SIGA O 24H

RELIGIÃO / IGREJA / MISSA

Confira a programação da Arquidiocese de Teresina na Catedral Metropolitana

Publicado

em

Compartilhar isso...

Solenidade de Corpus Christi acontece na próxima quinta-feira (30)

Na próxima quinta-feira, 30 maio, a comunidade católica no Brasil celebra a Solenidade de Corpus Christi, importante dia litúrgico que acontece 60 dias após a Quinta-feira Santa, e convida os fiéis a refletir e celebrar o profundo mistério da Eucaristia e da partilha. Na data, o arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, presidirá a Santa Missa Solene às 16h no Patamar da Igreja Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Dores. Em seguida a tradicional Procissão Eucarística segue nas ruas do Centro de Teresina até a Igreja São Benedito.

A história dessa celebração remonta ao século XIII, quando o sacerdote Pedro de Praga, em busca de fortalecer sua fé na presença real de Cristo na Eucaristia, testemunhou um milagre: A sagrada hóstia branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando o corporal. Este evento extraordinário levou o Papa Urbano IV a instituir a festa de Corpus Christi em 11 de agosto de 1264, como uma solenidade pública para toda a Igreja. Desde então, essa celebração tornou-se uma manifestação pública de fé no Santíssimo Sacramento, demonstrando amor e devoção ao Corpo e Sangue do Senhor.

Imagem do WhatsApp de 2024-05-27 à(s) 17.43.56_2cfae909

Conforme explica o pároco da Catedral, Padre Klebert Viana, a festa de Corpus Christi pede aos cristãos uma união com o Santíssimo Corpo e o Precioso Sangue Jesus. Essa unidade pode ser espiritualmente ao receber comunhão e depois no seu prolongamento no dia a dia.

“A pessoa se confessa, faz suas orações, visita o Santíssimo e se prepara interiormente para aquele dia. Cada pessoa encontra seu horário para fazer a visita ao Santíssimo, seu tempo e seu confessor. O importante é que cada um esteja preparado para a celebração, dentro da espiritualidade própria da Eucaristia, que é a nossa união com Cristo pelo seu Corpo e Sangue”, ressaltou.

A tradicional confecção dos tapetes

Imagem do WhatsApp de 2024-05-27 à(s) 17.42.01_c6f652cc

Este ano, a festa terá como tema “Celebrando a fé, vivendo a Iniciação à Vida Cristã”, onde os símbolos que serão colocados nos tapetes estão relacionados à Iniciação à Vida Cristã (IVC), um projeto arquidiocesano liderado pelo arcebispo metropolitano. O sacerdote ainda recordou a importância da confecção dos tradicionais tapetes, que são uma expressão concreta da fé dos fiéis, já que representam a acolhida do Santíssimo Sacramento e a preparação do caminho por onde passará a procissão.

“É um gesto de amor e respeito a Jesus Eucarístico. A confecção dos tapetes é também uma oportunidade para a comunidade se unir em torno de um propósito comum, trabalhando juntos para criar algo belo em honra ao Senhor. Cada material utilizado é uma forma de oferecer o melhor que temos ao nosso Deus, e a criatividade e o empenho de cada um refletem a diversidade de dons e talentos presentes na nossa comunidade, todos voltados para a glorificação de Cristo Eucarístico”, concluiu.

Imagem do WhatsApp de 2024-05-27 à(s) 17.46.05_61d12395
Foto: Renato Andrade/Portal Cidade Verde

Na noite anterior à solenidade, dia 29 de maio, aqueles que irão ajudar na confecção dos tapetes devem se reunir às 19h na Igreja São Benedito. Lá haverá um momento de exposição do Santíssimo Sacramento para Adoração. Em seguida, às 20h15, iniciará a confecção dos tapetes que serão dispostos ao longo da Praça Saraiva, da Rua Félix Pacheco, Rua Rui Barbosa, Avenida José dos Santos e Silva, Rua David Caldas e da Avenida Antonino Freire. A montagem será conduzida por grupos, movimentos e paróquias da Arquidiocese de Teresina.

Confira a programação completa:

De 27 a 29 de maio

Tríduo Eucarístico nas paróquias da Arquidiocese de Teresina;

Dia 29 de maio (Quarta-feira)

19h – Concentração dos Servos dos Tapete e Envio na Igreja de São Benedito;

20h – Exposição do Santíssimo Sacramento na Igreja de São Benedito;

20h15 – Início da Montagem dos Tapetes nas Ruas do Centro de Teresina;

20h30 – Translado do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Benedito até a Catedral;

21h30 – Recepção do Santíssimo Sacramento seguida de Vigília Eucarística na Catedral de N. Sra das Dores, conduzida pela juventude até 00h;

00h – Bênção do Santíssimo Sacramento e Repique dos Sinos da Catedral de N. Sra das Dores;

Dia 30 de maio (Quinta-feira)

SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO – CORPUS CHRISTI

05h30 – Repique dos Sinos da Igreja Catedral;

06h – Alvorada Festiva e Café da Manhã partilhado;

07h – Laudes Solene do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo;

09h – Missa Solene seguida de Adoração ao Santíssimo Sacramento até o meio-dia com Bênção Eucarística;

12h – Bênção Eucarística do Santíssimo Sacramento (Urbi et Eclesia) sobre a cidade e a Igreja, com Repique dos Sinos das 3 Igrejas do Centro de Teresina;

13h – Abertura dos Portões da Praça Saraiva;

15h – Início das Apresentações Culturais;

16h – Santa Missa Solene presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques, seguida de Procissão Eucarística até o Adro da Igreja de São Benedito;

18h – Louvores e Bênção Eucarística do Santíssimo Sacramento no Adro da Igreja de São Benedito;

Imagem do WhatsApp de 2024-05-27 à(s) 17.37.56_f0bc0b9f

Maria Clara Guimarães

Arquidiocesedeteresina.orb.br

POLITICA / ESPORTE. - Jornalista DRT - 2590-PI / Radialista DRT - 966-PI e Diretor Executivo PSN

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade