SIGA O 24H

Esporte

Gubecka (prata), Sharon (ouro) e Ana Cunha (bronze) juntas pós os 5km da maratona aquática do Mundial de Doha, no Catar

Publicado

em

Compartilhar isso...

Ana Marcela é bronze nos 5 km do Mundial de Doha e se mantém no pódio há 8 edições

Atual campeã olímpica repete desempenho de Fukuoka, conquista a 17ª medalha em Mundiais e se torna atleta medalhista mais longeva da atualidade em Mundiais

Campeã olímpica na prova dos 10km na natação em águas abertas em Tóquio 2020, Ana Marcela Cunha voltou a fazer história nesta quarta-feira. No Mundial de Esportes Aquáticos, que está sendo realizado na cidade de Doha, no Catar, a nadadora levou a medalha de bronze na prova dos 5 km, com 57min36s80.

Essa foi a 17ª medalha da Ana Marcela em Mundiais e o 8º Mundial seguido em que a atleta brasileira conquista ao menos uma medalha. A outra brasileira nos 5km, Viviane Junglubut, terminou na nona posição, com 57min52s90.

Ana Marcela ficou a apenas 02s90 do ouro. A prova foi vencida pela holandesa Sharon Van Rouwendaal com 57min33s90 e a prata para a australiana Chelsea Gubecka 57min35s00.

Chelsea Gubecka (prata), Sharon Van Rouwendaal (ouro) e Ana Marcela Cunha (bronze) juntas pós os 5km da maratona aquática do Mundial de Doha, no Catar — Foto: REUTERS/Molly Darlington

Chelsea Gubecka (prata), Sharon Van Rouwendaal (ouro) e Ana Marcela Cunha (bronze) juntas pós os 5km da maratona aquática do Mundial de Doha, no Catar — Foto: REUTERS/Molly Darlington

– Nossa meta era estar com a vaga garantida. Hoje ele (o treinador Fabrizio Antonelli) chegou para mim e falou: “cara, a gente fez o que tinha que fazer. Você tem que se divertir. E o que importa é quem toca primeiro”. Sabia que eu não podia chegar na Sharon, tive um pouco de frieza, aguardei o momento, fiquei junto com a espanhola (Maria de Valdes) no final. Para quando entrar no funil, nos últimos 50 metros, coloquei o pé e nem sei de onde veio. Consegui me desvencilhar um pouquinho, chegar para o lado e vim pro lado da australiana para conseguir bater na frente – confessa Ana Marcela.

+ Brasil disputa Mundial de Esportes Aquáticos em busca de vagas olímpicas
+ Confira a classificação olímpica da maratona aquática
+ Olimpíadas de Paris 2024: veja atletas brasileiros classificados

– Tive um pouco de dificuldade de aceleração, de manter o ciclo de braçada. Quando recuo o ciclo de braçada, tento deixar mais lento. Senti que perdi posições, dei uma maneirada. Pensei: “não tenho como ganhar, mas tenho que garantir medalha”. Foi esse meu pensamento nos últimos metros e deu certo. Com dor a gente já está, né? Mas os 25km doem muito mais – brincou e falou sobre a cirurgia no ombro.

Ana Marcela Cunha e holandesa Sharon van Rouwendaal comemoram 5km da maratona aquática, do Mundial de Doha, Catar — Foto: REUTERS/Molly Darlington

Ana Marcela Cunha e holandesa Sharon van Rouwendaal comemoram 5km da maratona aquática, do Mundial de Doha, Catar — Foto: REUTERS/Molly Darlington

Na última sexta-feira, Ana Marcela já tinha competido nos 10km, que é a distância olímpica, e terminou em quarto lugar, garantindo a classificação aos Jogos de Paris 2024.

Ana Marcela no Mundial de Esportes Aquáticos de Doha — Foto: Reprodução/Sportv

Ana Marcela no Mundial de Esportes Aquáticos de Doha — Foto: Reprodução/Sportv

HISTÓRICO VENCEDOR

Além da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e integrar o livro dos recordes (como a maior vencedora do Circuito Mundial da Fina na prova de 10km, com 20 vitórias), Ana Marcela tem no currículo 17 medalhas em Campeonatos Mundiais.

A brasileira é a única atleta em atividade, que está desde o Mundial de 2011 ganhando medalhas sem parar. Em todas as modalidades que incluem a competição e não só de águas abertas. A que mais se aproxima é a nadadora sueca Sarah Sjöström, que pode ter sua sétima edição seguida. Ela medalhou em 2009, mas não em 2011.

Ana Marcela conquista medalha de bronze em Doha — Foto: Reprodução/Sportv

Ana Marcela conquista medalha de bronze em Doha — Foto: Reprodução/Sportv

Ana esteve nas Olimpíadas de Pequim 2008, quando terminou em quinto lugar com apenas 16 anos de idade. Para os Jogos de Londres 2012, perdeu a vaga olímpica por apenas uma posição – foi 11ª no pré-olímpico que dava dez lugares nas Olimpíadas. Na Rio 2016, apesar de ser uma das favoritas, ficou em 10º lugar. Na sua terceira Olimpíada, em Tóquio, conquistou o ouro.

AS MEDALHAS DE ANA MARCELA EM CAMPEONATOS MUNDIAIS

🥇25km 2011 (Shangai, China)
🥇25km 2015 (Kazan, Rússia)
🥇25km 2017 (Budapeste, Hungria)
🥇5km 2019 (Gwangju, Coreia do Sul)
🥇25km 2019 (Gwangju, Coreia do Sul)
🥇5km 2022 (Budapeste, Hungria)
🥇 25km 2022 (Budapeste, Hungria)
🥈10km 2013 (Barcelona, Espanha)
🥈Equipes 2013 (Barcelona, Espanha)
🥉5km 2010 (Mundial de águas abertas, não o de Esportes Aquáticos – Roberval, Canadá)
🥉5km 2013 (Barcelona, Espanha)
🥉10km 2015 (Kazan, Rússia)
🥉5km 2017 (Budapeste, Hungria)
🥉10km 2017 (Budapeste, Hungria)
🥉 10km 2022 (Budapeste, Hungria)
🥉5km 2023 (Fukuoka, Japão)
🥉5km 2024 (Doha, Catar)

Por Bruno Côrtes, Giovana Pinheiro e PC Júnior — Doha, Catar

Ge.globo.com

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade