Natureza
A (Chesf) realiza, uma simulação de evacuação de áreas próximas à usina hidrelétrica de Boa Esperança
Exercício é previsto na lei federal que estabeleceu a política nacional de segurança de barragens e envolve cerca de 300 moradores das cidades de Guadalupe, no sudoeste piauiense, e de São João dos Patos (MA).
Chesf faz simulação de evacuação de áreas próximas à usina hidrelétrica de Boa Esperança no Piauí e Maranhão
A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) realiza, entre domingo (26) e esta quarta-feira (29), uma simulação de evacuação de áreas próximas à usina hidrelétrica de Boa Esperança, localizada entre os municípios de Guadalupe, 351 km ao Sul de Teresina, e em São João dos Patos, no Maranhão.
O exercício é previsto na lei federal que estabeleceu a política nacional de segurança de barragens (Lei Nº 12.334). Mais de 300 pessoas participam da ação, que começou no último domingo (26), em Guadalupe.
“Está sendo executada a simulação de uma situação de crise na barragem. Isso já acontece no Japão, nos Estados Unidos e na Europa. É uma experiência única que treina e capacita a população, fortalecendo a cultura de prevenção e gestão de riscos e desastres”, afirmou Werton Costa, diretor de Prevenção da Defesa Civil do Piauí.
Em Guadalupe, foram implantadas seis sirenes fixas, além de três móveis, 10 rotas de fuga e nove pontos de encontro. Tudo com base em um estudo da Chesf que projetou a mancha de inundação na cidade, estabelecendo um caminho seguro para a população durante uma crise.
“Imagine, você tem um alerta, toca a sirene. As pessoas numa situação sem orientação não sabem para onde ir, mas toda a cidade está sinalizada. Elas têm placas da rota de fuga, elas acompanham e vão para um ponto de segurança. Essa sinalização é fundamental”, explicou Werton Costa.
Além da Defesa Civil, participam da simulação a forças de segurança, como a Polícia Militar (PM), o Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Simulação de evacuação da área da barragem de Boa Esperança envolve mais de 300 famílias
Por Lucas Marreiros, g1 PI
Joie-D
13 de julho de 2024 no 01:10
I was reading through some of your blog posts on this internet site and I believe this web site is very instructive!
Retain posting.Expand blog