SIGA O 24H

Esporte

Thiago Silva valorizou os substitutos na convocação de Tite

Publicado

em

Compartilhar isso...

Thiago Silva lembra 0 a 0 na Copa América com a Venezuela e prevê dificuldades: “Se fecham bem”

Jogador, que está a 16 jogos de se tornar o zagueiro que mais vezes vestiu a camisa da Seleção, contou que mudou alimentação para manter alta performance: “Eu comia muita besteira”

Um dos primeiros a se apresentar na Granja Comary, o zagueiro da seleção brasileira masculina de futebol, Thiago Silva, lembrou o último confronto com a Venezuela, em Salvador, pela Copa América, para chamar a atenção para as dificuldades que o adversário pode criar na próxima sexta-feira, no Morumbi, em São Paulo.

Aos 36 anos, o jogador do Chelsea teve a 124ª convocação da carreira, trajetória que começou em 2007 – com duas Copas do Mundo (2014 e 2018) – e se aproxima de marca histórica: está a 17 jogos de se tornar o zagueiro que mais vezes vestiu a camisa da Seleção. São 91 jogos contra 107 de Lucio.

Thiago Silva, zagueiro da seleção brasileira, em entrevista coletiva no primeiro dia em Teresópolis, na data Fifa de novembro — Foto: Reprodução

Thiago Silva, zagueiro da seleção brasileira, em entrevista coletiva no primeiro dia em Teresópolis, na data Fifa de novembro — Foto: Reprodução

Com experiência para analisar o confronto, que já foi de goleadas atrás de goleadas, o zagueiro lembra que a Venezuela é capaz de criar dificuldades ao Brasil em São Paulo. Ele comentou a mudança de treinador – saiu Rafael Dudamel e entrou o português José Peseiro -, os desfalques provocados por lesões e Covid-19 e apostou num confronto equilibrado.

– São confrontos sempre muito complicados, a gente tem uma partida recente contra a Venezuela, na Copa América, na Fonte Nova, um empate em 0 a 0, jogo em que eles nos impuseram muita dificuldade. É uma equipe que se fecha bem – disse Thiago, que lembrou a mudança de treinador (era Rafael Dudamel e assumiu o português José Peseiro).

Líder das Eliminatórias, a Seleção enfrenta o Uruguai, na terça-feira, dia 17, em Montevidéu. Thiago também foi ao passado recente, mas desta vez para alertar: a goleada de 4 a 1 não é parâmetro para o confronto.

– A gente sabe que o Uruguai é muito forte no Centenário, a qualidade do nosso adversário. Não vai ser um jogo como o das Eliminatórias passadas, em que fizemos 4 a 1, mas que a gente possa manter nossa performance em campo, principalmente nesses jogos contra os maiores rivais – comentou.

Zagueiro Thiago Silva na chegada à Granja Comary — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Zagueiro Thiago Silva na chegada à Granja Comary — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Thiago Silva comemora seu primeiro gol pelo Chelsea — Foto: Mike Hewitt/Reuters

Thiago Silva comemora seu primeiro gol pelo Chelsea — Foto: Mike Hewitt/Reuters

Nova dieta aos 36 anos

O jogador falou um pouco das mudanças nas rotinas em tantos anos de carreira. Esforços e sacrifícios com o sonho de jogar mais uma Copa do Mundo – no Catar em 2022. Contou que entrou numa dieta graças a trabalho nutrição particular.

– O meu trabalho não tem mudado tanto, até porque eu sempre fui muito profissional. Quem me conhece sabe a maneira que me preparo para os jogos e desafios. Quando você tem uma idade já avançada no futebol, se cuida melhor na parte alimentar. Eu me alimentava muito mal e hoje me alimento super bem. Eu comia muita besteira (risos). Para estar em alto nível, desempenhando aquilo que o Chelsea e a Seleção querem de mim eu tenho que estar 100% para que possa fazer aquilo que me é questionado em relação a campo – comentou o jogador do Chelsea.

Thiago também contou que tem liberdade para discutir aproveitamento de jogos com Frank Lampard, que era capitão da Inglaterra em 2013, na abertura do Maracanã (com quem trocou flâmulas) e hoje é técnico do Chelsea, e com Tite, treinador da seleção brasileira. Em ano especialmente difícil no que diz respeito a descanso e recuperação entre os jogos, o zagueiro considera essa troca muito importante.

Lampard e Thiago Silva: zagueiro contou que atual técnico do Chelsea o enviou essa foto quando acertou sua contratação — Foto: Reprodução

Lampard e Thiago Silva: zagueiro contou que atual técnico do Chelsea o enviou essa foto quando acertou sua contratação — Foto: Reprodução

– É um ano diferente para todo mundo. Temos que nos reinventar a cada momento, perdas de jogadores por Covid ou lesão em função de muitos jogos. Não somos máquinas, né? Nesse momento, não só na Inglaterra, mas acredito que em todos os campeonatos, estão tendo muitos jogos a cada três dias. Por um estudo que teve recentemente, as lesões estão muito mais próximas de acontecer após o quarto ou quinto jogo seguido. Isso é preocupante para a gente – admitiu.

Desfalques na Seleção

Sem cinco convocados na lista original e com Neymar ainda fora do primeiro jogo, Thiago Silva valorizou os substitutos na convocação de Tite. Apesar de receio natural de perda de entrosamento, o defensor vê qualidade e tempo suficiente para o Brasil se recuperar antes dos confrontos.

– As lesões vão acontecer, vão ter jogadores infectados pela Covid também, e a gente precisa ter peças para suprir essas ausências. A Seleção Brasileira está muito bem servida quanto a isso. O Tite, nesse aspecto, fica muito tranquilo. Como ele fala sempre, a comissão técnica também fala, no radar deles tem, mais ou menos, 40 ou 50 jogadores que podem ser convocados sempre. Mas, infelizmente, por vezes a gente tem que convocar 23, dessa vez 24, por causa da situação do Neymar. Mas eu acredito que, a base sendo preservada, a gente consegue dar continuidade no nosso modo de jogo – disse.

Por Bruno Cassuci e Raphael Zarko — Teresópolis (RJ) e São Paulo / Globoesporte.globo.com

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade