SIGA O 24H

Esporte

Qual é o maior nordestino da história do futebol?

Publicado

em

Compartilhar isso...

Top-3 de maiores nordestinos do futebol tem Zagallo, Marta e Rivaldo; veja lista completa e vote

GloboEsporte.com faz desafio com 50 jornalistas de várias partes do Brasil; confira os preferidos, as justificativas e também participe

Qual é o maior nordestino da história do futebol? Essa pergunta foi feita a 50 jornalistas e comentaristas de diversas partes do Brasil. A missão: escolher os três destaques, por ordem de preferência, em meio a 20 nomes nascidos na região que brilharam nacionalmente.

Marta e Rivaldo foram os mais citados, mas não levaram: ficaram empatados na segunda posiçãoO vencedor foi o alagoano Mário Jorge Lobo Zagallo, a primeira escolha de 21 jornalistasOutros 10 nomes receberam votos. Veja abaixo como ficou o ranking completo:

Zagallo, Marta e Rivaldo lideram votação dos 50 jornalistas — Foto: Infoesporte

Zagallo, Marta e Rivaldo lideram votação dos 50 jornalistas — Foto: Infoesporte

+ VC Escala: monte a seleção do Nordeste de todos os tempos

+ Camisapops Nordeste: acerte o ano de uniformes que marcaram época

Deixe seu voto e participe também da escolha

Qual é o maior nordestino da história do futebol?

Qual é o maior nordestino da história do futebol?
Qual é o maior nordestino da história do futebol?

VOTE AQUI

+ Ronaldo? Ronaldinho? Romário? Jornalistas elegem a maior contratação do futebol brasileiro

+ Jornalistas elegem a maior rivalidade de todos os tempos no esporte; veja o ranking

Curiosidades da votação

  • Marta e Rivaldo receberam a mesma quantidade de votos: 11 como primeira escolha, 16 como segunda e 10 como terceira. Somaram 113 pontos e ficaram empatados.
  • Eles também estiveram no top-3 de 37 jornalistas, mais que Zagallo, lembrado por 31 pessoas. Mas o Velho Lobo somou mais pontos no cálculo total por ter sido o preferido de 21 jornalistas (contra 11 de Marta e Rivaldo, cada)
  • Houve quem adotou como critério a identificação com o Nordeste e, por isso, deixou o Velho Lobo fora de sua lista. Ele nasceu em Alagoas e se mudou para o Rio de Janeiro com oito meses de vida.
  • Dos 20 nomes listados, sete deles não receberam votos: Aldair, Clodoaldo, Edilson, Luís Pereira, Manga, Marinho Chagas e Sissi.

Eleitores e suas justificativas

Entre os responsáveis pela escolha, votaram representantes das cinco regiões do Brasil e de quase todos os estados do Nordeste, entre eles Chico José, Paulo Moraes e Rembrandt Júnior. Comentaristas, ex-jogadores e ex-treinadores também participaram. Confira algumas das justificativas abaixo.

Alex Escobar

  1. Zagallo
  2. Marta
  3. Daniel Alves

“Como é o maior nordestino, não necessariamente como melhor jogador, é o Zagallo pela quantidade de título e pela história que tem na seleção brasileira. Como jogador e treinador, número um distante. Número 2 é a Marta, por ter sido tantas vezes melhor do mundo num país que nunca deu estrutura a ela. Acho que ela conquistou muita coisa”, disse o apresentador do Globo Esporte.

“Fiquei muito na dúvida na terceira posição entre Bebeto e Daniel Alves, mas vou de Daniel pela carreira internacional. É recordista de títulos, jogando sempre por grandes times. Gigante”.

André Gallindo

  1. Zagallo
  2. Marta
  3. Rivaldo

“Zagallo, o único ser humano tetracampeão do mundo. Dois jogando, dois fora. Sou absolutamente fã de Marta, a maior jogadora de todos os tempos, de Rivaldo, o craque do Penta na minha opinião, de Manga, para muitos o maior goleiro de clubes da história…”, comentou o repórter pernambucano.

“Mas, no ano em que se celebra meio século do tri, de 1970, não há outro voto possível que não seja no alagoano, o Velho Lobo”.

Antero Neto

  1. Zagallo
  2. Marta
  3. Daniel Alves

“Eu me baseei pelos impactos das conquistas. Zagallo foi campeão mundial como jogador e treinador. Marta foi escolhida 6 vezes a melhor do mundo, e o Daniel foi campeão de praticamente tudo. São três nordestinos que se destacaram no mundo”, disse o narrador e apresentador da TV Verdes Mares, no Ceará.

Cabral Neto

  1. Zagallo
  2. Rivaldo
  3. Marta

“A história de Zagallo no futebol não se resume as quatro linhas do campo. Ninguém conquistou tantos títulos de Copa do Mundo quanto esse alagoano; mesmo sem ser considerado um craque, se destacou em campo por sua inteligência e movimentação inovadora, se alternando entre a ponta e o meio-campo, algo comum no futebol atual, mas não em 1958”, disse o comentarista da Globo no Recife.

“Zagallo é sinônimo de seleção brasileira”.

Grafite

  1. Ricardo Rocha
  2. Juninho Pernambucano
  3. Marta

“Eu vou colocar os três que tiveram sucesso no cenário do futebol e sempre carregaram a bandeira do Nordeste. Eu vou com esses três: Ricardo Rocha, Juninho, que carrega Pernambuco até no sobrenome, e a Marta”.

Gustavo Castellucci

“Em primeiro lugar, para mim, fica Daniel Alves. Primeiro porque o vi surgir, ganhar a Europa e se tornar o maior campeão da historia do futebol. Feliz demais que essa marca seja de um baiano . Em segundo lugar, com todas as honrarias, a rainha Marta. Seis vezes melhor do mundo é algo épico”, disse o comentarista da TV Bahia.

“E, por fim, minha reverência ao Velho Lobo Zagallo. Tetracampeão do Mundo. Se uma Copa já torna o jogador imortal, o que dizer de quatro títulos? Máximo respeito”

  1. Daniel Alves
  2. Marta
  3. Zagallo

Ledio Carmona

  1. Rivaldo
  2. Juninho Pernambucano
  3. Bobô

“Eu queria botar o Ademir também, mas não vou conseguir. O Bobô ganhou um brasileiro. Vou deixá-lo na lista”, disse o comentarista.

Muricy Ramalho

  1. Rivaldo
  2. Daniel Alves
  3. Marta

“Os três melhores são: Rivaldo, que foi campeão do mundo; Daniel Alves, o jogador que mais ganhou títulos; e a Marta, que é seis vezes melhor do mundo”, disse o comentarista.

PVC

  1. Rivaldo
  2. Marta
  3. Ademir de Menezes

“O Rivaldo é o jogador do Nordeste que foi eleito melhor do mundo, jogando pelo Barcelona. A Marta é uma vencedora por si só. Mas a gente ainda tem uma representatividade grande do que o Rivaldo conseguiu. Então, coloco a Marta em segundo”, disse o comentarista.

“O Ademir é a porta de entrada. O jogador do Sport, do Vasco… Fez o Vasco ser um time nordestino, embora carioca. Fez o Vasco um time brasileiro. Acho ele um símbolo. Podia votar no Zagallo. Mas o Zagallo é uma personalidade do Nordeste que ganhou o mundo. Como jogador, voto nesses três”.

Pedrinho

  1. Zagallo
  2. Bebeto
  3. Rivaldo

“Tem uns aqui que não vi, e é muito cruel. Por exemplo, o Ademir. É provável que ele tenha sido muito mais marcante do que outros, mas eu não vi. É cruel essa pesquisa. Difícil ter que escolher entre Júnior Maestro ou Rivaldo. Mas vou ficar com o Rivaldo”, disse o comentarista.

Tiago Medeiros

  1. Bebeto
  2. Rivaldo
  3. Ricardo Rocha

“Três campeões mundiais: Bebeto e Rivaldo foram fundamentais em 94 e 2002, respectivamente. Ricardo Rocha era titular em 94. Foi importantíssimo nas Eliminatórias e na Copa e, mesmo machucado, seguiu no grupo pela liderança que representava”, disse o apresentador do Globo Esporte no Recife.

“Além do que conquistaram com a Seleção, sempre ‘divulgaram’ a região Nordeste, seus estados natais. Todo Brasileiro sabe onde os três nasceram, porque eles sempre fizeram questão de valorizar suas raízes”.

Por GloboEsporte.com — Recife / Foto: Infoesporte

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade