SIGA O 24H

Municípios

Confira o que pode funcionar nesta quinta-feira após decreto do Governo do Piauí

Publicado

em

Compartilhar isso...

Nessa quinta-feira apenas as atividades consideradas essenciais vão poder funcionar, mas todas elas precisam respeitar o toque de recolher a partir de 21h.

Veja o que funciona nesta quinta-feira (18) no Piauí com feriado antecipado e decreto restritivo

A partir desta quinta-feira (18) até as 24h de 21 de março está autorizado no Estado do Piauí o funcionamento apenas das atividades consideradas essenciais, de acordo com o decreto com medidas mais restritivas, do governo do estado, para reduzir disseminação do novo coronavírus. O Estado já tem 139 pessoas infectadas pelo coronavírus na fila de espera por leitos em todo o Piauí. Teresina terá funcionamento diferente na sexta-feira (19), veja detalhes ao fim da reportagem.

Nesta quinta-feira apenas as atividades consideradas essenciais vão poder funcionar, mas todas elas precisam respeitar o toque de recolher a partir de 21h, onde está proibida a circulação de pessoas em espaços e vias públicas, ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, ressalvados os deslocamentos de extrema necessidade.

Podem funcionar:

  • mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, hipermercados, padarias e produtos alimentícios;
  • farmácias, drogarias, produtos sanitários e de limpeza;
  • oficinas mecânicas e borracharias;
  • lojas de conveniência e lojas de produtos alimentícios situadas em rodovias estaduais e federais, exclusivamente para atendimento de pessoas em trânsito;
  • postos revendedores de combustíveis e distribuidoras de gás;
  • hotéis, com atendimento exclusivo dos hóspedes;
  • distribuidoras e transportadoras;
  • serviços de segurança pública e vigilância;
  • serviços de alimentação preparada e bebidas exclusivamente para sistema de delivery ou drive-thru;
  • serviços de telecomunicação, processamento de dados, call center e imprensa;
  • serviços de saúde, respeitadas as normas expedidas pela Secretaria de Saúde do Estado do Piauí;
  • serviços de saneamento básico, transporte de passageiros, energia elétrica e funerários;
  • agricultura, pecuária, extrativismo e indústria.

No caso dos mercados, supermercados e hipermercados, o Governo do Piauí determinou que o funcionamento só poderá acontecer até as 20h, ficando proibida a entrada de clientes no estabelecimento após este horário. Também está vedada nesses estabelecimentos a venda de artigos de vestuário, móveis, colchões, cama box, aparelhos celulares, computadores, impressoras e demais aparelhos e equipamentos de informática.

Antecipação do feriado

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, em segunda votação, e o governador sancionou, o projeto enviado pelo governo do estado para a antecipação do Dia do Piauí, normalmente comemorado no dia 19 de outubro, para esta quinta-feira (18).

O objetivo é reduzir a circulação de pessoas e conter a disseminação do coronavírus nesses dois dias e no fim de semana. Por isso, alguns dos estabelecimentos autorizados a funcionar, podem estar fechados.

Teresina tem medidas diferentes

Apesar do Governo do Piauí aplicar decreto com medidas mais restritivas, cabe aos prefeitos a decisão de seguir ou não. No caso de Teresina, o prefeito Dr. Pessoa (MDB) decidiu não acatar a decisão de fechar o comércio e autorizou o funcionamento na próxima sexta-feira (19).

Os estabelecimentos comerciais deverão, segundo o decreto, informar à Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) de sua região, bem como fixar no local ou divulgar nas redes sociais, o horário de funcionamento. Os shoppings centers poderão ficar abertos entre 12h e 20h.

A decisão do prefeito acontece apesar da Fundação Municipal de Saúde (FMS) ter divulgado que há uma previsão para que nos próximos 15 dias a média de mortes por Covid-19 ultrapasse os 30 óbitos diários no estado.

COE diz que Teresina está em risco de colapso

O Comitê de Operações Emergenciais (COE), da Prefeitura de Teresina, emitiu uma recomendação à Fundação Municipal de Saúde (FMS) para aumentar as medidas restritivas, com o funcionamento somente dos serviços essenciais.

A entidade afirmou que a pandemia da Covid-19 no município encontra-se em fase de aceleração descontrolada, com risco de colapso assistencial.

No documento, o COE destacou a necessidade de aumentar as medidas restritivas, com um Distanciamento Social Ampliado (DSA) e funcionamento apenas dos serviços essenciais.

Por Bárbara Rodrigues, G1 PI

JUSNOTICIAS / NOTICIAS DE CAMPO MAIOR-PI / POLITICA / ESPORTES BACHAREL EM DIREITO / JORNALISTA - DRT 2590/PI RADIALISTA DRT 966/PI PUBLICITÁRIO E DIRETOR EXECUTIVO PORTALSN

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade