Educação
Fazem sempre mais que ensinar e nunca menos que educar. Feliz Dia do Professor!
Saúde mental principal problema para os professores, aponta pesquisa
Distúrbios com a voz e os musculares vêm em seguida
A saúde dos professores não vai bem no Brasil. É o que aponta o livro Precarização, Adoecimento & Caminhos para a Mudança. Trabalho e saúde dos Professores, lançado nesta semana pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro).
O livro foi lançado durante o V Seminário: Trabalho e Saúde dos Professores – Precarização, Adoecimento e Caminhos para a Mudança. Durante o seminário, os pesquisadores apontaram que, seja na rede pública ou na rede privada, os professores sofrem de um mesmo conjunto de males ou doenças, em que há predomínio dos distúrbios mentais tais como síndrome de burnout, estresse e depressão. Depois deles aparecem os distúrbios de voz e os distúrbios osteomusculares (lesões nos músculos, tendões ou articulações).
“Os estudos têm mostrado que as principais necessidades de afastamento para tratamento de saúde dos professores são os transtornos mentais. Quando olhávamos esses estudos há cinco anos, eles apontavam prevalência maior de adoecimento vocal. Mas isso está mudando. Hoje os transtornos mentais já têm assumido a primeira posição em causa de afastamento de professores das salas de aula”, disse Jefferson Peixoto da Silva, tecnologista da Fundacentro.
Segundo Frida Fischer, professora do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), entre os principais problemas enfrentados por docentes no trabalho está a perda de voz, a perda auditiva, os distúrbios osteomusculares e, mais recentemente, as doenças mentais. “Essas são as principais causas de afastamento dos professores”, disse, em entrevista coletiva.
Uma pesquisa realizada e divulgada recentemente pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) já havia apontado que muitos professores estão enfrentando problemas relacionados à saúde mental e que isso pode ter se agravado com a pandemia do novo coronavírus.
Violência
Outro problema que agravou a saúde dos professores é a violência, aponta Renata Paparelli, psicóloga e professora da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Segundo ela, o adoecimento dos professores pode ser resultado de três tipos de violência: a física, como as agressões e tapas; as ameaças; e também as resultantes de uma atividade psicossocial cotidiana, como os assédios, por exemplo, relacionados à gestão escolar. Além disso, destaca, há também os episódios de ataques contra as escolas.
As consequências dessas violências, diz Renata, podem resultar tanto em um problema físico, tais como uma lombalgia ou lesão, quanto em uma doença relacionada a um transtorno de estresse pós-traumático.
“A escola não é uma ilha separada de gente. A escola está dentro de uma comunidade, está na sociedade e todos os problemas da sociedade vão bater lá na porta da escola. O tempo todo a escola reflete os problemas que existem na sociedade”, ressaltou Wilson Teixeira, supervisor escolar da Secretaria Municipal de Educação da prefeitura de São Paulo. “Então, a escola também pode ser promotora de violência. Uma gestão autoritária, por exemplo, pode causar sim adoecimento dos professores”, destacou.
Além da violência, a falta de recursos ou de condições apropriadas também contribui para que o professor adoeça. Isso, por exemplo, está relacionado não só à infraestrutura da escola como também aos baixos salários, jornadas excessivas e até a quantidade de alunos por salas de aula. “As doenças relacionadas ao trabalho estão diretamente relacionadas às condições de trabalho, aos recursos que os professores têm para a administração de seu cotidiano. Quando as condições de trabalho são precárias, tanto em infraestrutura quanto em recursos ou exigências, e quando existe um desequilíbrio entre o que o professor tem de fazer e aquilo que é possível ser feito dentro daquelas condições, as pessoas vão adoecer”, disse Frida Fischer.
Para Solange Aparecida Benedeti Penha, secretária de assuntos relativos à saúde do trabalhador da Apeoesp, parte desses problemas podem ser resolvidos com o fortalecimento das denúncias e também por meio de negociações entre os sindicatos e os governos. “Defendemos menos alunos nas salas de aula, professores valorizados e, consequentemente, isso vai trazer uma melhoria para a educação”, disse.
Para Jeffeson Peixoto da Silva, todas essas questões demonstram que é necessário que sejam pensadas políticas públicas voltadas também para o bem-estar dos professores. “A principal conclusão do livro é a questão das políticas públicas, a importância de termos políticas públicas e que sejam favoráveis às melhorias das condições de saúde e de trabalho dos professores. Medidas pontuais podem beneficiar alguns, mas temos no Brasil um número muito grande de professores, mais de 2 milhões, que vivem em regiões e situações diferentes, então as políticas públicas são aquelas capazes de abranger toda essa necessidade”, disse Silva.
Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil – São Paulo
Edição: Aline Leal
Dia do Professor (15 de outubro): origem da data e mensagens
O Dia do Professor é comemorado no Brasil em 15 de outubro. A data celebra a importância dos profissionais da educação que auxiliam na formação de diversas pessoas.
A data comemorativa não é feriado nacional nem ponto facultativo, mas sim um feriado escolar conforme o Decreto Federal nº 52.682 de 14 de outubro de 1963.
Origem do dia do professor
No Brasil, a criação do Dia do Professor está associada com a Lei de 15 de outubro de 1827, assinado por D. Pedro I.
Nesse documento, ficou estabelecido que em todas as cidades do país seriam construídas escolas primárias de ensino elementar. Na época, elas eram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”.
Contudo, a comemoração começou somente 120 anos depois. Foi, portanto, em 1947 que se formou a “Comissão Pró-oficialização do Dia do Professor” transformando o projeto na Lei Estadual nº 174.
A primeira comemoração ocorreu na cidade de São Paulo. Ela foi encabeçada pelo educador Salomão Becker, que ficou conhecido por suas célebres frases: “Professor é profissão, educador é vocação” ; “Em Educação, não avançar já é retroceder.”
Assim, nos anos seguintes, as escolas da capital paulista adotaram a ideia de que esse dia fosse dedicado aos profissionais da educação.
Apesar disso, o Dia do Professor no Brasil somente foi oficializado e declarado feriado escolar pelo Decreto Federal nº 52.682 de 14 de outubro de 1963, firmado pelo Presidente da República João Goulart.
Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias.”
Ainda no dia 15 de outubro comemora-se o Dia da Santa Tereza D’Ávila, também conhecida como Santa Teresa de Jesus, a padroeira dos professores.
Dia Mundial do Professor
No dia 05 de outubro é realizada a comemoração internacional do Dia Mundial do Professor. Essa data foi instituída em 1994 pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
O intuito era destacar a importância do professor, baseado nas prioridades estratégicas de elevar a qualidade docente e preencher a falta de professores no mundo.
Mensagens e frases para o dia do professor
Para se juntar a esta onda de agradecimento aos professores, escolha a imagem perfeita e compartilhe com o seu professor ou professora, fazendo uma linda homenagem!
A equipe do Toda Matéria deseja um Feliz Dia do Professor a todos os professores do Brasil!
O gosto pela aprendizagem é a inspiração que o mundo precisa para evoluir. Feliz Dia do Professor!
Além de respeito eu tenho muita admiração pelos meus professores, por isso lhes desejo um dia muito feliz!
Neste dia do professor, o meu agradecimento para aqueles que tornaram possível todas as minhas impossibilidades.
Fazem sempre mais que ensinar e nunca menos que educar. Feliz Dia do Professor!
Aos mestres especiais que com carinho guardamos no coração, um feliz Dia do Professor!
Hoje homenageamos aqueles que dedicam sua vida a construir um futuro melhor. Feliz Dia do Professor!
Um feliz dia a todos os professores que na sala de aula tentam construir um futuro melhor!
Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.
Um feliz dia para uma querida professora que, além de ensinar, nos inspira a aprender.
Sábio é aquele que se torna amigo do seu mestre. Agradeço por tudo, professor!
O verdadeiro professor inspira os alunos a aprender através do seu jeito de ensinar.
Professora que inspira e orienta como você, merece toda minha gratidão!
Um Feliz Dia aos Professores que conseguem inspirar seus alunos para que se tornem melhores pessoas!
Aprendi a História do mundo em suas aulas e descobri que você fará sempre parte da minha. Feliz Dia!
É na sua aula que nosso corpo agradece o ensino da educação física!
Dava a volta ao mundo se necessário para lhe desejar um feliz dia, professor de geografia.
Feliz dia do professor para você que me ensinou uma outra língua. Thank you, teacher!
Mensagens para o dia do professor
Nem sempre são reconhecidos e homenageados como merecem. Muitas vezes o seu trabalho é quase invisível e outras tantas encontram resistência do lado de lá. Mas todos concordamos que poucas coisas são tão nobres e importantes quanto o trabalho de um professor.
A base de toda conquista é o professor
A fonte de sabedoria, um bom professor
Em cada descoberta, cada invenção,
Todo bom começo, tem um bom professor.
Porque ser professor
é aprender para ensinar;
porque ser professor é ser dedicação,
paciência e persistência;
porque ser professor é ser mestre,
é saber cativar e inspirar;
porque ser professor é educar.
Frases para o dia do professor
Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro. (Pedro II do Brasil)
O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas. (Jean Piaget)
A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer. (Albert Einstein)
Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo. A educação é a única solução. (Malala Yousafzai)
Filmes sobre professores
Há vários filmes que enaltecem a profissão de professor. Dentre eles, destacamos Sociedade dos Poetas Mortos, de 1989, e o mais recente O Substituto, de 2011.
Ao Meste com Carinho, de 1967, originalmente To Sir, with Love, é mais um clássico. A canção do filme tornou-se um sucesso. Confira a sua versão em português:
Curiosidades sobre o dia do professor no mundo
O Dia do Professor é comemorado em datas diferentes em diversos países do mundo. Confira abaixo algumas delas:
País | Data |
---|---|
Tailândia | 16 de janeiro |
México | 15 de maio |
Paraguai | 30 de abril |
Índia | 5 de setembro |
China | 10 de setembro |
Argentina | 11 de setembro |
Uruguai | 22 de setembro |
Chile | 16 de outubro |