SIGA O 24H

Politica

Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e da Agricultura, Carlos Fávaro

Publicado

em

Compartilhar isso...


Lula reúne ministros para discutir formas de reduzir preços dos alimentos

IBGE registrou alta dos preços de alimentos em fevereiro. Presidente é defensor da política de estoques reguladores.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comandou nesta quinta-feira (14) uma reunião com ministros para discutir formas de reduzir os preços dos alimentos.

Alimentação e bebida formam um dos grupos cujos preços subiram em fevereiro, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a inflação geral do país foi de 0,83% no mês.

A alta do preço dos alimentos foi identificada pelo governo como um dos motivos para a queda na popularidade do presidente. Pesquisa Quaest divulgada na semana passada mostrou que 51% dos entrevistados aprovam o trabalho de Lula, índice 3 pontos percentuais menor que em dezembro.

Também na comparação com a pesquisa anterior, houve um crescimento de 7 pontos percentuais entre aqueles que acham que a economia piorou, e uma queda de 8 pontos entre os que acreditam que houve uma melhora.

Segundo o Palácio do Planalto, participaram da reunião os ministros Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Carlos Fávaro (Agricultura), além do presidente da Companhia Nacional de Abastecimento, Edegar Pretto.

Após o encontro, os ministros Teixeira e Fávaro atribuíram a alta dos alimentos a questões climáticas e afirmaram que o governo espera uma redução nos próximos meses.

“O presidente chamou a equipe de ministros para discutir essa alta de alimentos ocorrida no final do ano porque, de fato, é uma preocupação do presidente que a comida chegue barata na mesa do povo. Todas as evidências são de que já baixou [o preço], teve uma diminuição de preço ao produtor e terá uma diminuição ainda maior de preços ao produtor, o que determina que esse aumento ocorreu em função de questões climáticas”, afirmou Paulo Teixeira.

O titular do MDA citou as altas temperaturas no Centro-Oeste e as enchentes no Sul como exemplo de questões climáticas que afetaram a produção de alimentos, com impacto nos preços.

Segundo Fávaro, o arroz, por exemplo, teve queda no preço pago aos produtores de R$ 120 para cerca de R$ 100 por saca, por isso.

O governo espera que essa redução chegue até o consumidor final, nas gôndolas dos supermercados. O ministro da Agricultura acredita que em abril será possível perceber a queda dos preços.

“A gente espera que, com o caminhar da colheita de arroz, que chegamos a 50%, 60% nos próximos dias, que esse preço ainda ceda um pouco mais, que é a tendência natural. Mas reforçar que é importante que os atacadistas repassem estes preços ao consumidor”, disse Fávaro.

Os ministros também informaram que o governo adotará políticas, por meio do Plano Safra que será lançado no meio deste ano, para incentivar a produção de arroz, feijão, trigo, milho e mandioca.

Inflação dos alimentos

Inflação oficial acelera para 0,83% em fevereiro, quase o dobro do resultado de janeiro

Conforme o IBGE, a alimentação no domicílio teve nova alta forte (1,12%), por influência das temperaturas mais elevadas neste início de ano e um maior volume de chuvas, o que prejudica a safra de produtos.

No contexto mais complexo de colheita, subiram os preços da cebola (7,37%), da batata-inglesa (6,79%), das frutas (3,74%), do arroz (3,69%). O leite longa vida também é destaque (3,49%). Houve, porém, uma desaceleração no subgrupo Alimentação no domicílio em relação ao mês anterior, quando havia subido 1,81%.

Por Guilherme Mazui, g1 — Brasília

9 Comentários

9 Comments

  1. najlepsze escape roomy

    5 de julho de 2024 no 17:44

    Great article and straight to the point. I am not sure if this
    is actually the best place to ask but do you folks have any thoughts
    on where to hire some professional writers? Thank you 🙂 Najlepsze escape roomy

  2. Marilou-R

    6 de julho de 2024 no 16:07

    I like this web site very much, Its a very
    nice office to read and get info.!

  3. can't sell my house

    21 de julho de 2024 no 06:17

    Having read this I believed it was very informative. I appreciate you taking the time and energy to put this information together. I once again find myself spending way too much time both reading and commenting. But so what, it was still worth it!

  4. asbestos abatement ottawa

    21 de julho de 2024 no 23:21

    Hello there! I just would like to give you a big thumbs up for your great information you have got here on this post. I’ll be coming back to your blog for more soon.

  5. Mushroom chocolate bar

    22 de julho de 2024 no 06:32

    Hello there! I could have sworn I’ve been to this blog before but after looking at many of the posts I realized it’s new to me. Nonetheless, I’m certainly happy I found it and I’ll be bookmarking it and checking back often.

  6. kids cloths

    23 de julho de 2024 no 23:57

    Hi, I do believe this is a great website. I stumbledupon it 😉 I am going to revisit yet again since i have book marked it. Money and freedom is the best way to change, may you be rich and continue to guide other people.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade