Esporte
Renato Gaúcho atingiu uma marca incomum no futebol brasileiro
Renato Gaúcho supera Muricy no São Paulo e tem trabalho mais duradouro da elite do Brasil desde 2003
Técnico do Grêmio chega a 1264 dias no cargo, ultrapassa marca do ex-treinador do Tricolor Paulista e mira maior sequência no clube gaúcho: “Sou tarado por títulos”
Renato Gaúcho atingiu uma marca incomum no futebol brasileiro. Há 1264 dias à frente do Grêmio na atual passagem, Portaluppi superou o número de dias como treinador de um mesmo time que Muricy Ramalho alcançou, em 2009. Hoje comentarista, Muricy foi tricampeão brasileiro pelo São Paulo e deixou o clube paulista após 42 meses de trabalho. O recorde de permanência na elite do futebol brasileiro* se sustentou até esta sexta-feira.
+ Veja especial sobre os técnicos nos principais clubes brasileiros
– É uma honra para mim. Fico muito Feliz. No Brasil, você sabe que isso é muito difícil, quase impossível. O recorde era do Muricy, antes teve o Mano Menezes também, grandes treinadores. Quero agradecer muito ao Grêmio e a confiança do presidente Romildo pela sequência do trabalho.
Vamos em busca de títulos, pois sou tarado por títulos.
Renato Gaúcho está no Grêmio desde setembro de 2016 e já foi campeão cinco vezes — Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG
Detentor da antiga marca que durou mais de uma década, Muricy elogiou o trabalho de Renato à frente do Grêmio e destacou o esforço da diretoria em manter o treinador.
– É muito legal porque o Grêmio está dando um exemplo de como deve ser. Nesse tempo todo não é só vitórias. Tem momentos que o time oscila e onde tem respaldo da diretoria para apoiar o treinador para seguir o trabalho, confiar no que ele está fazendo. Comigo no São Paulo foi a mesma coisa, já tinha uma filosofia implantada de futebol e o presidente acreditava muito na gente.
– Que bom que o Grêmio está dando essa oportunidade para o Renato seguir implantando seu futebol. Você percebe que o presidente acredita muito no Renato. É muito importante o presidente do clube acreditar no treinador. Senão, qualquer momento de oscilação, com pressão, o presidente que não é firme, acaba tirando o treinador. Então, o Grêmio está dando um exemplo para os clubes brasileiros, que infelizmente não pensam assim.
Feitos de Renato Gaúcho na atual passagem pelo Grêmio
As primeiras taças de Renato Gaúcho como treinador do Grêmio vieram na terceira e atual passagem. Entre 2010 e 2011, ficou 11 meses no cargo e saiu após 66 partidas. Em 2013, foram apenas seis meses e 39 jogos como treinador gremista. A maré virou a partir de setembro de 2016.
Logo na primeira partida, uma classificação sofrida nos pênaltis sobre o Athletico-PR, pelas oitavas da Copa do Brasil daquele ano. Nesta mesma competição, ele seguiu até conquistar o primeiro troféu sobre o Atlético-MG, em dezembro de 2016. Desde então, Renato conduziu o Grêmio a mais quatro títulos. O mais marcante foi o da Libertadores de 2017, sobre o Lanús. Ele ainda conquistou dois Campeonatos Gaúchos e uma Recopa Sul-Americana.
OBS: a Recopa Gaúcha de 2019 não foi considerada como título oficial pela reportagem. Por isso, ele soma cinco conquistas e não seis.
Nos três anos, cinco meses e 17 dias como treinador do Grêmio, Renato Gaúcho já soma 255 jogos. Foram 131 vitórias, 62 empates e 62 derrotas. Um aproveitamento de 59,4%.
Jogadores destaques da Era Renato Gaúcho
Nestes mais de três anos como técnico do clube, Renato tem seus fieis escudeiros. Alguns jogadores ganharam a confiança do treinador e foram peças importantes dos esquemas montados para cada duelo do Imortal.
Principal nome do atual time, Everton Cebolinha é quem mais atuou sob o comando de Renato Gaúcho. Com 191 jogos, Everton é disparado o atleta mais acionado por Portaluppi para entrar em campo. Abaixo dele vem o trio de defensores Kannemann (158 jogos), Bruno Cortez (150) e Pedro Geromel (149). Agora no Corinthians, Luan fecha o top-5, com 140 partidas. O meia foi peça fundamental na conquista da Libertadores de 2017, recebendo inclusive o prêmio de Rei da América daquele ano.
Além de jogador com mais partidas com Renato Gaúcho, Everton também é o artilheiro do time desde que o técnico assumiu o comando da equipe: são 57 gols. O meia-atacante Luan, hoje no Corinthians, é o vice-artilheiro, com 39 gols. Peça importante no título da Libertadores, Lucas Barrios aparece como terceiro maior goleador, com 18 bolas na rede. Veja o top-10 abaixo:
Além de jogador com mais partidas com Renato Gaúcho, Everton também é o artilheiro do time desde que o técnico assumiu o comando da equipe: são 57 gols. O meia-atacante Luan, hoje no Corinthians, é o vice-artilheiro, com 39 gols. Peça importante no título da Libertadores, Lucas Barrios aparece como terceiro maior goleador, com 18 bolas na rede. Veja o top-10 abaixo:
Por fim, vale lembrar que esta reportagem considerou apenas os 28 clubes da página especial dos técnicos, do GloboEsporte.com. Por isso, a passagem de Gerson Gusmão pelo Operário-PR não entrou na conta. Desde 23 de março de 2016 no Fantasma, Gusmão soma 135 jogos pelo clube.
*Clubes considerados na pesquisa: América-MG, Atlético-MG, Athletico-PR, Avaí, Bahia, Botafogo, Ceará, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Figueirense, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Grêmio, Internacional, Náutico, Palmeiras, Paraná, Ponte Preta, Santa Cruz, Santos, São Paulo, Sport, Vasco e Vitória.
Por Eduardo Moura, Guilherme Maniaudet e Roberto Maleson — Porto Alegre e Rio de Janeiro
Globoesporte.globo.com