Esporte
O Los Angeles fez jus ao apelido de ‘Lakeshow’. Liderado por LeBron, o time teve um começo avassalador
King James comanda L.A. com 29 pontos, time desequilibra ao converter 19 bolas de três e elimina o Houston com vitória por 119 a 96; Harden se despede da temporada com 30 pontos
LeBron rege show dos Lakers, que fazem 4 a 1 nos Rockets e voltam à final do Oeste depois de 10 anos
Dez anos depois, o Los Angeles Lakers está de volta a uma final de conferência. A seca foi encerrada com uma contundente vitória sobre o Houston Rockets no jogo 5 da semifinal do Oeste: 119 a 96, e 4 a 1 na série. Com mais um bom trabalho defensivo, LeBron James implacável e um festival de bolas de três, o tradicional time da Califórnia deu mais um passo importante em direção ao sonho do título. A marca de 19 arremessos de três anotados é um recorde da franquia em playoffs. Na final de conferência, os Lakers enfrentam o vencedor da série entre Clippers e Nuggets.
Los Angeles Lakers x Houston Rockets – LeBron James — Foto: Michael Reaves/Getty Images
Nesse sábado, o Los Angeles fez jus ao apelido de ‘Lakeshow’. Liderado por LeBron, o time teve um começo avassalador, com show de bolas de três e ótima defesa. Caiu de rendimento no segundo quarto, mas reafirmou sua superioridade nos dois últimos períodos. Além dos 29 pontos (com 3 bolas de três e 50% de aproveitamento dos arremessos), LeBron ainda pegou 11 rebotes.
E se Anthony Davis foi discreto (13 pontos e 11 rebotes), o time compensou a lacuna com Markieff Morris brilhante no perímetro (4-4 nas bolas de três), Alex Caruso distribuindo tocos (um deles cinematográfico) e Danny Green produtivo no ataque (14 pontos). O time conseguiu vencer apesar de um festival de 20 desperdícios de bola.
O caminho para sobrevivência dos Rockets era claro: se desvencilhar de defesa sufocante dos Lakers, que praticamente deixou Harden de mãos atadas no jogo 4. Depois de um primeiro quarto desastroso, o Houston teve sangue frio para se recompor e se manter no jogo no quarto seguinte.
Harden esteve mais ativo e assertivo no ataque (12-20 nos arremessos), mas não teve muita ajuda, já que só Westbrook e Jeff Green romperam a casa dos 10 pontos. Assim, a partida contundente dos Lakers falou mais alto e o time texano deixa a bolha e o sonho do título.
Os destaques da partida
Los Angeles Lakers
LeBron James – 29 pontos, 11 rebotes, 7 assistências, 2 roubadas e 1 toco
Markieff Morris – 16 pontos, 3 rebotes, 3 assistências
Kyle Kuzma – 17 pontos, 4 rebotes, 2 assistências e 1 toco
Danny Green – 14 pontos, 4 rebotes e 1 assistência
Anthony Davis – 13 pontos, 11 rebotes, 4 assistências e 1 toco
Houston Rockets
James Harden – 30 pontos, 6 rebotes, 5 assistências, 1 roubada e 1 toco
Russell Westbrook – 10 pontos, 4 rebotes, 6 assistências, 2 roubadas
Jeff Green – 13 pontos, 2 rebotes e 2 tocos
Fatos do jogo
De volta a uma final de conferência
A última vez que o Los Angeles Lakers esteve em uma final de conferência foi em 2010. Na ocasião, o time bateu o Phoenix Suns por 4 a 2, sagrando-se campeão em cima do Boston Celtics, 4 a 3. Contra o time do Arizona, os Lakers ainda tinham Kobe Bryant no auge. Com 37 pontos do Black Mamba no jogo 6, o time fechava a série.
LeBron implacável em jogos decisivos
Em jogos de playoffs que podem encerrar uma série (de eliminação), LeBron James tem agora 37 vitórias e 10 derrotas. A maior parte das derrotas foi nos primeiros anos de Cavaliers. King James entrou em quadra tendo vencido 14 das últimas 15 partidas nessa circunstância.
Lebron e Davis indigestos
LeBron James e Anthony Davis são a primeira dupla de companheiros de time com uma média de pelo menos 25 pontos e 10 rebotes por jogo em uma série de playoff desde 1961.
Briga pelos rebotes? Que briga?!
Assim como no jogo 4, nesse sábado, o Los Angeles Lakers voltou a engolir o Houston Rockets na briga pelos rebotes. Na quinta-feira, o placar no quesito foi 52 a 26. Nesse sábado, 50 a 31.
Marca negativa para os Rockets
Foi a primeira vez que o Houston Rockets perdeu quatro partidas seguidas em playoffs desde 1996. Na última vez que isso aconteceu, o time foi varrido pelo Seattle Supersonics na semifinal do Oeste.
+ Veja a agenda completa dos playoffs
+ Palpitão ge: veja as apostas para o mata-mata da NBA
+ Confira a classificação das equipes na temporada regular
COMO FOI A SÉRIE
(1º) Lakers 3 x 1 Rockets (5º) – semi do Oeste
Jogo 1: Rockets 112 x 97 Lakers
Jogo 2: Rockets 108 x 117 Lakers
Jogo 3: Lakers 112 x 102 Rockets
Jogo 4: Lakers 110 x 100 Rockets
Jogo 5: Rockets 96 x 119 Lakers
COMO FOI O JOGO
1º Quarto – Com show nas bolas de três (7!!!), Lakers têm começo perfeito
Os Lakers mantiveram a estratégia de small ball ao dar a Markieff Morris o lugar de JaVale McGee no time titular. E começaram bem, investindo nas bolas de três e no ataque de LeBron James à cesta. Só nos três primeiros minutos, foram três bolas de três, e uma vantagem de 11 pontos. Harden sofria dobras, era bem marcado, e Westbrook começava mal, errático nas finalizações.
LeBron era o ponto focal do ataque dos Lakers e deslanchava como cestinha do time. Markieff Morris vinha logo atrás, quente nos arremessos de fora. Kuzma e Caldwell-Pope também brilhavam nos chutes de fora e os Lakers deixavam os Rockets em situação delicada. Ao fim do primeiro quarto, os Lakers venciam por 35 a 20.
2º Quarto – Rockets se recompõem e dão trabalho aos Lakers
O bom fim de primeiro quarto aliado ao bom começo de segundo quarto permitiu aos Rockets cortarem a diferença para 7 pontos. Essa reação era puxada por um banco liderado por Ben MacLemore. Com LeBron no comando e a defesa voltando a trabalhar bem, os Lakers recolocaram sua vantagem na casa dos dígitos duplos.
Um toco de Caruso em Harden levantava o banco dos Lakers e dava moral ao time. Curiosamente, o brilhantismo do Los Angeles no jogo não tinha a mão de Anthony Davis, que fazia partida muito discreta. O ala-pivô cresceu na reta final do período, e apesar de melhorar muito em relação ao quarto anterior, os Rockets foram para o intervalo perdendo por 62 a 51.
3º Quarto – Lakers retomam larga vantagem com LeBron no comando
LeBron seguiu liderando os Lakers na volta do intervalo, ajudando o time a conservar a vantagem na casa dos 10 pontos. Depois de uma sequência de 9 a 0, a equipe se via com uma vantagem de 16 pontos.
LeBron era dono do jogo, principal cestinha e praticamente não errava em suas decisões em quadra. Os Rockets voltavam à estaca do primeiro quarto, sendo amplamente dominados e com Harden limitado. Ao fim do terceiro quarto, LA vencia por 95 a 69, ficando muito perto da classificação.
3º Quarto – Lakers retomam larga vantagem com LeBron no comando
LeBron seguiu liderando os Lakers na volta do intervalo, ajudando o time a conservar a vantagem na casa dos 10 pontos. Depois de uma sequência de 9 a 0, a equipe se via com uma vantagem de 16 pontos.
LeBron era dono do jogo, principal cestinha e praticamente não errava em suas decisões em quadra. Os Rockets voltavam à estaca do primeiro quarto, sendo amplamente dominados e com Harden limitado. Ao fim do terceiro quarto, LA vencia por 95 a 69, ficando muito perto da classificação.
4º Quarto – Lakers confirmam classificação com vitória contundente
A festa dos Lakers nas bolas de três continuou no último quarto, mesmo com o Houston já na lona. Restando 5 minutos e com 29 pontos de frente, os Lakers começavam a tirar seus principais jogadores de quadra, já com a certeza de que a classificação não escaparia.
Por Redação do ge — Orlando, Estados Unidos