Economia
Empresáriose, avaliaram positivamente o protocolo de retomada das atividades econômicas
Valdeci Cavalcante sobre plano de retomada: “Traz esperança”
O presidente da Federação do Comércio do Piauí avaliou positivamente as diretrizes apresentadas pelo governador Wellington Dias
Empresáriose entidades ligadas ao setor produtivo avaliaram positivamente oprotocolo de retomada das atividades econômicas, apresentado pelo governo do Estado nessa terça-feira (02). Apesar de ainda não contemplar todas as demandasreivindicadas, o documento foi bem recebido pelas categorias, que nos últimos dias passaram a intensificar a cobrança direcionada ao governo estadual e à Prefeitura de Teresina.
Para o presidente da Federação do Comércio do Piauí (Fecomércio), Valdeci Cavalcante, o plano apresentado nesta terça-feira pelo governador Wellington Dias (PT) reacende a esperança da recuperação econômica entre os empresários do setor. Segundo ele, as diretrizes do plano já começaram a ser discutidas para possibilitar a efetivação.
“É um plano cauteloso, que traz uma esperança aos empresários. Sabemos que não podemos abrir abruptamente, a gente sabe que é preciso tomar todos os cuidados. O plano é importante porque traz essas diretrizes e estabelece prazos”, avaliou Valdeci Cavalcante, ao reconhecer que, mesmo como início da retomada, os empresários ainda continuarão sofrendo grandes prejuízos.
“Ainda vai demorar para que a população comece a frequentar Shoppings e lojas. Enquanto isso, a classe empresarial vai continuar tendo prejuízos, porque vai ter que contratar pessoal, pagar energia e outras despesas. Vamos levar pelo menos um ano para começar a recuperar os prejuízos acumulados nesse período de fechamento”, completou.
Leia também: Piauí: retomada da economia pode acontecer em junho, prevê secretário
Governo do Estado x Prefeitura
O presidente da Federação do Comércio também fez comparações entre os protocolos apresentados pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Teresina. Na avaliação dele, O Palácio da Cidade deixa a desejar ao não apresentar metas concretas e falhar no diálogo com o setor produtivo do município.
Valdeci Cavalcante também faz duras críticas à postura do prefeito Firmino Filho diante da atual conjuntura.
“Está muito difícil de conversar com o Firmino, ele está muito vaidoso, temperamental. Ele tem um recalque muito grande com a classe empresarial, ele se sente um soberano. O Firmino teve a oportunidade de tirar a máscara e mostrar sua verdadeira face. Até então, todos nós, empresários, colaborávamos com ele nas eleições, mas hoje sabemos quem é o prefeito realmente. […] o governador é pessoa fácil da gente conversar… A gente discute, mas sempre se entende”, declarou.
Por: Natanael Souza / Portalodia.com