SIGA O 24H

Esporte

Laffite, Reutemann e Lauda no pódio de Nürburgring, em 1975

Publicado

em

Compartilhar isso...

Há 45 anos, austríaco foi primeiro piloto na história a baixar da casa dos sete minutos e liderou até ter pneu furado, terminando em terceiro; Laffite deu à Williams primeiro pódio na Fórmula 1

Um ano antes de acidente, Lauda bateu recorde de Nürburgring mas Reutemann venceu

Num dia 3 de agosto como hoje, mas há 45 anos, foi disputado um tenso Grande Prêmio da Alemanha no antigo circuito de 22 quilômetros de Nürburgring. Tenso porque, num perigoso e desafiador traçado de 176 curvas, o limite era sempre tênue, e os acidentes e falhas mecânicas eram um fantasma para os pilotos. Num desses percalços, Niki Lauda perdeu uma vitória praticamente certa ao ter um pneu furado e ser obrigado a se arrastar por um terço da pista. Carlos Reutemann venceu a prova.

Laffite, Reutemann e Lauda no pódio de Nürburgring, em 1975 — Foto: Getty Images

Laffite, Reutemann e Lauda no pódio de Nürburgring, em 1975 — Foto: Getty Images

De qualquer forma, Lauda não saiu de Nürburgring com as mãos abanando. Afinal, mesmo com um pit stop forçado, ele ainda completou a corrida na terceira colocação e ficou muito perto de conquistar seu primeiro título mundial. Ele precisaria marcar apenas um ponto a mais do que o argentino da Brabham na corrida seguinte, na Áustria.

Além de ficar perto do caneco, Niki tornou-se o primeiro piloto na história a cravar uma pole position em Nürburgring abaixo da casa de sete minutos, em 6m58s6. Nunca antes ou depois alguém repetiria essa façanha. Até porque no ano seguinte Lauda sofreria o terrível acidente na própria pista alemã, e o traçado de 22,8 km seria banido para sempre da Fórmula 1.

Largada do GP da Alemanha de 1975, em Nürburgring — Foto: Getty Images

Largada do GP da Alemanha de 1975, em Nürburgring — Foto: Getty Images

Além de fazer a pole, Lauda viu seus principais concorrentes na briga pelo campeonato largando no meio do pelotão: Emerson Fittipaldi era o oitavo, enquanto Carlos Reutemann se classificou em décimo. Na classificação, o grande destaque depois de Lauda foi José Carlos Pace, que levou a Brabham à primeira fila.

Lauda largou com perfeição, seguido por Pace e Patrick Depailler (Tyrrell), que, ainda na primeira volta, ultrapassou o brasileiro. Reutemann também teve um começo excelente, pulando para sexto antes da primeira curva e completando a primeira volta em quarto, após um forte acidente de Jochen Mass (McLaren), que perdeu uma roda, e uma ultrapassagem sobre Clay Regazzoni (Ferrari).

Jacques Laffite conquistou primeiro pódio da Williams na F1, em 1975 — Foto: Reprodução/rede social

Jacques Laffite conquistou primeiro pódio da Williams na F1, em 1975 — Foto: Reprodução/rede social

O exigente circuito alemão continuou fazendo suas vítimas em profusão. Na terceira de 14 voltas, Emerson Fittipaldi teve um pneu furado, e os danos na suspensão tiraram o brasileiro da corrida. Único a atacar Lauda nas primeiras voltas, Depailler também teve um pneu furado e perdeu uma volta, algo fatal numa pista tão extensa como a de Nürburgring. Pace abandonou pelo mesmo motivo.

Regazzoni, que havia dado o troco em Reutemann, formou a dobradinha da Ferrari, mas a enxurrada de problemas continuou. E as vítimas foram justamente os pilotos da equipe italiana… Na nona volta, o suíço parou seu carro com o motor quebrado e, na mesma volta, Lauda ficou lento com o pneu dianteiro esquerdo furado. Arrastando-se por quase um terço de pista, Niki conseguiu chegar aos boxes, trocou o pneu e seguiu na corrida, com danos na asa dianteira.

Niki Lauda teve a asa dianteira danificada após furo de pneu e foi terceiro na Alemanha-1975 — Foto: Reprodução/rede social

Niki Lauda teve a asa dianteira danificada após furo de pneu e foi terceiro na Alemanha-1975 — Foto: Reprodução/rede social

Reutemann assumiu a liderança, seguido por James Hunt (Hesketh), Tom Pryce (Shadow), Jacques Laffite (Williams) e Lauda. Na décima volta, o austríaco herdou uma posição com o abandono de Hunt com um problema na bateria e depois numa roda. Pryce também sofreu com um vazamento de gasolina, que invadiu o cockpit e começou a queimá-lo, o que lhe fez tirar o pé para tentar chegar ao fim.

Com isso, Laffite pulou para o segundo lugar, e Lauda conseguiu salvar um pódio importantíssimo, em terceiro. Na frente, o inalcançável Reutemann. O pódio foi de festa para os três: para Reutemann, foi a primeira vitória de um argentino em Nürburgring desde Juan Manuel Fangio na épica atuação de 1957; para Laffite, foi seu primeiro pódio e o primeiro de um carro Williams na história; e para Lauda, a quase certeza do título. Apenas nove dos 24 pilotos terminaram a prova.

Carlos Reutemann a caminho da vitória no GP da Alemanha de 1975 — Foto: Getty Images

Carlos Reutemann a caminho da vitória no GP da Alemanha de 1975 — Foto: Getty Images

Lauda poderia sacramentar seu primeiro título em casa, na Áustria, e, com Reutemann fora da zona de pontuação, precisaria apenas de um sexto lugar. O argentino até ficou fora dos pontos, e Lauda chegou justamente em sexto. Mas ele marcou apenas 0,5 ponto, e a decisão foi adiada. Por quê? Veja no F1 Memória em breve.

 — Foto: Infoesporte

— Foto: Infoesporte

Por Fred Sabino — Rio de Janeiro / Globoesporte.globo.com

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade