SIGA O 24H

Barras-PI

Barras-PI, Carlos Monte (PTB) chegou a ficar internado por oito dias.

Publicado

em

Compartilhar isso...

Curado da Covid-19, prefeito de Barras retorna às atividades após ter 50% do pulmão comprometido

Carlos Monte (PTB) chegou a ficar internado por oito dias. Atualmente, só vai à prefeitura para assinar documentos.

O prefeito de Barras, Carlos Monte (PTB), retornou às atividades na prefeitura 15 dias após ser diagnosticado com Covid-19. De acordo com o gestor, o estado de saúde é ‘ótimo’ e tem realizado atividades leves em seu retorno gradual.

“Estou muito bem, totalmente recuperado. Aos poucos, estou voltando à prefeitura. Hoje pela manhã estive lá para assinar alguns papéis e com cerca de 30 minutos retornei para casa”, disse.

  • Veja serviços afetados pelo coronavírus no Piauí
  • O que fazer e para onde ir em caso de aparecimento dos sintomas
  • Acompanhe a evolução da curva epidêmica no estado

Carlos Monte informou ao G1 que na próxima segunda-feira (15) já pretende retomar a rotina que levava antes de ser diagnosticado com Covid-19.

Ele explicou ainda que já se passaram 28 dias desde os primeiros sintomas da doença. Carlos Monte recebeu tratamento em domicílio, mas posteriormente chegou a ficar internado por oito dias com 50% do pulmão comprometido.

Segundo as novas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), os pacientes assintomáticos devem ficar pelo menos 10 dias isolados e mais três dias após o desaparecimento dos sintomas.

Decretos determinam distanciamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.

Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.

O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

  • Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia da covid-19

É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar). Um guia ilustrado preparado pelo G1 ajuda a tirar dúvidas.

Por Júnior Feitosa*, G1 PI — Teresina

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade