SIGA O 24H

JUSnoticias

O (STF) tem cinco votos para manter a decisão individual do ministro Zanin

Publicado

em

Compartilhar isso...

Fux pede vista e interrompe julgamento da desoneração da folha

Cinco ministros votaram a favor para manter suspensão da medida

O Supremo Tribunal Federal (STF) tem cinco votos para manter a decisão individual do ministro Cristiano Zanin que derrubou a desoneração de impostos sobre a folha de pagamento de 17 setores da economia e de determinados municípios até 2027. A Corte começou a julgar nesta sexta-feira (26) no plenário virtual se a liminar de Zanin será referendada. 

Até o momento, o placar da votação está 5 votos a 0 pela manutenção da decisão, que foi motivada por uma ação da Advocacia-Geral da União (AGU), órgão que representa o governo federal na Justiça.

Além de Zanin, os votos foram proferidos pelos ministros Flávio Dino, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes e Edson Fachin. 

Apesar dos votos, o julgamento foi interrompido por um pedido de vista feito pelo ministro Luiz Fux. Não há data para a retomada do julgamento. A suspensão da desoneração continua em validade. 

Na ação protocolada no STF, a AGU sustentou que a desoneração foi prorrogada até 2027 pelo Congresso sem estabelecer o impacto financeiro da renúncia fiscal. A petição foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias.

A ação também contestou a decisão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que invalidou o trecho da Medida Provisória (MP) 1.202/2023. A MP derrubou a desoneração previdenciária para pequenas e médias prefeituras.

Ao aceitar os argumentos da AGU, o ministro Cristiano Zanin entendeu que a aprovação de desoneração pelo Congresso não indicou o impacto financeiro nas contas públicas.

“O quadro fático apresentado, inclusive com a edição de subsequentes medidas provisórias com o objetivo de reduzir o desequilíbrio das contas públicas indicam, neste juízo preliminar, que há urgência em se evitar verdadeiro desajuste fiscal de proporções bilionárias e de difícil saneamento caso o controle venha a ser feito apenas ao final do julgamento de mérito”, justificou Zanin.

Mais cedo, o Senado recorreu da decisão de Zanin e pediu que o ministro reconsidere sua decisão. 

 Por André Richter – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Edição: Carolina Pimentel

JUSNOTICIAS / NOTICIAS DE CAMPO MAIOR-PI / POLITICA / ESPORTES BACHAREL EM DIREITO / JORNALISTA - DRT 2590/PI RADIALISTA DRT 966/PI PUBLICITÁRIO E DIRETOR EXECUTIVO PORTALSN

6 Comentários

6 Comments

  1. escape Room lista

    5 de julho de 2024 no 15:59

    Awsome article and straight to the point. I don’t know if
    this is actually the best place to ask but do you folks have any
    ideea where to employ some professional writers? Thank
    you 🙂 Escape room

  2. DorrisJ

    6 de julho de 2024 no 15:51

    I was looking through some of your articles on this internet site
    and I believe this web site is rattling informative!
    Retain posting.?

  3. Sarasota Florida

    21 de julho de 2024 no 06:19

    Your style is unique compared to other folks I’ve read stuff from. Thanks for posting when you’ve got the opportunity, Guess I will just book mark this page.

  4. near me

    21 de julho de 2024 no 23:23

    Good web site you’ve got here.. It’s difficult to find high-quality writing like yours these days. I truly appreciate people like you! Take care!!

  5. Flum vape

    22 de julho de 2024 no 06:33

    Excellent article. I will be dealing with a few of these issues as well..

  6. navratri chaniya choli

    23 de julho de 2024 no 23:58

    Good blog post. I absolutely love this website. Thanks!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade