SIGA O 24H

Economia

O governador Fonteles visita o Hub Investe Piauí

Publicado

em

Compartilhar isso...

Novo espaço visa o apoio ao desenvolvimento de empresas e soluções para serviços públicos.

Governador visita Hub de inovação da Investe Piauí nesta quarta (29)

O governador Rafael Fonteles visita, nesta quarta-feira (29), às 18h, o Hub Investe Piauí, espaço de inovação da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí). Localizado na Avenida Miguel Rosa, em frente à Estação Central do Metrô de Teresina, o local vai conectar o poder público com empresas e startups, ajudando a desenvolver negócios, oferecendo soluções para serviços públicos e movimentando o ecossistema de inovação do estado.

O prédio de quase 800 m² e três andares terá núcleo de inovação, incubação de empresas, cursos de tecnologia, espaço de coworking, atendimento a empresas, programas empresariais e apoio a fomento de recursos públicos.  “O hub tem que ser entendido como a casa do empreendedor. E aí nós estamos falando de todos: microempresa, empresa de tecnologia, de agro, de familiar, produtor rural e aquele que tem um pequenoproduto que quer rodar. Todos vão ser atendidos por esse espaço”, explica o vice-presidente de Inovação da Investe Piauí, Cristiano Vargas. 

Hub Investe Piaui (2).jpeg

Clube do Investidor

Um dos programas do hub é o Clube do Investidor, que fará o elo entre empresários interessados em investir recursos em startups. O acesso a recursos públicos, sejam estaduais, como Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), ou federais, como Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), também será facilitado. 

Outra inciativa do novo espaço da Investe Piauí é o Laboratório de Inovação do Piauí (Lipi), em que os desafios existentes dentro da administração pública estadual serão transformados em problemas mensuráveis para que as startups ou os empreendedores possam propor soluções. “É uma maneira de conectar com o Governo do Estado muito mais rápido do que ter que ir tentar vender um produto a uma secretaria ou a algum órgão”, destaca Vargas.

Conexão com hubs e outras entidades

Dentro do hub existirá também núcleos de inovação de instituições e entidades ou associações de classe.  “Estamos convidando o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outras entidades para que tragam seus núcleos de inovação para cá”, conta Cristiano Vargas, citando ainda o núcleo de inovação da Secretaria da Administração (Sead) e das universidades. “A ideia é todos rodarem aqui dentro, na mesma sala. Você começa a conectar todos os atores do sistema para realmente gerar novos negócios”, explica o vice-presidente da Investe Piauí. 

Essa ligação entre atores da inovação também terá a participação das comunidades de startups do Piauí, como Carnaúba Valley, Cajuína Valley, Gurgueia Valley; dos hubs privados, como Koa e Piauí Original Hub; e de instituições que já atuam em inovação, como as do Sistema S (Sebrae, o Senai e o Sesi).

Empresas tradicionais também serão bem-vindas, pois terão conexão com órgãos governamentais como a Junta Comercial do Piauí (Jucepi), além do próprio Sistema S, que é ligado a empresas de um modo geral. 

Programa Made in Piauí

O Hub Investe Piauí também vai ajudar aqueles negócios que não possuem CNPJ. Um exemplo desse apoio é o Made in Piauí, programa de rebranding de produtos locais que permite a venda de produtos regionais que não têm uma empresa à frente. Inaugurado recentemente durante a mostra de arquitetura Casa Cor, que está sendo realizada em Teresina, o Made in Piauí está vendendo no evento os produtos dos artesãos. O valor arrecado é destinado aos profissionais, beneficiando-os. “Eles não teriam condições de montar um stand numa Casa Cor. Então, nós montamos e fomentamos a venda para eles”, explica Cristiano Vargas. 

Coworking e podcast

O Hub Investe Piauí também terá serviço gratuito de coworking. Serão 30 espaços que poderão ser utilizados de 8h às 18h, mesmo horário em que o hub ficará aberto à população, de segunda à sexta-feira. 

No local foi instalado um estúdio de podcast, que poderá ser usado de forma gratuita pelas empresas e comunidades, mediante reserva de horário.

O espaço contará com um auditório para 30 alunos e terá aulas de tecnologia dos três turnos (manhã, tarde e noite).

Pi,gov.br

JUSNOTICIAS / NOTICIAS DE CAMPO MAIOR-PI / POLITICA / ESPORTES BACHAREL EM DIREITO / JORNALISTA - DRT 2590/PI RADIALISTA DRT 966/PI PUBLICITÁRIO E DIRETOR EXECUTIVO PORTALSN

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade