SIGA O 24H

Entretenimento

“Naquela época, a Esquadrilha da Fumaça já sobrevoava os céus da capital federal”

Publicado

em

Compartilhar isso...

Força Aérea Brasileira homenageia Brasília nos 60 anos da cidade

Esquadrilha da Fumaça deixa mensagem no céu de Pirassununga- SP para comemorar aniversário da capital

Brasília 60 anos”. Esta foi a mensagem deixada pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), nome oficial da Esquadrilha da Fumaça, no céu de Pirassununga (SP), para homenagear o aniversário da capital, celebrado nesta terça-feira (21/3). Em virtude da pandemia da Covid-19 as aeronaves A-29 Super Tucano da Fumaça escreveram a homenagem longe da capital.

O Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues explica que a Força Aérea Brasileira (FAB) está presente em Brasília desde a criação. “Naquela época, a Esquadrilha da Fumaça já sobrevoava os céus da capital federal”, relembra. No aniversário de 60 anos não seria diferente. “A FAB faz uma homenagem especial à cidade que nasceu com asas. Parabéns! Brasília 60 anos”, acrescenta.

Tradição

As apresentações da Esquadrilha da Fumaça na capital são tradicionais. No ano passado, as aeronaves A-29 Super Tucano realizaram o show de acrobacias de número 3.865, com duração de aproximadamente 40 minutos. 
As homenagens também são recorrentes em outras datas especiais, como no evento Portões Abertos na Ala 1 – Base Aérea de Brasília, nos desfiles do Dia da Independência e também em algumas substituições da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes. 

História

A relação da capital federal com a Força Aérea Brasileira (FAB) teve início em 1956. A bordo de um avião Douglas DC-3 da FAB, o presidente à época, Juscelino Kubitschek, desembarcou no aeroporto Vera Cruz, construído por Bernardo Sayão, próximo ao Eixo Monumental. Ele e a comitiva chegaram à sede da fazenda Gama para conhecer as terras onde seria erguida a nova capital da República.
Durante a construção da cidade, aeronaves da Força Aérea ajudavam a trazer o material necessário para a concretização do projeto de Lucio Costa e do arquiteto Oscar Niemeyer. Com a ajuda de aviões da FAB, era possível minimizar os 1.200 quilômetros de distância entre o Rio de Janeiro e Brasília para o transporte de materias de construção.

FAB em Brasília

A capital federal concentra diversas Organizações Militares da FAB. Além do Comando da Aeronáutica (Comaer), onde são tomadas todas as decisões estratégicas, estão instalados órgãos destinados à gestão dos serviços prestados pela Força Aérea para a sociedade. 

Correio Braziliense / Foto: FAB

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade