Esporte
Chegou a hora de escolher o maior jogador brasileiro de todos os tempos.
Separamos 16 craques inesquecíveis, e você decide o melhor de todos
Qual é o maior jogador brasileiro da história?
https://interativos.globoesporte.globo.com/futebol/materia/melhor-jogador-brasileiro-oitavas/
Chegou a hora de escolher o maior jogador brasileiro de todos os tempos. Pelé permanece absoluto? Alguém pode desbancar o Rei? Quem responde é você.
Para tirar as dúvidas, o GloboEsporte.com separou 16 craques marcantes do futebol brasileiro, de Zizinho a Neymar. Na primeira frase, os confrontos são dentro da mesma geração – a exceção é o duelo entre Falcão e Rivaldo.
Qual é o sistema de disputa?
O mata-mata é feita em partes. Na semana passada, Cristiano Ronaldo venceu a batalha e foi eleito o melhor estrangeiro da história. Nesta semana, é a vez do melhor brasileiro. No fim, uma decisão entre os dois vencedores define o maior de todos.
Quando sai o campeão?
Nesta segunda-feira, separamos 16 craques inesquecíveis para as oitavas de final. As enquetes ficam abertas até as 20h, e os oito vencedores avançam para as quartas de final de terça-feira. Assim segue até a final de quinta-feira que decidirá o melhor brasileiro da história. O vencedor será conhecido na sexta.
PELÉ X TOSTÃO
Companheiros de ataque na Copa de 1970, os dois protagonizaram duelos históricos entre Santos e Cruzeiro. Absoluto na década de 1960, o Peixe do Rei é provavelmente o maior time do futebol brasileiro em todos os tempos, colecionando títulos estaduais, nacionais, continentais e mundiais. Mas a equipe mineira comandada por Tostão impôs uma das maiores derrotas àquele Santos, na inesquecível goleada por 6 a 2 no primeiro jogo da final da Taça Brasil de 1966.
- Você votou emPelé0%
- Você votou emTostão0%
FALCÃO X RIVALDO
Único duelo de gerações da primeira fase do mata-mata. Destaque do Inter tricampeão brasileiro, Falcão também fez história na Roma, pela qual conquistou um título italiano, consolidando status de ídolo. Era uma das estrelas da Seleção de 1982. Do outro lado, Rivaldo também se destacou no Brasil e na Europa, acumulando taças pelo Palmeiras e pelo Barcelona. Chegou a ser eleito o melhor do mundo e teve grande atuação nas Copas de 1998 e 2002.
- Você votou emFalcão0%
- Você votou emRivaldo0%
GERSON X RIVELLINO
Confronto de artistas da bola que brilharam na Copa de 1970. Craque do meio-campo, Gerson teve destaque por onde passou. Seus lançamentos viraram marca registrada, e até hoje um passe longo perfeito ganha a alcunha “à la Gerson”. Um pouco mais à frente do campo, jogava Rivellino. Ídolo de Corinthians e Fluminense, ficou conhecido pela potência e precisão do chute, além dos dribles ousados.
- Você votou emGerson0%
- Você votou emRivellino0%
SÓCRATES X ZICO
Encontro de ídolos das duas maiores torcidas do Brasil. A elegância e a visão de jogo transformaram Sócrates em um dos grandes nomes do futebol brasileiro na década de 1980. Seus passes de calcanhar são eternos, assim como a postura fora de campo. Maior artilheiro da história do Flamengo, Zico era o protagonista do time rubro-negro que ganhou todos os títulos possíveis. Ótimo armador e exímio finalizador, o Galinho se tornou um jogador completo no setor ofensivo.
- Você votou emSócrates0%
- Você votou emZico0%
ZIZINHO X DIDI
Um dos destaques do Brasil na Copa de 1950, Zizinho ganhou reconhecimento nacional por suas grandes atuações com as camisas de Flamengo, São Paulo e Bangu. Preciso no drible, no passe e na finalização, era um tormento para qualquer marcador. Bicampeão do mundo pela Seleção em 1958 e 1962, Didi é um dos maiores meio-campistas da história. O craque ficou conhecido também por sua maestria nas cobranças de falta, imortalizando a folha seca.
- Você votou emZizinho0%
- Você votou emDidi0%
RONALDINHO X NEYMAR
Ousadia e criatividade. No confronto de jogadores mais recentes, estão dois dos poucos brasileiros que já conquistaram Libertadores e Champions League. Campeão pela Seleção em 2002, Ronaldinho viveu o auge pouco depois, quando chegou ao Barcelona. Virou ídolo e foi eleito duas vezes o melhor jogador do mundo. Tratado como craque desde a pré-adolescência, Neymar protagonizou jogos inesquecíveis com a camisa do Santos. No Barcelona, tornou-se o parceiro ideal de Messi e, no PSG, voltou ao posto de principal jogador do time.
- Você votou emRonaldinho0%
- Você votou emNeymar0%
GARRINCHA X NILTON SANTOS
Amigos e companheiros de time, Garrincha e Nilton Santos estiveram juntos em alguns dos maiores momentos do futebol brasileiro por Botafogo e Seleção, entre eles o bicampeonato mundial de 1958 e 1962. O lateral-esquerdo só vestiu as duas camisas ao longo da sua carreira e revolucionou sua posição, chegando ao ataque com frequência. Já o ponta-direita é considerado o maior driblador da história. Deixou uma coleção de marcadores perdidos ao longo da carreira e entrou no rol de craques inesquecíveis.
- Você votou emGarrincha0%
- Você votou emNilton Santos0%
ROMÁRIO X RONALDO
Que duelo! Destaque da Seleção no título da Copa de 1994, o Baixinho foi eleito o melhor do mundo no mesmo ano e decidiu voltar para o Brasil em 1995. Enfileirou títulos e recordes – fez mais de 70 gols pelo Vasco em 2000, por exemplo – e chegou a ser artilheiro do Brasileirão aos 41 anos, em 2005. Ronaldo surgiu de forma apoteótica no Cruzeiro, brilhou no PSV e se firmou como craque mundial no Barcelona. Três vezes eleito o melhor jogador do mundo, recuperou-se de lesões de forma inesquecível ao ser artilheiro do Brasil no título de 2002.
- Você votou emRomário0%
- Você votou emRonaldo0%
Por Rodolfo Mói e Tarso Moura – Rio de Janeiro
Globoesporte.globo.com