SIGA O 24H

Saúde

Seguradoras oferecem contratos com opções mais restritas de reembolso

Publicado

em

Compartilhar isso...

Planos de saúde limitam reembolsos para reduzir custos. Entenda o que muda nas operadoras

Há ainda atuação para coibir fraudes, mas especialistas alertam para abusos

Para reduzir custos, muitos planos de saúde têm oferecido contratos com opções mais restritas de reembolso e, em alguns casos, até sem essa possibilidade, permitindo que seus usuários usem apenas a rede credenciada. Em outra frente, várias seguradoras têm apertado protocolos para evitar fraudes ou pagamentos indevidos. Algumas práticas, porém, são vistas com ressalvas por especialistas em direito ao consumidor.

  • Recurso: Unimed Rio obtém liminar na Justiça para suspender decisão de assembleia que destituiu diretoria da cooperativa
  • Planos de saúde: Governo define este mês índice de reajuste, que deve ficar em 7%

A Bradesco Saúde, por exemplo, exige que o profissional que presta o serviço ao beneficiário — médico, psicólogo, fisioterapeuta e outros — tenha registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Ministério da Saúde, para liberar o pagamento do reembolso.

Não previsto em contrato

Advogada do programa de Saúde do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Marina Paullelli explica que o cadastro foi estabelecido pela pasta em 2015. O CNES, diz ela, é uma ferramenta de gestão de política pública, para que o governo federal entenda quantos hospitais, clínicas e profissionais atuam em cada região. E, na sua visão, não deveria ser exigido pelos planos de saúde:

  • Planos coletivos: Reajuste, na média, supera 10% nos contratos empresariais

— No caso dos estabelecimentos públicos, há um incentivo (para que o profissional tenha o CNES), porque é uma condicionante para repasse de verbas do governo federal. Mas isso não acontece no caso dos privados. E não há previsão de multa ou penalidade para o não cadastro.

Ela avalia que a prática é abusiva porque viola a previsão contratual dos planos de saúde de garantir o reembolso dos procedimentos listados:

Níveis dos rios voltam a subir no Rio Grande do Sul: mais de duas semanas após o começo das chuvas, estado continua a sofrer com inundações

— Esse tipo de entrave burocrático não é algo que deve ser tratado direto com o consumidor, nem pode penalizá-lo de alguma forma.

Especialista em Direito à Saúde do escritório Vilhena Silva, o advogado Rafael Robba diz que reclamações sobre dificuldades em obter reembolso sobem desde o último semestre de 2023. As queixas são principalmente relativas a atendimentos feitos com regularidade, como os de fonoaudiologia, psicoterapia e fisioterapia, que geram mais volume de pedidos de reembolso.

  • Rompimento: Alta em cancelamento de planos de saúde coletivos impacta até quem está em tratamento, o que é proibido pela ANS

— Desde o começo de 2023, as operadoras começaram a dificultar muito os pedidos de reembolso, pedindo até cópia de extrato bancário para comprovar que o procedimento foi pago, além de recibo e nota fiscal, o que não é previsto nos contratos. Exigir que o consumidor tenha essa informação (sobre o CNES) e confirme isso me parece abusivo. O consumidor virou fiscal da clínica ou do profissional?

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) afirma que, a princípio, não há justificativa para a operadora exigir, para fins de reembolso, que o estabelecimento de saúde tenha cadastro no CNES. E afirma que a operadora não pode cobrar documentação que não esteja prevista em contrato, não sendo da responsabilidade do beneficiário constatar se o estabelecimento de saúde executor dos serviços está registrado no CNES.

Infração sujeita à multa

A operadora que exigir, sem a devida justificativa, documentos como o registro no CNES poderá estar sujeita à prática de infração regulatória, podendo sofrer punições da ANS, como advertência e multa a partir de R$ 30 mil, nos termos do artigo 91 da RN nº 489/2022.

  • Tire dúvidas: Como fazer a portabilidade do plano de saúde? Tem carência?

Outros planos têm optado por oferecer planos sem reembolsos para reduzir custos e ter preço mais competitivo. A Porto Saúde, por exemplo, lançou este ano um plano para médias empresas com cobertura regional e sem direito a reembolso, mas, segundo a operadora, com preços cerca de 25% abaixo dos similares com rede aberta.

A Bradesco Saúde informou em nota que segue a legislação e a regulamentação do setor. “Trata-se de uma regulação do Ministério da Saúde que define que se ‘constitui como documento público e sistema de informação oficial de cadastramento de informações de todos os estabelecimentos de saúde no país, independentemente da natureza jurídica ou de integrarem o Sistema Único de Saúde (SUS)’”, afirmou.

Por Letícia Lopes — Rio

OGlobo.globo.com

7 Comentários

7 Comments

  1. escape roomy lista

    5 de julho de 2024 no 17:24

    Good article and right to the point. I don’t know if this is truly the best
    place to ask but do you people have any ideea where to
    get some professional writers? Thanks 🙂 Lista escape roomów

  2. LesleyA

    6 de julho de 2024 no 17:45

    Very interesting topic, thanks for putting up.!

  3. Palm beach. Miami

    21 de julho de 2024 no 06:12

    Hi! I just wish to give you a big thumbs up for the great info you have right here on this post. I will be returning to your blog for more soon.

  4. ontario

    21 de julho de 2024 no 23:19

    Having read this I believed it was extremely enlightening. I appreciate you taking the time and energy to put this article together. I once again find myself spending way too much time both reading and leaving comments. But so what, it was still worth it!

  5. Mushroom gummies

    22 de julho de 2024 no 06:29

    Hi, I do think this is an excellent blog. I stumbledupon it 😉 I am going to come back yet again since i have book-marked it. Money and freedom is the greatest way to change, may you be rich and continue to guide others.

  6. lehenga

    23 de julho de 2024 no 23:54

    It’s hard to come by experienced people for this topic, but you sound like you know what you’re talking about! Thanks

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade