SIGA O 24H

Cidade

O 3º Encontro Regional ICLEI Nordeste: Biodiversidade e Clima em Foco no Nordeste

Publicado

em

Compartilhar isso...

CLIMATHE24: Teresina é a primeira cidade do Nordeste a assinar Declaração das Cidades Circulares da América Latina e Caribe

A abertura da 2ª Conferência do Clima de Teresina, nesta segunda-feira (27), foi marcada por um momento histórico no Piauí. Para alcançar a proposta de uma cidade mais verde e sustentável, o Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, assinou a Declaração das Cidades Circulares da América Latina e do Caribe, ao lado do Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo. O compromisso voluntário propõe um modelo econômico sustentável, no qual a infraestrutura urbana, os produtos e os insumos são mantidos em uso pelo maior tempo possível, gerando valor para a sociedade e reduzindo o impacto ambiental.

O documento é vinculado à  Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL), da Organização das Nações Unidas (ONU), e ao ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade.

“Estamos trazendo hoje pra cá, um assunto complexo que é o viés do clima. Temos que focar mais nesse debate porque é importante. Teresina tem avançado muito nesta pauta e temos integrado importantes debates no país e no mundo. Precisamos buscar a harmonia com o meio ambiente e Teresina tem buscado isso e agora ainda mais com a assinatura deste compromisso mundial” afirmou Dr. Pessoa.

A Declaração das Cidades Circulares da América Latina e do Caribe é um documento de compromisso voluntário das cidades da América Latina e do Caribe, aberto a novos membros, para contribuir para a transição de uma economia linear para uma economia circular. A declaração desempenha um papel importante na promoção do consenso, aumentando o compromisso ativo da administração das cidades e outras partes interessadas, sublinhando a importância da colaboração para alcançar os objetivos globais e entre as cidades.

De acordo com o documento, “as cidades podem desempenhar um papel de liderança nesta transição, implementando e partilhando novos modelos a nível local e tendo em conta os impactos tanto dentro, como fora do perímetro urbano”, explana.

O secretário executivo do ICLEI, Rodrigo Perpétuo, explicou que a adesão motiva outras cidades a seguir o mesmo caminho. “Queremos que as liderança das cidades inspirem outras cidades da América Latina a também assinarem o compromisso de se consolidarem como uma cidade ainda mais sustentável e comprometida com o esforço global para minimizar os efeitos das mudanças climáticas no mundo.”, afirmou.

A Conferência do Clima de Teresina, que se iniciou nesta segunda-feira (27),  vai até a próxima quarta-feira (29). O ClimaTHE24 é um marco na mobilização da ação climática local, destacando a necessidade de uma resposta imediata e coordenada à crise climática. Neste contexto, o evento traz o tema “A cidade que eu quero é verde” e propõe que Teresina abrace o movimento de rearborização e, assim, consiga frear o avanço das ilhas de calor. Para guiar esse trabalho, a cidade já possui o Plano Municipal de Arborização Urbana, construído pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

PROGRAMAÇÃO

No período da tarde, a programação inicia às 14h, com uma encontro importante que vai abordar “Instrumentos de Financiamento para Biodiversidade e Ação Climática Local”, oferecendo exemplos sobre como projetos sustentáveis podem ser financiados. A mesa de discussão vai ser formada por Karla Lima, secretária de Meio Ambiente de São Luís/MA; André Luís Souto Souza, gerente do Departamento de Desenvolvimento Urbano, Cultura e Turismo do BNDES; e Ricardo Soares, gerente executivo de Negócios da Superintendência Estadual do BNB.

A sessão seguinte vai abordar o tema “Da COP 16 à COP 30: O Cumprimento das metas globais de Biodiversidade e Clima nas Cidades Nordestinas” e conta com a moderação de Rodrigo Perpétuo, secretário Executivo do ICLEI América do Sul, e participantes da discussão Antônio da Costa e Silva, diplomata piauiense representante do Ministério das Cidades. Em seguida, o tema ainda segue em debate com João Henrique Sousa, secretário Municipal de Planejamento e Coordenação de Teresina; Roberto Asfora Filho, Vereador do Brejo da Madre de Deus; e José Armando Moura Moraes Júnior, secretário de Meio Ambiente de Serra Talhada. Também estará presente Guilherme Ponce, analista de Sustentabilidade do CDP América Latina, organização sem fins lucrativos que mobiliza investidores e governos com o intuito de acelerar ações para o desenvolvimento sustentável. Os debates e reuniões técnicas encerram às 17h30.

3º Encontro Regional ICLEI Nordeste

O 3º Encontro Regional ICLEI Nordeste: Biodiversidade e Clima em Foco no Nordeste – Trilhando Caminhos Sustentáveis, tem como objetivo potencializar ações locais e regionais, com uma agenda voltada para o debate e focada na criação de oportunidades de cooperação. Os Encontros Regionais adotam uma abordagem instrumental, baseada em exemplos de boas práticas e intercâmbio de experiências bem sucedidas, proporcionando amplo networking e incentivando parcerias, negócios sustentáveis, cooperação, participação, inclusão e inovação. Permitindo aos governos locais participantes, reconhecer e acessar instrumentos adequados para agir e responder a demandas imediatas na região.

Pmt.pi.gov.br

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade