SIGA O 24H

Esporte

Alistair Overeem nocauteou Augusto Sakai no quinto round da luta

Publicado

em

Compartilhar isso...

Holandês cansa o brasileiro nos rounds iniciais, se defende de forma eficiente e atrai o rival para a grade até conseguir as brechas para as derrubadas e desferir golpes no chão para vencer

Alistair Overeem usa estratégia para nocautear Augusto Sakai no quinto round do UFC em Las Vegas

A experiência venceu a juventude. Assim pode ser descrita a luta entre o peso-pesado holandês Alistair Overeem e o brasileiro Augusto Sakai. Mostrando tranquilidade na defesa e uma ótima leitura de luta, o veterano conseguiu usar as derrubadas nos rounds finais após cansar o brasileiro e nocauteà-lo aos 26s do R5, chegando à vitória de número 47 em 66 lutas como profissional. Já Sakai sofreu apenas a segunda derrota – a primeira por nocaute – em 18 lutas na carreira.

Alistair Overeem nocauteou Augusto Sakai no quinto round da luta principal do evento deste sábado — Foto: Getty Images

Alistair Overeem nocauteou Augusto Sakai no quinto round da luta principal do evento deste sábado — Foto: Getty Images

A luta

O primeiro round começou com Overeem tentando surpreender Sakai com uma tentativa de ataque em velocidade após alguns instantes de estudos. O brasileiro esquivou-se e pouco depois atacou com diretos que abalaram o holandês. Overeem recuou até a grade e se defendeu, evitando receber mais golpes. A luta ficou alguns momentos na grade até que ambos voltaram ao centro do octógono. O brasileiro conectou alguns golpes, mas sem contundência, até o intervalo.

Na volta para o segundo round, os dois lutadores ainda dosavam as energias, e atacavam nos momentos em que acreditavam que iriam capitalizar um sobre o outro. Sakai era mais agressivo, e quando desferia seus golpes, via Overeem se fechar e defender eficientemente os ataques. O holandês buscava a luta na grade, e desferia joelhadas e cotoveladas, que eram respondidas pelo brasileiro também com joelhadas e socos na linha de cintura. Ao fim do round, Sakai apresentava um ferimento no supercílio esquerdo.

Alistair Overeem resistiu aos ataques de Augusto Sakai junto à grade — Foto: Getty Images

Alistair Overeem resistiu aos ataques de Augusto Sakai junto à grade — Foto: Getty Images

Alistair Overeem voltou mais agressivo para o terceiro round, e Sakai aproveitava para contra-golpear com diretos e cruzados de encontro. O holandês fazia uma defesa eficiente na grade quando o brasileiro o acuava com golpes. Sakai batia muito, mas a maioria dos golpes parava nas luvas do rival. Na marca de 1m30s para o intervalo, Overeem derrubou Sakai, e caiu por cima no chão. O brasileiro chegou a aplicar uma pedalada quando o holandês se levantou, mas Overeem voltou à carga por cima, e terminou o round com a guarda de Sakai passada e golpeando.

Aparentando desgaste físico e cansaço no início do quarto round, Augusto Sakai retornou para a luta no ataque sobre Alistair Overeem. O holandês também buscava o ataque, mas inteligentemente recuava até a grade para atrair Sakai e buscar o seu jogo de luta agarrada. Sakai passava a usar os chutes na panturrilha para incomodar Overeem. O holandês mais uma vez derrubou o brasileiro e passou a atacá-lo com duros golpes, especialmente com uma cotovelada que abriu ainda mais o ferimento no supercílio. Sakai sobreviveu com muita dificuldade aos instantes finais do round.

Augusto Sakai terminou com grandes ferimentos após a luta contra Alistair Overeem — Foto: Getty Images
Augusto Sakai terminou com grandes ferimentos após a luta contra Alistair Overeem — Foto: Getty Images

No quinto e último round, Overeem aplicou uma queda nos primeiros segundos de disputa e, aproveitando-se do cansaço do brasileiro, desferiu mais três cotoveladas duríssimas que forçaram o árbitro a encerrar a luta, decretando o nocaute técnico.

Ovince St. Preux nocauteia Alonzo Menifield

Mesmo parecendo lutar em câmera lenta, o peso-meio-pesado haitiano Ovince St. Preux mostrou que é perigoso na trocação. O americano Alonzo Menifield foi vítima da experiência de St. Preux, e recebeu um cruzado de encontro aos 4m07s do segundo round, sendo nocauteado imediatamente e festejando com o sinal de “Wakanda Forever”, em homenagem ao ator Chadwick Boseman, que interpretava o super-herói “Pantera Negra”, falecido recentemente.

Ovince St. Preux faz a saudação "Wakanda Forever" após nocautear Alonzo Menifield no UFC Overeem x Sakai — Foto: Getty Images

Ovince St. Preux faz a saudação “Wakanda Forever” após nocautear Alonzo Menifield no UFC Overeem x Sakai — Foto: Getty Images

Alonzo Menifield começou a luta indo para cima de Ovince St. Preux tentando derrubá-lo, mas o haitiano evitou o ataque e conectou dois belos diretos aproveitando sua maior envergadura. O americano não conseguia se aproximar, e recebia jabs e chutes nas pernas. St. Preux, que se mostrava lento durante o combate, viu Menifield se aproximar nos segundos finais, e recebeu dois diretos que o abalaram antes do intervalo.

O haitiano voltou no mesmo ritmo para o segundo round. Menifield circulava sem conseguir se aproximar para atacar, e St. Preux desferia chutes na linha de cintura e nas pernas que mantinham o rival à distância. Na marca de um minuto, o americano conseguiu abalar o haitiano com um golpe de direita. St. Preux parecia desequilibrado quando Menifield se aproximou para buscar o nocaute, mas mesmo assim desferiu um cruzado de encontro que acertou o queixo do rival, derrubando-o e garantindo o nocaute.

André Sergipano “passeia” sobre Bartosz Fabinski

Com uma atuação segura e precisa, o peso-médio André Sergipano venceu o polonês Bartosz Fabinski por finalização, com uma chave de braço em apenas 2m42s do primeiro round. Esta foi a segunda vitória de Sergipano em duas lutas no UFC.

André Sergipano finalizou Bartosz Fabinski no UFC Overeem x Sakai — Foto: Getty Images

André Sergipano finalizou Bartosz Fabinski no UFC Overeem x Sakai — Foto: Getty Images

Os dois lutadores começaram a luta trocando golpes próximos à grade, e Fabinski encurtou a distância para tentar a luta agarrada para derrubar Sergipano. O brasileiro resistiu, inverteu a posição e encaixou uma guilhotina. O polonês conseguiu se livrar da posição, mas Sergipano fez a transição para um triângulo, e depois encaixou a chave de braço, e Fabinski não teve opção a não ser desistir do combate.

Confira todos os resultados do evento:
Alistair Overeem venceu Augusto Sakai por nocaute técnico aos 26s do R5
Ovince St. Preux venceu Alonzo Menifield por nocaute aos 4m07s do R2
Michel Pereira venceu Zelim Imadaev por finalização aos 4m39s do R3
André Sergipano venceu Bartosz Fabinski por finalização aos 2m42s do R1
Brian Kelleher venceu Ray Rodriguez por finalização aos 39s do R1
Viviane Araújo venceu Montana de la Rosa por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
Hunter Azure venceu Cole Smith por decisão unânime (triplo 29-28)

UFC Covington x Woodley: ex-campeões estarão frente a frente, ao vivo no Combate! — Foto: Infoesporte

UFC Covington x Woodley: ex-campeões estarão frente a frente, ao vivo no Combate! — Foto: Infoesporte

UFC Covington x Woodley: ex-campeões estarão frente a frente, ao vivo no Combate!

Por Combate.com — Las Vegas / Globoesporte.globo.com

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade