SIGA O 24H

Esporte

A espera acabou. Foram 50 anos na fila, o Kansas City Chiefs derrotou o San Francisco 49ers, por 31 a 20

Publicado

em

Compartilhar isso...

Kansas City Chiefs derruba defesa dos 49ers e volta a ganhar o Super Bowl depois de 50 anos

Patrick Mahomes comanda vitória por 31 a 20 e tira os Chiefs da fila na luta pelo troféu Vince Lombardi; show do intervalo foi marcado por show de Shakira e Jennifer Lopez

A espera acabou. Foram 50 anos na fila. Neste 2 de fevereiro de 2020, o Kansas City Chiefs derrotou o San Francisco 49ers, por 31 a 20, em Miami, e se sagrou campeão do Super Bowl pela segunda vez na história da NFL – a principal liga de futebol americano do mundo. A última conquista havia sido na temporada 1969/1970. Liderado pelo jovem Patrick Mahomes, 24 anos, o time parou a forte defesa dos Niners em um jogaço cheio de reviravoltas no Hard Rock Stadium. Mahomes foi eleito MVP (jogador mais valioso) do Super Bowl LIV e se tornou o primeiro quarterback a levar o título e o prêmio antes dos 25 anos.

Depois de terminar a temporada regular com a segunda melhor campanha da Conferência Americana (AFC), os Chiefs derrubaram Houston Texans e Tennessee Titans nos playoffs para alcançar o Super Bowl LIV.

A festa do Super Bowl foi marcada por uma homenagem a Kobe Bryant antes do jogo, com os jogadores perfilados na linha de 24 jardas. O Hino Americano foi entoado pela cantora Demi Lovato, e o show do intervalo contou com uma apresentação inédita da dupla Shakira e Jennifer Lopez.

+ Veja como foi o Super Bowl jogada a jogada
+ Veja todos os campeões do Super Bowl
+ Veja o caminho dos times até o Super Bowl LIV

Andy Reid leva banho após conquista — Foto: Mark J. Rebilas-USA TODAY Sports
Andy Reid leva banho após conquista — Foto: Mark J. Rebilas-USA TODAY Sports

Bola voando 🏈

A batalha que se esperava teve seu primeiro capítulo logo de cara. A defesa de San Francisco mostrou sua potência e forçou o punt dos Chiefs sem permitir nem uma primeira descida do ataque. No retorno, um susto! James Jr. largou a bola, quase sofreu fumble, mas conseguiu se recuperar. Garoppolo entrou em campo e usou e abusou das jogadas com Deebo Samuel, que fez estrago nas corridas. Mas na hora certa o Kansas conseguiu pará-lo, e os 49ers abriram o placar com um field goal de 38 jardas de Robbie Gould – 49ers 3 x 0 Chiefs.

Era chegada a hora de Mahomes colocar as cartas na mesa. E o MVP da temporada passada mostrou toda a versatilidade do ataque dos Chiefs. Kelce recebendo, Williams correndo e o próprio Mahomes passando e correndo. O time já estava na linha de uma jarda. No capítulo 2 da batalha, o quarterback enganou a defesa dos 49ers e correu uma jarda para anotar o touchdown – 49ers 3 x 7 Chiefs.

O momento era todo de Kansas City. E melhorou ainda mais quando Garoppolo tentou se livrar da bola e foi interceptado por Bashaud Breeland. O time atravessou o campo, mas só marcou no field goal de 31 jardas de Harrison Butker – 49ers 3 x 10 Chiefs. A resposta veio rápido. O jogo terrestre de San Francisco funcionou de novo. Dessa vez com mais armas: Samuel, Coleman, Mostert… Mas foi o fullback Kyle Juszczyk quem recebeu a bola para anotar o touchdown e deixar tudo igual – 49ers 10 x 10 Chiefs. A equipe da Califórnia teve a chance de ir para o intervalo vencendo. Garoppolo conectou longo passe para George Kittle, mas uma falta do recebedor anulou a jogada, que deixaria o time à beira da endzone.

Show do intervalo

Shakira e Jennifer Lopez Super Bowl show do intervalo — Foto: REUTERS/Shannon Stapleton
Shakira e Jennifer Lopez Super Bowl show do intervalo — Foto: REUTERS/Shannon Stapleton

Os fogos iluminaram a noite de Miami, e Shakira entrou no palco trazendo todo o ritmo e o gingado latino para o show do intervalo. A colombiana cantou alguns dos seus sucessos, dançou e terminou a apresentação nos braços da galera – literalmente. Depois foi a vez de Jennifer Lopez levantar o Hard Rock Stadium. A americana também mostrou seu repertório, cantou ao lado da filha e vestiu uma bandeira, que de um lado era dos EUA e do outro de Porto Rico. O show contou com a participação do colombiano J Balvin. Para finalizar, Shakira voltou ao palco, tocou bateria, e as duas, que pela primeira vez se apresentaram juntas, encerraram a festa. Saiba mais!

O muro de San Francisco

San Francisco voltou com tudo do vestiário. Robbie Gould foi certeiro de 42 jardas para recolocar o time à frente do placar – 49ers 13 x 10 Chiefs. Nick Bosa, DeForest Buckner, Arik Armstead e toda a defesa voltaram a pressionar Mahomes, que sofreu um fumble, mas conseguiu manter a bola. Só que o paredão dos Niners não dá uma segunda chance. Pressionado, o QB dos Chiefs lançou a bola tentando conectar com Hill, e encontrou Fred Warner. Interceptação, e a bola voltava para as mãos de Garoppolo. Com ótimo aproveitamento nos passes, ele levou a equipe até a redzone. Mostert correu uma jarda para ampliar a vantagem – 49ers 20 x 10 Chiefs.

Mahomes é tido como um dos melhores quarterbacks da nova geração, que deve dominar a NFL nos próximos anos. Se na temporada regular ele havia sofrido apenas cinco interceptações, a noite se tornava um pesadelo para o camisa 15. Tyreek Hill não segurou o passe, e a bola ficou nas mãos de Tarvarius Moore. Segundo turnover crucial, e o ataque dos Niners voltava a campo.

Super Mahomes

Os Chiefs jogavam contra o relógio. A partida entrou no último quarto, e a desvantagem era de 10 pontos. Tic, tac, tic, tac… Pressão? Kansas enfrentou uma terceira descida para 15 jardas. Mahomes lançou 44 jardas para encontrar as mãos de Hill, que dessa vez não dropou. Mais uma jogada decisiva. Uma terceira para 10 jardas. O QB lançou na direção de Travis Kelce, que sofreu uma falta. Pronto, os Chiefs estavam à beira da endzone. Passe para Kelce, e a esperança renascia – 49ers 20 x 17 Chiefs.

O cronômetro anotava pouco mais de 6 minutos. San Francisco tinha a chance de administrar o tempo e marcar pontos para deixar a pressão nas mãos do rival. E aí foi a hora de a defesa dos Chiefs aparecer. Não deixou Jimmy Garoppolo pensar e recuperou a bola para Mahomes buscar a virada. O menino de 24 anos apresentou as armas que lhe renderam o prêmio de MVP da temporada 2018/2019. Carregou o time até o outro lado do campo e passou para Damien Williams virar a partida – 49ers 20 x 24 Chiefs.

Damien Williams vira o jogo para os Chiefs — Foto: Reuters
Damien Williams vira o jogo para os Chiefs — Foto: Reuters

O jogo virou – literalmente. Agora San Francisco não parava de olhar o relógio. Menos de 3 minutos para o fim da partida. Era anotar um touchdown ou chorar a derrota. Garoppolo errou o passe em uma terceira para 10 jardas. Os Niners arriscaram a quarta descida no meio do campo. Não tinha outro jeito. A defesa de Kansas mandou blitz, e a casa caiu. A bola voltava para os Chiefs, e o troféu Vince Lombardi ficava na mão.

Kansas City só precisava conquistar uma primeira descida. Só que Williams queria mais. Muito mais. Ele correu 38 jardas para anotar o touchdown definitivo, que tirou os Chiefs da fila após 50 anos – 49ers 20 x 31 Chiefs. No desespero, Garoppolo ainda lançou para mais uma interceptação, dessa vez de Kendall Fuller.

Patrick Mahomes campeão Super Bowl com o Kansas City Chiefs — Foto:  Steve Mitchell-USA TODAY Sports
Patrick Mahomes campeão Super Bowl com o Kansas City Chiefs — Foto: Steve Mitchell-USA TODAY Sports

Por GloboEsporte.com — Miami Gardens, EUA

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade