(PSN) ELEIÇÕES MUNICIPAIS / 2020
Candidatos à prefeitura de Teresina, e seus planos de governo!
Eleições 2020: conheça os planos de governo dos candidatos à prefeitura de Teresina
Entre as ideias apresentadas estão a construção de novos hospitais, criação de uma Secretaria Municipal de Segurança, e ações visando o bem-estar dos animais em situação de abandono.
O G1 resume os principais pontos dos planos de governo dos candidatos à prefeitura de Teresina nas eleições de 2020. O levantamento foi feito com base em consulta das propostas no site do Tribunal Superior Eleitoral, na tarde desta quarta-feira (30).
Veja abaixo (os nomes estão em ordem alfabética):
Dr. Pessoa (MDB)
Dr. Pessoa (MDB) — Foto: Assessoria
Resumo: Dr. Pessoa se organiza em cinco eixos de trabalho: Eixo Mobilidade, Eixo Segurança e Saúde, Eixo Educação, Eixo Economia e Eixo Meio Ambiente e Governo. Dr. Pessoa apresenta em seu plano propostas de obras de mobilidade urbana, como novos viadutos e terminais de ônibus. Na área da saúde, o candidato promete fortalecer mecanismos de assistência social e prevenção, e proteção a população mais vulnerável. Na segurança, promete criar a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, integrando Guarda Municipal, Strans e Defesa Civil.
Para a educação, promete ampliar escolas de tempo integral. Na economia, o candidato foca em avançar em projetos de parcerias público-privadas e em ampliar a atuação do Banco Popular, para investir em pequenos produtores e empreendedores.
(Veja o plano completo de Dr. Pessoa aqui)
Fábio Abreu (PL)
Fábio Abreu (PL) — Foto: Assessoria
Resumo: Em seu plano de governo, o candidato Fábio Abreu promete a criação do Hospital da Criança e de um cartão de acesso para uma rede de saúde municipal credenciada. Para a segurança, Fabio Abreu pretende criar a Secretaria de Segurança Pública, integrando a Guarda Municipal e a Strans, e criar projetos de patrulhamento policial escolar, rural, para serviços de saúde e contra a violência doméstica.
O candidato promete criar um grupo de trabalho para ação emergencial para enfrentar a situação econômica pós pandemia, e de um sistema de apoio a micros e pequenos negócios, formais e informais, urbanos e rurais. Propõe ainda criar um sistema municipal de emprego. Para a área de infraestrutura, o candidato pretende criar uma programa de regularização fundiária e assistência à famílias em situação precária de moradia.
(Veja o plano completo de Fábio Abreu aqui)
Fábio Novo (PT)
Fábio Novo (PT) — Foto: Assessoria
Resumo: Fabio Novo propõe o desenvolvimento da zona rural da cidade e a descentralização de serviços, como a incorporação dos atendimento ambulatorial de média complexidade nas UBSs, e a promoção de serviços à distância (telessaúde). Na área econômica, o candidato propõe ações de incentivo a produtores da agricultura familiar da zona rural da capital e à cadeia produtiva urbana ligada a esses produtores.
Para a segurança, o programa de governo foca no combate ao uso de drogas: prevenção, tratamento e reinserção social de dependentes. O candidato promete também a criação de projeto para construção de novas unidades de moradia popular na capital. Sobre a educação, o candidato pretende garantir a universalização da educação infantil para crianças de 4 a 5 anos até 2024, e estruturar a rede de creches para atender pelo menos 50% das crianças de 0 a 3 anos até 2025. O plano traz ainda um foco em proteção animal, e promete a construção de um abrigo municipal para cães e gatos e um centro móvel municipal de castração.
(Veja o plano completo de Fábio Novo aqui)
Fábio Sérvio (PROS)
Fábio Sérvio (PROS) — Foto: Assessoria
Resumo: Em seu programa de governo, Fábio Sérvio propõe criar o Hospital Municipal do Coração e Hospital de Geriatria e Gerontologia, e investir em medicina preventiva e diagnóstico. O candidato pretende investir em tecnologia da informação, para que a prefeitura possa oferecer serviços públicos digitais e reduzir os custos da administraçã. O candidato propõe ainda fortalecer associações de bairros e moradores, com estrutura a ser garantida pela Prefeitura.
Para a economia da capital, o candidato promete o fortalecimento do agronegócio e da agricultura familiar, e fazer com que a agricultura represente 5% do PIB de Teresina. Ele pretende ainda reduzir os custos de implantação de empresas e se compromete a atuar para a criação de um Porto Seco na região da Grande Teresina, priorizando o transporte ferroviário. Sobre a área da segurança, o candidato propõe reorganizar a Guarda Municipal Civil, para atuar em distritos
(Veja o plano completo de Fábio Sérvio aqui)
Gervásio Santos (PSTU)
Gervásio Santos (PSTU) — Foto: Assessoria
Resumo: Gervasio Santos propõe seguir com o combate à pandemia, defendendo a quarentena geral com garantia e emprego e renda, até que haja uma vacina contra o coronavírus. O candidato propõe ainda lançar campanha para defender a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, e a criação de um IPTU progressivo sobre grandes fortunas, patrimônios e dividendos.
O candidato promete um plano de obras de infraestrutura, saúde, educação e transporte nos bairros periféricos. 70% das vagas de trabalho geradas por essas obras devem ser destinadas a mulheres e negros. Promete ainda anular as privatizações nos âmbitos da rede de transporte coletivo, de coleta de lixo e saneamento básico (água e esgoto de Teresina). O candidato pretende ainda criar campanhas para combater a violência contra a população LGBTQI+, garantir o atendimento às vítimas e implementar políticas educacionais que contemplem a diversidade sexual.
(Veja o plano completo de Gervásio Santos aqui)
Gessy Fonseca (PSC)
Gessy Fonseca (PSC) — Foto: Assessoria
Número de páginas: 18
Resumo: A candidata Gessy Fonseca propõe criar o Sistema de Transporte Público Rural de Teresina, com linhas incorporadas ao sistema Inthegra. Ela pretende regularizar o transporte por aplicativo, o inserindo no sistema de transporte público. Para a segurança, a candidata pretende fortalecer a Guarda Municipal e descentralizar sua atuação, criando Unidades de Comando de Observação Descentralizado (COD), distribuídas capital aparelhadas com drones e sistema de vigilância eletrônico.
A candidata promete ainda atuar na proteção aos animais, com a criação de um hospital veterinário municipal, abertura de abrigos públicos e programas de vacinação e castração em massa dos animais em situação de abandono. Para o turismo, Gessy pretende criar uma marina para embarcações de pequeno e médio porte nos rios a capital como incentivo ao transporte aquático e recreativo.
(Veja o plano completo de Gessy Fonseca aqui)
Kleber Montezuma (PSDB)
Kleber Montezuma (PSDB) — Foto: Assessoria
Número de páginas: 56
Resumo: O plano de governo de Kleber Montezuma se divide em oito estratégias, voltadas para áreas como educação, saúde, assistência social e segurança. Para a área de saúde, uma das propostas é a criação do Hospital da Mulher e a expansão de ações de prevenção em saúde reforçando a Estratégia Saúde da Família. Para a segurança, Kleber pretende criar a Secretaria Municipal de Segurança, e ampliar a Guarda Municipal.
Para a educação, o candidato promete alcançar a meta de do Plano Municipal de Educação de 50% das de 0 a 3 anos matriculadas em creches, e ampliar a oferta de vagas nas unidades da capital. Entre as propostas para a economia, estão a criação de programas específicos de crédito para incentivo de ações no turismo, artesanato e obras públicas. O candidato propõe ainda a inserção do sistema de transporte intramunicipal (rural) ao Inthegra, e a instalação de sistemas de geração de energia solar na zona rural, para abastecer a agricultura familiar.
(Veja o plano completo de Kleber Montezuma aqui)
Lourdes Melo (PCO)
Lourdes Melo (PCO) — Foto: Assessoria
A proposta de governo do candidato não está disponível na plataforma DivulgaCand, do TSE.
Lucineide Barros (PSOL)
Lucineide Barros (PSOL) — Foto: Assessoria
Número de páginas: 41
Resumo: O plano de governo de Lucineide Barros se divide em três pilares: educação, cultura e habitação. Para a educação, a candidata pretende revisar as diretrizes curriculares municipais para reorganizar a administração da educação da capital, zerar o analfabetismo e incluir nas atividades escolares a política Escola Livre de Racismo, Machismo e Homofobia.
Entre as propostas para o setor cultural, estão a criação de órgãos de cultura localizados nas zonas urbanas e rurais de Teresina, e a criação do Fundo Municipal da Arte. Para a área de habitação, a candidata promete assegurar recursos para construção de moradias para famílias em situação vulnerável e sobretaxar grandes propriedades privadas, imóveis abandonados ou especulativos. A candidata pretende ainda implantar o “IPTU Verde”, um programa de incentivo a ações de sustentabilidade em casas em troca de descontos no imposto.
(Leia o plano completo de Lucineide Barros aqui)
Major Diego Melo (PATRIOTA)
Major Diego Melo (PATRIOTA) — Foto: Assessoria
Número de páginas: 56
Resumo: Major Diego propõe reorganizar a estrutura administrativa de Teresina e reduzir para quinze o número de secretarias municipais. Para a área de segurança, o candidato pretende criar a Secretaria de Segurança Pública de Teresina, que seria responsável pela segurança e defesa civil, e reimplantar o Projeto Ronda Cidadão, de polícia comunitária.
Entre as propostas para a saúde, estão a construção do Hospital Metropolitano e de quatro centros ambulatoriais, destinados a consultas e exames especializados. O major promete ainda a criação do Hospital de Urgência Veterinária de Teresina (HUVT). Entre as ideias para a educação está o implantação de um Colégio Militar e a adesão ao Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares, do Governo Federal.
(Veja o plano completo do Major Diego Melo aqui)
Mário Rogério (CIDADANIA)
Mário Rogério (CIDADANIA) — Foto: Assessoria
Número de páginas: 17
Resumo: O candidato Mário Rogério propõe a criação de mais duas Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDU), para atender o Centro e região Nordeste de Teresina, e “rever todo o sistema de transporte coletivo da capital”. Entre as propostas para a saúde, estão ampliar o acesso da população a exames de diagnóstico por imagem e reestruturar estratégias de atenção primária à saúde.
Para a segurança, o candidato propõe, entre outras medidas dobrar o quadro pessoal da Guarda Municipal. Entre as ideias para a educação, estão a criação de uma escola de excelência para alunos com melhores notas na 5ª série e ampliação do número de escolas de tempo integral. Para a economia, o candidato pretende aumentar o capital do Banco Popular e facilitar o crédito para micro e pequenos empresários no pós-pandemia, e promete atuar para a instalação de um porto seco na capital.
(Veja o plano completo de Mario Rogério aqui)
Pedro Laurentino (UP)
Pedro Laurentino (UP) — Foto: Assessoria
Número de páginas: 17
Resumo: O plano de governo do candidato Pedro Laurentino é norteado por três princípios: defesa das liberdades democráticas, enfrentamento às forças fascistas e construção de uma sociedade socialista. Entre as ideias na área de finanças estão a taxação das grandes propriedades e grandes empresas, fazendo com que o ITBI, ISS e IPTU pese mais em quem ganha mais. Além disso, ele pretende reverter todas as privatizações, terceirizações e parcerias público-privadas dos equipamentos e empresas municipais.
Entre as suas propostas na área da educação, o candidato propõe a implementação do ensino de tempo integral em todas as unidades municipais, a criação do programa ‘Escola Aberta’ e educação sexual nas escolas. Já entre as promessas na área do transporte público estão a redução da tarifa e a garantia que o gasto com o transporte não ultrapasse 5% do salário mínimo.
(Veja o plano completo de Pedro Laurentino aqui)
Simone Pereira (PSD)
Simone Pereira (PSD) — Foto: Assessoria
Número de páginas: 40
Resumo: Entre os compromissos apresentados no plano de governo da candidata Simone Pereira está “tornar a máquina da prefeitura menor, mais leve e mais eficiente”. A candidata pretende criar um novo Centro Administrativo Municipal de Teresina (CAMT) e a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (SSUC). Ainda na área da segurança, outra proposta de Simone é a implementação do programa “Anjos da Noite”, que visa auxiliar o sistema de segurança pública nos bairros.
Na área da educação, a candidata promete oferecer educação em tempo integral na rede pública de ensino e criar o Centro Municipal de Línguas Estrangeiras. Para a geração de empregos, entre as diversas medidas da candidata está a oferta de cursos profissionalizantes para a comunidade carente de Teresina, e a criação de um escritório de projetos para estimular parcerias com a iniciativa privada.
(Veja o plano completo de Simone Pereira aqui)
Fonte: Por G1 PI