SIGA O 24H

Esporte

Seleção Brasileira contra Venezuela e Uruguai

Publicado

em

Compartilhar isso...

Com recorde de cortados na era Tite, Seleção terá mudanças e espera até o fim por Neymar

Tite convocará seleção para jogos contra Venezuela e Uruguai na sexta-feira  | Jornal de Brasília
Foto: Jornal de Brasilia

Atacante do PSG não enfrentará a Venezuela, mas pode ser opção contra o Uruguai

O técnico Tite nunca teve tantos problemas em uma convocação da seleção brasileira como nesta última, feita para os jogos contra Venezuela e Uruguai, que acontecem na sexta-feira e na próxima terça e são válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.

Dos 23 convocados, cinco foram cortados: os zagueiros Rodrigo Caio e Éder Militão, os volantes Casemiro e Fabinho e o meia Philippe Coutinho. Para os lugares deles foram convocados Felipe, Diego Carlos, Bruno Guimarães, Allan e Lucas Paquetá.

Desde 2016 no comando da Seleção, Tite tinha feito no máximo três cortes na lista de jogadores até então. Isso aconteceu em cinco oportunidades.

Para piorar, o treinador já sabe que não poderá contar com o principal astro brasileiro no primeiro jogo, contra os venezuelanos. Com uma lesão no músculo adutor da perna esquerda, Neymar está vetado da partida no Morumbi.

Tite tem problemas na lista de convocados da seleção — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Tite tem problemas na lista de convocados da seleção — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Mesmo assim, a comissão técnica canarinho não quis cortar o camisa 10 e vai esperar até o fim a recuperação dele para a segunda partida.

O caso de Neymar é acompanhado de perto. O fisioterapeuta Rafael Martini e o preparador físico Ricardo Rosa trabalham com o atacante no Paris Saint-Germain e também integram a comissão técnica da Seleção.

Por conta do problema de Neymar, Tite decidiu convocar mais um atleta na última semana: o atacante Pedro, do Flamengo.

O fato de o recorde de cortes acontecer neste momento não é coincidência. A Seleção já esperava ter mais problemas pelo fato de o calendário do futebol mundial ter sido “espremido” por conta da pandemia de coronavírus.

– Não tem como fugir das lesões músculo-articulares quando você tem períodos do calendário congestionados. Quando você joga domingo/quarta/domingo ou domingo/quinta/domingo, quando tem períodos assim em que os atletas jogam oito, dez ou 12 partidas consecutivas, a chance de lesão aumenta e muito, vários estudos comprovam isso, o risco chega a ser três vezes maior de uma lesão muscular, principalmente a parte anterior da coxa – comentou o fisioterapeuta da Seleção Fábio Mahseredjian, ao podcast “6ª Estrela”.

A lista de desfalques poderia ser ainda maior. O lateral-esquerdo Alex Telles testou positivo para Covid-19 no fim de outubro, mas conseguiu se livrar do vírus a tempo de viajar ao Brasil.

Quem também já está recuperado é o atacante Gabriel Jesus, cortado da última convocação.

– É um ano diferente pra todos, um calendário diferente, com menos tempo, mas tem sido assim no mundo todo. As lesões são imprevisíveis, podem acontecer com qualquer um. Não só em jogos, inclusive. Realmente é uma maratona grande, mas os treinadores estão buscando usar bastante o elenco, as peças… Eu já estou bem, buscando o meu melhor com a sequência – disse o jogador do Manchester City.

O grupo canarinho começa a se apresentar na Granja Comary, em Teresópolis, nesta segunda-feira. A tendência é que o técnico Tite só tenha o grupo completo a partir de terça.

Os cortes na convocação não afetaram a defesa titular brasileira, que ainda conta com a volta do goleiro Alisson, que perdeu os dois primeiros jogos das Eliminatórias. O restante do setor deve manter a formação titular que teve contra Bolívia e Peru, com: Danilo, Thiago Silva, Marquinhos e Renan Lodi.

No meio de campo, porém, há dúvidas. Allan, Arthur e Bruno Guimarães disputam uma vaga ao lado de Douglas Luiz. Já para o lugar de Coutinho, o mais cotado é Everton Ribeiro.

Na frente, a disputa também está aberta. Éverton Cebolinha, Gabriel Jesus, Richarlison e Vini Júnior são opções para os lados do ataque, que ainda tem Pedro e Roberto Firmino à disposição.

Confira a lista de convocados por Tite:

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras);
  • Laterais: Danilo (Juventus), Gabriel Menino (Palmeiras), Alex Telles (Manchester United) e Renan Lodi (Atlético de Madrid);
  • Zagueiros: Marquinhos (PSG), Thiago Silva (Chelsea), Diego Carlos (Sevilla) e Felipe (Atlético de Madrid);
  • Meio-campistas: Bruno Guimarães (Lyon), Douglas Luiz (Aston Villa), Arthur (Juventus), Everton Ribeiro (Flamengo), Allan (Everton) e Lucas Paquetá (Lyon);
  • Atacantes: Everton Cebolinha (Benfica), Roberto Firmino (Liverpool), Gabriel Jesus (Manchester City), Neymar (PSG), Richarlison (Everton), Vini Junior (Real Madrid) e Pedro (Flamengo).

Por Bruno Cassucci e Raphael Zarko — São Paulo e Rio de Janeiro / Globoesporte.globo.com

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade