SIGA O 24H

Politica

Todos os ministérios estarão presentes nesta grande parceria com o Governo do Estado.

Publicado

em

Compartilhar isso...

Em Brasília, Rafael Fonteles visita ministérios para agilizar obras do PAC

O objetivo do governador é superar os entraves burocráticos para garantir a execução das obras com rapidez.

O governador Rafael Fonteles cumpriu agenda em Brasília nesta quarta-feira (5), onde participou de audiências em diversos ministérios, entre eles o das Cidades (MCID) e das Relações Institucionais (MRI). Dentre as pautas, o chefe do Executivo Estadual tratou das obras do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), como “Minha Casa, Minha Vida” e o Metrô de Teresina, que devem injetar recursos no Piauí. Ficou acertada também a realização da Caravana Federativa no Piauí, uma ação que facilita o acesso de prefeituras a programas federais.

Lançado em agosto do ano passado pelo presidente Lula, o Novo PAC prevê R$ 56,5 bilhões em investimentos no Piauí, contemplando diversas áreas. O objetivo do governador agora é superar os entraves burocráticos para garantir a execução das obras com rapidez.

“Acelerar aquilo que depender de contrapartida do Estado, fazer o dever de casa. Além de estar, obviamente, presente com as equipes técnicas do Ministério, contando com o apoio importantíssimo dos ministros, para esses pleitos do Piauí acontecerem no tempo mais breve possível”, ponderou Fonteles.

Parte da bancada federal piauiense acompanhou a agenda com o ministro das Cidades, Jader Filho. Os deputados Castro Neto, Júlio César e Jadyel Alencar, além da senadora Jussara Lima, reforçaram pleitos relacionados a obras de drenagem, intermodal e do Novo PAC Seleções, que realiza obras e empreendimentos para a população em áreas essenciais à saúde, educação, mobilidade, qualidade de vida e acesso a direitos, com participação direta de municípios e estados.

“Temos certeza que, junto com o presidente Lula e os demais ministros envolvidos, cada vez mais celeridade nós teremos na liberação desses recursos, que são muito importantes para a melhoria da qualidade de vida do nosso povo do Piauí”, complementou Rafael.

Caravana Federativa

Em reunião com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o governador acertou a realização da Caravana Federativa no Piauí. Trata-se de uma ação itinerante do Governo Federal, que leva aos estados, representantes de ministérios e bancos públicos, para atender prefeitos e gestores locais que desejam ampliar a participação dos municípios nos programas federais. O evento acontece no Centro de Convenções de Teresina, em 20 e 21 de junho. 

“Todos os ministérios estarão presentes nesta grande parceria com o Governo do Estado. Vamos montar balcões de atendimento, esclarecer dúvidas, acelerar liberação de recursos, de convênios, aquilo que o presidente Lula quer fazer, sempre: parceria com o Governo do Estado e com os municípios para fazer as coisas andarem”, explicou Padilha.

A Caravana Federativa envolve Governo Federal, Governo do Estado e municípios. Rafael destacou a importância do evento para as prefeituras e para a população. “Destrava recursos, vence a burocracia e faz a política pública que tem que acontecer, que é a prioridade do presidente Lula”, destacou o governador Rafael Fonteles.

Outras audiências

Fonteles também teve reuniões com o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; com o ministro da Agricultura e Pecuária em Exercício, Irajá Lacerda; com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; e com o subchefe da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento, Maurício Muniz.

Pmt.pi.goc.br

JUSNOTICIAS / NOTICIAS DE CAMPO MAIOR-PI / POLITICA / ESPORTES BACHAREL EM DIREITO / JORNALISTA - DRT 2590/PI RADIALISTA DRT 966/PI PUBLICITÁRIO E DIRETOR EXECUTIVO PORTALSN

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade