Barras-PI
Prefeito de Barras, Carlos Monte (PTB), testa positivo para coronavírus
Carlos Monte (PTB) disse em um vídeo divulgado nas redes sociais que tem sintomas leves e que vai fazer isolamento social para se recuperar da doença.
Prefeito de Barras testa positivo para a Covid-19 e começa tratamento em casa
O prefeito Carlos Monte (PTB), da cidade de Barras, testou positivo para o coronavírus e anunciou o resultado pelas redes sociais. O prefeito disse no vídeo divulgado que tem sintomas leves e que vai fazer isolamento social de 14 dias enquanto se recupera da doença.
- Veja serviços afetados pelo coronavírus no Piauí
- O que fazer e para onde ir em caso de aparecimento dos sintomas
- Acompanhe a evolução da curva epidêmica no estado
Segundo o prefeito, o resultado do exame foi divulgado na noite de quarta-feira (27). No vídeo, o prefeito contou que buscou fazer exames e se isolou desde a semana passada, quando um dos secretários municipais da cidade testou positivo para o coronavírus, sem citar quem seria o secretário.
Carlos Monte disse ainda que uma equipe da prefeitura iria seguir com as atividades diárias da prefeitura e repassar as informações do município para ele. O prefeito deve ficar afastado da prefeitura até o dia 11 de junho.
“Em nenhum momento as ações da prefeitura serão prejudicadas pela minha rápida ausência. Todas as práticas da prefeitura continuarão, tudo aquilo que estava programado continuará sendo executado”, disse Carlos Monte.
Sede da prefeitura de Barras do Marataoan, no Piauí — Foto: Divulgação/ Prefeitura de Barras
O prefeito disse que tem se sentido bem, apenas com sintomas leves, e afirmou ter convicção de que ficará curado.
“Eu que tanto pedi para que vocês ficassem em casa e não se aglomerassem, terminei pegando. Então, imagine você, que não está fazendo isso, que não está se isolando, que está na rua toda hora, o risco que você também está correndo”, alertou.
Decretos determinam distanciamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.
Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.
O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Por G1 PI — Teresina