SIGA O 24H

Esporte

Delegação do Grêmio na chegada em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia

Publicado

em

Compartilhar isso...

Grêmio volta à fase de grupos da Libertadores após 4 anos, mas deixa estreia em segundo plano

Com foco na final do Gauchão contra o Juventude, Renato manda a campo um time de reservas para encarar o The Strongest na altitude de La Paz

O Grêmio finalmente está de volta à Libertadores. Foram quatro anos de espera para jogar a fase de grupos da principal competição do continente. Mas a estreia ficou em segundo plano em função da decisão do Campeonato Gaúcho. Com atenção dividida, a missão de segurar o The Strongest a partir das 21h desta terça-feira, na altitude de La Paz, será dos reservas.

+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!Reproduzir vídeoReproduzir00:00/00:00Silenciar somMinimizar vídeoTela cheia

Confira as últimas informações do Grêmio direto de La Paz, na Bolívia

O técnico Renato Portaluppi decidiu priorizar a final do estadual contra o Juventude no próximo sábado. Afinal, vale o heptacampeonato gaúcho. Ainda que isso signifique comprometer o resultado na Bolívia. Na competição continental, restarão mais cinco jogos para a equipe buscar a classificação caso seja superada pelo time da casa.

O Grêmio deve entrar em campo com: Marchesín; Fabio, Gustavo Martins, Natã e Wesley Costa; Dodi e Du Queiroz; Galdino, Nathan e Nathan Fernandes; João Pedro Galvão. Desses, apenas quatro já disputaram uma partida de Libertadores. A maioria terá sua primeira experiência no torneio.

Os reservas também vão fazer o primeiro encontro da história entre Grêmio e The Strongest. Os clubes jamais se enfrentaram. Nas duas vezes em que jogou no Hernando Siles, o Grêmio enfrentou o Bolívar. Venceu uma vez por 2 a 1, em 1983, com Renato em campo.

Para tentar buscar a segunda vitória em La Paz, os comandados de Renato vão ter que lidar com os efeitos de uma altitude de mais de 3.630 metros. Náuseas e dificuldade de respirar são alguns dos sintomas mais comuns para quem não está acostumado ao ar rarefeito.

Veja também
+ Grêmio tem mais da metade do elenco estreante em Libertadores
+ Opinião do Saraiva: A estratégia acertada do Grêmio
+ Como o Grêmio se prepara para encarar a altitude de La Paz

Delegação do Grêmio na chegada em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia — Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Delegação do Grêmio na chegada em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia — Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Historicamente, os brasileiros costumam ter pouca sorte contra o The Strongest no Hernando Siles. Conforme o levantamento do Espião Estatístico do ge, são 17 confrontos, com apenas três vitórias brasileiras, quatro empates e 10 vitórias dos bolivianos.

Brasileiros que venceram o The Strongest em La Paz

  • 09/04/2003 – The Strongest 0x2 Corinthians
  • 13/03/2013 – The Strongest 1×2 Atlético-MG
  • 29/06/2022 – The Strongest 1×2 Ceará

A maior vitória do Strongest em cima de uma equipe brasileira, na Bolívia, foi de 5 a 0, em cima do Athletico-PR, pela Libertadores de 2022. Em 2000, pela mesma competição, o time boliviano superou o Juventude por 5 a 1, adversário do Grêmio no sábado.

A expectativa de público no Hernando Siles para esta noite é entre 25 mil e 30 mil pessoas. A bola rola a partir das 21h desta terça-feira (horário de Brasília). É o início da caminhada gremista em busca do tetracampeonato continental.

Por João Victor Teixeira — La Paz, Bolívia

Ge.globo.com

1 Comentário

1 Comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade