Esporte
Neymar, Thiago Silva e Marquinhos devem retornar à França antes e cumprir quarentena.
PSG deve retomar treinos no dia 22 de junho e se prepara para maratona de jogos em agosto
Brasileiros Neymar, Thiago Silva e Marquinhos devem retornar à França antes e cumprir quarentena. Clube poderá ter até sete jogos em retomada caso vá à final da Liga dos Campeões
Embora ainda não tenha uma data para retornar a disputar um jogo oficial, o PSG planeja retomar suas atividades ainda este mês: no dia 22 de junho. A data foi divulgada pelo jornal “Le Parisien”, que publicou um calendário com uma possível maratona de jogos para o clube em agosto. Caso chegue à final da Liga dos Campeões, o Paris poderá fazer até sete partidas no mês.
Procurado pelo GloboEsporte.com, o PSG se limitou a dizer que ainda não há uma data oficial sobre o retorno das atividades. A última partida da equipe foi no dia 11 de março, quando venceu o Borussia Dortmudn por 2 a 0. Segundo o “Le Parisien”, o clube recomendou que os cinco jogadores que estão fora da França retornem antes da data ao país e cumpram um período em isolamento em suas casas.
O goleiro costarriquenho Keylor Navas, o uruguaio Cavani, e os brasileiros Neymar, Marquinhos e Thiago Silva passam a quarentena longe de Paris. No entanto, o retorno antecipado não é obrigatório. Internamente, o ritmo de treinos do camisa 10 foi elogiado, segundo o jornal. Ele teria perdido três quilos extras que tinha antes da paralisação.
+ Sindicatos dos clubes da França fazem apelo ao governo para a retomada do futebol
+ PSG vive clima de tensão por negociação de redução de salários
Marquinhos passou a maior parte do isolamento social na França e viajou ao Brasil no último dia 19. Agora, deve ser o primeiro a voltar a Paris. Nesta quarta, sua esposa, Carol Cabrino, publicou imagens do embarque da família em um aeroporto.
Todos serão submetidos a testes de coronavírus regularmente. Os treinos na França estão liberados desde esta semana. De acordo com o jornal, alguns funcionários do PSG contaram com casos positivos da doença em suas famílias. Entre os jogadores, a preocupação é com distúrbios de ansiedade causados pelo longo período de confinamento.
A provável programação do Paris prevê a disputa de até três amistosos antes da volta oficial às competições. O presidente do Lyon, Jean-Michel Aulas, chegou a cogitar um torneio amistoso com os dois clubes, mais o Lille e o Saint-Étienne.
Assim deve ficar o calendário do PSG até o fim da temporada:
- 22 de junho: reapresentação
- 15 a 29 de julho: amistosos
- 1º de agosto: PSG x Lyon, pela final da Copa da Liga da França
- 8 de agosto: PSG x Saint-Étienne, final da Copa da França
- 11/12 de agosto: jogo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões
- 14/15 de agosto: jogo de volta das quartas de final da Liga dos Campeões
- 18/19 de agosto: jogo de ida da semifinal da Liga dos Campeões
- 21/22 de agosto: jogo de volta da semifinal da Liga dos Campeões
- 29 de agosto: final da Liga dos Campeões
Jogadores devem retomar atividades no PSG no dia 22 de junho — Foto: David S. Bustamante/Getty Images
As datas das duas decisões domésticas ainda não estão marcadas, mas só podem acontecer a partir de agosto. A Uefa deve decidir até o próximo dia 17 como será a reta final da Liga dos Campeões. Há a possibilidade de mudança da sede da decisão de Istambul para Lisboa.
Para a conclusão da temporada, a diretoria do PSG terá que lidar com problemas envolvendo dois importantes jogadores do seu elenco. Thiago Silva e Cavani terão seus contratos encerrados no próximo dia 30 de junho, antes do retorno oficial das competições para o Paris.
Ao GloboEsporte.com, o empresário do zagueiro, Paulo Tonietto, se limita a dizer que ainda não há negociação para extensão ou com qualquer outro clube. O uruguaio, segundo relatos de veículos franceses e italianos, tem acerto próximo com a Inter de Milão. Ambos, porém, podem estender seus vínculos por um período curto, até o fim da atual temporada, conforme recomendado pela Fifa.
Por GloboEsporte.com — Paris / Foto: David S. Bustamante/Getty Images