Esporte
Qual é o maior nordestino da história do futebol?
Top-3 de maiores nordestinos do futebol tem Zagallo, Marta e Rivaldo; veja lista completa e vote
GloboEsporte.com faz desafio com 50 jornalistas de várias partes do Brasil; confira os preferidos, as justificativas e também participe
Qual é o maior nordestino da história do futebol? Essa pergunta foi feita a 50 jornalistas e comentaristas de diversas partes do Brasil. A missão: escolher os três destaques, por ordem de preferência, em meio a 20 nomes nascidos na região que brilharam nacionalmente.
Marta e Rivaldo foram os mais citados, mas não levaram: ficaram empatados na segunda posição. O vencedor foi o alagoano Mário Jorge Lobo Zagallo, a primeira escolha de 21 jornalistas. Outros 10 nomes receberam votos. Veja abaixo como ficou o ranking completo:
Zagallo, Marta e Rivaldo lideram votação dos 50 jornalistas — Foto: Infoesporte
+ VC Escala: monte a seleção do Nordeste de todos os tempos
+ Camisapops Nordeste: acerte o ano de uniformes que marcaram época
Deixe seu voto e participe também da escolha
Qual é o maior nordestino da história do futebol?
+ Ronaldo? Ronaldinho? Romário? Jornalistas elegem a maior contratação do futebol brasileiro
+ Jornalistas elegem a maior rivalidade de todos os tempos no esporte; veja o ranking
Curiosidades da votação
- Marta e Rivaldo receberam a mesma quantidade de votos: 11 como primeira escolha, 16 como segunda e 10 como terceira. Somaram 113 pontos e ficaram empatados.
- Eles também estiveram no top-3 de 37 jornalistas, mais que Zagallo, lembrado por 31 pessoas. Mas o Velho Lobo somou mais pontos no cálculo total por ter sido o preferido de 21 jornalistas (contra 11 de Marta e Rivaldo, cada)
- Houve quem adotou como critério a identificação com o Nordeste e, por isso, deixou o Velho Lobo fora de sua lista. Ele nasceu em Alagoas e se mudou para o Rio de Janeiro com oito meses de vida.
- Dos 20 nomes listados, sete deles não receberam votos: Aldair, Clodoaldo, Edilson, Luís Pereira, Manga, Marinho Chagas e Sissi.
Eleitores e suas justificativas
Entre os responsáveis pela escolha, votaram representantes das cinco regiões do Brasil e de quase todos os estados do Nordeste, entre eles Chico José, Paulo Moraes e Rembrandt Júnior. Comentaristas, ex-jogadores e ex-treinadores também participaram. Confira algumas das justificativas abaixo.
Alex Escobar
- Zagallo
- Marta
- Daniel Alves
“Como é o maior nordestino, não necessariamente como melhor jogador, é o Zagallo pela quantidade de título e pela história que tem na seleção brasileira. Como jogador e treinador, número um distante. Número 2 é a Marta, por ter sido tantas vezes melhor do mundo num país que nunca deu estrutura a ela. Acho que ela conquistou muita coisa”, disse o apresentador do Globo Esporte.
“Fiquei muito na dúvida na terceira posição entre Bebeto e Daniel Alves, mas vou de Daniel pela carreira internacional. É recordista de títulos, jogando sempre por grandes times. Gigante”.
André Gallindo
- Zagallo
- Marta
- Rivaldo
“Zagallo, o único ser humano tetracampeão do mundo. Dois jogando, dois fora. Sou absolutamente fã de Marta, a maior jogadora de todos os tempos, de Rivaldo, o craque do Penta na minha opinião, de Manga, para muitos o maior goleiro de clubes da história…”, comentou o repórter pernambucano.
“Mas, no ano em que se celebra meio século do tri, de 1970, não há outro voto possível que não seja no alagoano, o Velho Lobo”.
Antero Neto
- Zagallo
- Marta
- Daniel Alves
“Eu me baseei pelos impactos das conquistas. Zagallo foi campeão mundial como jogador e treinador. Marta foi escolhida 6 vezes a melhor do mundo, e o Daniel foi campeão de praticamente tudo. São três nordestinos que se destacaram no mundo”, disse o narrador e apresentador da TV Verdes Mares, no Ceará.
Cabral Neto
- Zagallo
- Rivaldo
- Marta
“A história de Zagallo no futebol não se resume as quatro linhas do campo. Ninguém conquistou tantos títulos de Copa do Mundo quanto esse alagoano; mesmo sem ser considerado um craque, se destacou em campo por sua inteligência e movimentação inovadora, se alternando entre a ponta e o meio-campo, algo comum no futebol atual, mas não em 1958”, disse o comentarista da Globo no Recife.
“Zagallo é sinônimo de seleção brasileira”.
Grafite
- Ricardo Rocha
- Juninho Pernambucano
- Marta
“Eu vou colocar os três que tiveram sucesso no cenário do futebol e sempre carregaram a bandeira do Nordeste. Eu vou com esses três: Ricardo Rocha, Juninho, que carrega Pernambuco até no sobrenome, e a Marta”.
Gustavo Castellucci
“Em primeiro lugar, para mim, fica Daniel Alves. Primeiro porque o vi surgir, ganhar a Europa e se tornar o maior campeão da historia do futebol. Feliz demais que essa marca seja de um baiano . Em segundo lugar, com todas as honrarias, a rainha Marta. Seis vezes melhor do mundo é algo épico”, disse o comentarista da TV Bahia.
“E, por fim, minha reverência ao Velho Lobo Zagallo. Tetracampeão do Mundo. Se uma Copa já torna o jogador imortal, o que dizer de quatro títulos? Máximo respeito”
- Daniel Alves
- Marta
- Zagallo
Ledio Carmona
- Rivaldo
- Juninho Pernambucano
- Bobô
“Eu queria botar o Ademir também, mas não vou conseguir. O Bobô ganhou um brasileiro. Vou deixá-lo na lista”, disse o comentarista.
Muricy Ramalho
- Rivaldo
- Daniel Alves
- Marta
“Os três melhores são: Rivaldo, que foi campeão do mundo; Daniel Alves, o jogador que mais ganhou títulos; e a Marta, que é seis vezes melhor do mundo”, disse o comentarista.
PVC
- Rivaldo
- Marta
- Ademir de Menezes
“O Rivaldo é o jogador do Nordeste que foi eleito melhor do mundo, jogando pelo Barcelona. A Marta é uma vencedora por si só. Mas a gente ainda tem uma representatividade grande do que o Rivaldo conseguiu. Então, coloco a Marta em segundo”, disse o comentarista.
“O Ademir é a porta de entrada. O jogador do Sport, do Vasco… Fez o Vasco ser um time nordestino, embora carioca. Fez o Vasco um time brasileiro. Acho ele um símbolo. Podia votar no Zagallo. Mas o Zagallo é uma personalidade do Nordeste que ganhou o mundo. Como jogador, voto nesses três”.
Pedrinho
- Zagallo
- Bebeto
- Rivaldo
“Tem uns aqui que não vi, e é muito cruel. Por exemplo, o Ademir. É provável que ele tenha sido muito mais marcante do que outros, mas eu não vi. É cruel essa pesquisa. Difícil ter que escolher entre Júnior Maestro ou Rivaldo. Mas vou ficar com o Rivaldo”, disse o comentarista.
Tiago Medeiros
- Bebeto
- Rivaldo
- Ricardo Rocha
“Três campeões mundiais: Bebeto e Rivaldo foram fundamentais em 94 e 2002, respectivamente. Ricardo Rocha era titular em 94. Foi importantíssimo nas Eliminatórias e na Copa e, mesmo machucado, seguiu no grupo pela liderança que representava”, disse o apresentador do Globo Esporte no Recife.
“Além do que conquistaram com a Seleção, sempre ‘divulgaram’ a região Nordeste, seus estados natais. Todo Brasileiro sabe onde os três nasceram, porque eles sempre fizeram questão de valorizar suas raízes”.
Por GloboEsporte.com — Recife / Foto: Infoesporte