Esporte
Kawhi Leonard – Los Angeles Clippers x Denver Nuggets
Kawhi comanda noite impecável dos Clippers, que atropelam e fazem 1 a 0 nos Nuggets
Avassalador no ataque e na defesa, time da Califórnia acerta 56.6% de seus arremessos, conta com 29 pontos de seu maior astro e vence o jogo 1 da semifinal do oeste por 120 a 97
Muito bem, obrigado. Assim começou a caminhada do Los Angeles Clippers rumo à primeira final de conferência de sua história. Com Kawhi Leonard no comando de um time altamente agressivo no ataque e na defesa, os Clippers atropelaram o Denver Nuggets por 120 a 97, e abriram 1 a 0 na semifinal do oeste.
Kawhi foi o grande protagonista porque chamou a responsabilidade, liderando um ataque incansável ao anotar 29 pontos, 2 rebotes e 3 assistências, com 2 roubadas e 1 toco. O time comandado por Doc Rivers joga o basquete mais vistoso e eficiente dos playoffs, e o Denver tem um grande desafio para o jogo 2, no próximo sábado.
Kawhi à parte, os Clippers tiveram o mérito de limitarem a dupla Jamal Murray e Nikola Jokic a uma combinação de 27 pontos, em que Murray teve apenas 33% de aproveitamento dos arremessos. Depois de levar 31 pontos no primeiro quarto, o time só permitiu ao Denver marcar 20 e 16 pontos nos dois quartos seguintes. Paul George (19 pontos, 7 rebotes e 4 assistências) e Marcus Morris (18 pontos, 5 rebotes e 2 roubadas) também fizeram grande partida.
No Denver, Nikola Jokic teve 15 pontos, 3 rebotes e 3 assistências, sendo o destaque do time. O sérvio não foi solução, numa noite em que o rival dominou os Nuggets em vários aspectos do jogo como: aproveitamento dos arremessos de quadra (57% a 42%), aproveitamento das bolas de três (41% a 25%), rebotes (45 a 40) e pontos no garrafão (66 a 40). Muito bem marcado, Murray teve só 12 pontos e 6 assistências, Millsap 13 pontos, e Jerami Grant 12 pontos.
O retorno de Patrick Beverley
Foi o primeiro jogo de Patrick Beverley depois de perder 6 partidas pelos Clippers, por causa de uma lesão na panturrilha. O armador, um dos maiores marcadores da NBA, conseguiu contribuir com 8 pontos, 6 rebotes e 2 assistências, além de incomodar bastante Jamal Murray.
Clippers x Nuggets se encaram pela 2ª vez na história dos playoffs
Clippers e Nuggets se enfrentam nos playoffs pela segunda vez. Os Clippers derrotaram os Nuggets na primeira rodada de 2006. Na ocasião, o Los Angeles vencia uma série de playoffs pela primeira vez em 30 anos.
Kawhi gosta mesmo é dos playoffs
No ano passado, Leonard marcou o terceiro maior número de pontos em uma única pós-temporada na história da NBA. Ele está a caminho de mais um desempenho histórico, tendo marcado pelo menos 30 pontos em cada um dos últimos cinco jogos. Nessa quinta, contra os Nuggets, ele saiu de quadra com 29 pontos mas sequer jogou o último quarto.
+ Veja a agenda completa dos playoffs
+ Palpitão ge: veja as apostas para o mata-mata da NBA
+ Confira a classificação das equipes na temporada regular
AGENDA DA SÉRIE
(2º) LA Clippers 1 x 0 Denver Nuggets (3º)
Jogo 1: Nuggets 120 x 97 Clippers
Jogo 2: Sábado (5/09) Nuggets x Clippers, 22h
Jogo 3: Segunda (7/09) Clippers x Nuggets, 22h
Jogo 4: Quarta (9/09) Clippers x Nuggets, 22h
Jogo 5*: Sexta (11/09) Nuggets x Clippers, a definir
Jogo 6*: Domingo (13/09) Clippers x Nuggets, a definir
Jogo 7*: Terça (15/09) Nuggets x Clippers, a definir
O JOGO
1º Quarto – Equilíbrio e alto aproveitamento dos times nos arremessos
Primeiro quarto equilibradíssimo entre Clippers e Nuggets. O time de Los Angeles foi puxado por Kawhi Leonard e Marcus Morris, enquanto Jerami Grant aparecia nos Nuggets como destaque surpresa.
O ala-pivô contava com boa atuação de Nikola Jokic para manter o Denver na liderança por boa parte do período, mas ao fim da parcial os times empatavam em 31 a 31. Ambos os times tiveram um aproveitamento dos arremessos acima dos 59%.
2º Quarto – Kawhi segue protagonista e Clippers abrem vantagem
O equilíbrio se manteve no segundo período, e quem crescia nos Clippers era Paul George. Patrick Beverley mostrava sua importância para o time tanto no ataque quanto na defesa, e os Clippers abriam sua primeira vantagem significativa no jogo, 7 pontos. Jamal Murray respondia pelos Nuggets, mas sozinho não era suficiente.
Uma cravada de Leonard marcava uma sequência de 15 a 4 para os Clippers, e o time da Califórnia aumentava sua vantagem, 10 pontos. O time não tirava o pé do acelerador, Kawhi se mostrava cada vez mais confortável frente a defesa do Denver, e ao fim do primeiro tempo, os Clippers venciam por 71 a 51.
3º Quarto – Clippers mantêm domínio com Kawhi, George e Morris, e encaminham vitória
Os Clippers eram superiores aos Nuggets em todos os aspectos possíveis dentro de quadra. Os astros Nikola Jokic e Jamal Murray eram limitados pela defesa agressiva dos Clippers, e do outro lado, Paul George se juntava a Kawhi como jogador mais ativo no ataque.
Para desespero dos Nuggets, além de George e Kawhi, Marcus Morris voltava a aparecer com assertividade, estendendo a vantagem para 25 pontos a três minutos do fim do período. Quando o cronômetro da parcial zerou, o placar apontava 91 a 67 para os Clippers.
Hard 2️⃣ guard@NBAonTNT | @kawhileonard pic.twitter.com/H0dYyRUw22— September 4, 2020
4º Quarto – Clippers confirmam vitória e fazem 1 a 0 na série
No último quarto, com uma vantagem tão grande para os Clippers, os times deixaram reservas e jogadores secundários em quadra. Montrelz Harrell se impôs no garrafão do Denver e a 4 minutos do fim, nem mesmo os jogadores secundários se mantinham em quadra. Vitória tranquila dos Clippers, que largam na frente, com muita confiança na série.
Por Redação do ge — Orlando, Estados Unidos / Foto: Garrett Ellwood/NBAE via Getty Images