SIGA O 24H

Trabalho / Emprego

(Semcaspi), por meio da (GDH), está promovendo a capacitação dos conselheiros tutelares da capital

Publicado

em

Compartilhar isso...

Após 17 anos, Semcaspi capacita conselheiros tutelares para implementação do SIPIA

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio da Gerência de Direitos Humanos (GDH), está promovendo a capacitação dos conselheiros tutelares da capital para o acesso ao Sistema de Informação para Infância e Adolescência (SIPIA). A capacitação teve início nesta segunda-feira, (13), e segue até quarta-feira, (15), no Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Estão sendo capacitados os 25 conselheiros tutelares e os 25 suplentes. Além disto, a capacitação foi aberta também para os conselheiros tutelares de regiões adjacentes.

Segundo o secretário da Semcaspi, Allan Cavalcante, a capacitação para SIPIA é importante por inserir numa rede nacional os processos que chegam aos conselhos tutelares.

“A gente abriu a capacitação para os conselheiros e aos suplentes e ainda aos conselheiros tutelares que atuam em regiões de municípios circunvizinhos, como Altos, José de Freitas, Demerval Lobão. Porque ajuda também a alimentar a rede do SIPIA e acrescentar os processos, que antes ficavam apenas no papel”, pontuou.

Para André Santos, gerente de Direitos Humanos, o SIPIA foi implantado em Teresina há 17 anos, no entanto, os conselheiros tutelares não receberam a devida capacitação para trabalhar com o sistema.

“É um programa nacional do Governo Federal, onde é feito o relato dos casos. Nesta rede, são cadastrados escolas, delegacias e vários outros órgãos, para registrar e compartilhar informações. Desde 2004, este sistema foi implantado no município de Teresina, mas os conselheiros nunca tiveram capacitação devida. Agora, estão sendo capacitados para passar a utilizar este sistema”, esclareceu.

Socorro Arrais, conselheira tutelar do IV Conselho Tutelar, o SIPIA é uma ferramenta que só vem a somar aos trabalhos dos conselheiros tutelares.

“A questão da implementação do SIPIA já vem se arrastando por mais de uma década, em Teresina e no Piauí. Um dos benefícios para o uso deste sistema é acabar com o acúmulo de papel, pela inserção dos processos na rede de estarmos interligados. É uma luta antiga! Precisamos sim de capacitar os conselheiros, porque precisamos estar inseridos no sistema. O município está de parabéns por viabilizar a implementação do SIPIA na capita”, ressaltou.

SIPIA

O Sistema de Informação para Infância e Adolescência (SIPIA) trata-se de uma rede nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Foto: Ascom/Semcaspi

Pmt.pi.gov.br

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade