisarei de abraços do Drauzio Varella”, escreveu o secretário de Comunicação, em referência indireta ao episódio em que o médico abraçou uma transexual presa, em reportagem do Fantástico, da TV Globo.
Bolsonaro cancela viagem
Nesta quinta, Bolsonaro iria para Mossoró (RN), mas cancelou a viagem. Segundo o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o adiamento ocorreu “em função de razões de segurança sanitária”, por causa da decretação de pandemia mundial do coronavírus pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Segundo Marinho, a situação obriga a ter “uma maior segurança com a figura do presidente da República e com as pessoas que estão no seu entorno”.
Ele também afirmou que Bolsonaro precisará cuidar do que chamou de “problemas” na votação do Orçamento e de vetos analisados pelo Congresso, sem mencionar que um deles foi derrubado pelos parlamentares e provocou um impacto de R$ 20 bilhões.
Nos últimos dias, o presidente minimizou os efeitos do coronavírus e chamou de “pequena crise”. Há quatro dias, Wajngarten publicou no seu Instagram uma foto em que aparece ao lado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e do vice, Mike Pence.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que também fez parte da comitiva que foi aos EUA, afirmou que irá passar por um exame médico, mas disse que por enquanto não apresenta sintomas da doença.
Veja quem viajou com Jair Bolsonaro para os Estados Unidos:
Presidente da República
Sra.Michelle Bolsonaro
Ministro de Estado das Relações Exteriores* – Ernesto Araujo
Ministro de Estado da Defesa – Fernando Azevedo e Silva
Ministro de Estado de Minas e Energia – Bento Albuquerque
Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional/PR – Augusto Heleno
Governador do Paraná – Carlos Massa Ratinho Júnior
Chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas – Raul Botelho
Sen. Jorginho Mello (PL/SC)
Sen. Nelsinho Trad (PSD/MS)
Dep. Eduardo Bolsonaro (PSL/SP)
Deputado Daniel Freitas (PSL/SC)*
Embaixador Nestor Forster*
Embaixador João Mendes*
Assessor internacional, Filipe Martins
Secretário Especial de Comunicação Social, Fábio Wajngarten*
Presidente da EMBRATUR* – Gilson Machado Neto
Presidente da APEX* – Sergio Ricardo Segovia Barbosa
Chefe de Operações da Apex Brasil para a América do Norte*
Secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais/MECON* – Marcos Prado Troyjo
Secretária Especial do PPI* – Martha Seillier
Secretário de Aquicultura e Pesca do MAPA* – Jorge Seif Junior
Demais integrantes técnicos
*Não embarca no voo PR
Naira Trindade, Gustavo Maia e André de Souza / O Globo