SIGA O 24H

Esporte

“Liberação”, atividades esportivas em academias, clubes e escolas esportivas estão autorizadas no Piauí

Publicado

em

Compartilhar isso...

Pelo decreto do Governo do Estado, fase permite retorno das atividades em academias, clubes, eventos e escolas esportivas. Quase seis meses após suspensão total, confira o que está programado de competição

Nova flexibilização autoriza eventos esportivos no Piauí; veja calendário da retomada das modalidades

Nova flexibilização autoriza eventos esportivos no Piauí; veja calendário da retomada das modalidades
Foto: Náyra Macêdo

A partir desta terça-feira, 8 de setembro, as atividades esportivas em academias, clubes e escolas esportivas estão autorizadas no Piauí. É mais uma etapa de flexibilização do programa de retomada do Governo do Estado devido à pandemia do novo coronavírus. Com a nova liberação, campeonatos e competições de todas as modalidades podem ser realizados seguindo protocolos da Vigilância Sanitária, evitando aglomerações.

Clubes, agremiações e atletas das modalidades olímpicas ganham uma maior abertura para disputa de competições dentro do estado, além da permissão para reocupar os espaços de treinamentos dedicados para cada modalidade.

Desde o mês de março, eventos esportivos e treinos foram suspensos devido à Covid-19. Quase seis meses depois, o esporte pode voltar ao novo normal.

Um levantamento do ge Piauí mostra como o atletismo, judô, vôlei e futsal se preparam para retomar as competições. Pensando nos protocolos e na liberação dos espaços, muitos clubes e federações ainda vivem cautela no processo de retomada. No futebol, a Série B do Campeonato Piauiense começa no dia 3 de outubro. A elite retorna em novembro. Outra competição liberada é a Série D do Brasileiro, com River-PI e Altos, a partir de 20 de setembro.

Atletismo 🏃

Entre os dias 29 de fevereiro e 1º de março, foi realizado, em Teresina, o Campeonato Piauiense adulto, última competição antes da paralisação por causa da pandemia. Desde então, atletas improvisaram os treinos em quintais de casa e ruas.

O cenário pode começar a mudar, mas ainda passa por alguns obstáculos. A Federação de Atletismo do Piauí ainda não tem previsão de quando poderá realizar as competições estaduais porque espera a liberação da pista da Universidade Federal do Piauí.

Pista Olímpica de Atletismo da Ufpi — Foto: Joana D'arc

Pista Olímpica de Atletismo da Ufpi — Foto: Joana D’arc

Enquanto isso, três equipes do estado, Atlética, Amormed e Stiavi foram ao Recife para disputar, como convidados, o Campeonato Pernambucano. Além de subir ao pódio, foi possível observar os protocolos pensando na aplicação dentro do Piauí.

– Foi uma experiência e vim, como presidente, para ver os protocolos. Ver o que está funcionando, o que poderíamos proibir, o que podemos avaliar de positivo e negativo nessa reabertura – contou Jozimar Venção, presidente da Fapi.

Atletismo PI — Foto: arquivo pessoal

Atletismo PI — Foto: arquivo pessoal

A Federação ainda planeja incluir no calendário de 2021 outras provas do atletismo, como a corrida de rua.

Futsal

A federação da modalidade definiu o calendário de volta com a confirmação do Campeonato Piauiense. A partir desta terça até o dia 12 de setemebro haverá a abertura das inscrições aos clubes interessados. Um congresso técnico em novebro vai definir a competição, que contará com restrições de público.

Futsal  — Foto: Stephanie Pacheco/Globoesporte.com

Futsal — Foto: Stephanie Pacheco/Globoesporte.com

Judô

No esporte de contato como o judô, a cautela vem sendo adotada pela federação. Segundo o presidente Reginaldo Azevedo, a ideia é realizar seletivas para o Nacional. A previsão é que elas ocorram no final de setembro ou início do mês de outubro nas categorias sub-13, sub-15, sub-18, sub-21, sênior e veteranos.

– Vai depender da liberação para realização do evento presencial. Estamos aguardando a confirmação da CBJ se teremos os eventos nacionais. Competição de esporte de contato é necessário mais cautela. Iniciamos agora o retorno em algumas academias. Estamos seguindo as orientações da Federação Internacional de judô e dos protocolos do Governo do Estado e Prefeitura – pontuou Reginaldo Azevedo.

Copa Piauiense de Judô — Foto: Jarede Sousa

Copa Piauiense de Judô — Foto: Jarede Sousa

Natação

A Federação de Natação do Piauí informou que ainda haverá uma reunião com o conselho técnico para definir datas. A ideia é realizar uma maratona aquática indoor, no dia 26 de setembro, e o Campeonato Piauiense em novembro.

Natação  — Foto: Ramiro Pena

Natação — Foto: Ramiro Pena

Vôlei

Por causa dos custos para bancar protocolos e testagem para atletas e comissões, a Federação de Vôlei do Piauí estuda o cancelamento do calendário de 2020. A decisão final será tomada nesta semana pela entidade.

Em 2020, não houve competições locais. O calendário planejava a primeira delas para março, com a disputa na categoria master, época em que a pandemia do coronavírus paralisou as atividades no Piauí.

Vôlei  — Foto: Josiel Martins/GloboEsporte.com

Vôlei — Foto: Josiel Martins/GloboEsporte.com

Por Jade Araújo — Teresina / Globoesporte.globo.com/pi

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade