SIGA O 24H

Saúde

A Síndrome de Down não é doença…

Publicado

em

Compartilhar isso...

CMEIs fazem homenagens no Dia Internacional da Síndrome de Down

Com o objetivo de conscientizar a população e quebrar estigmas sociais das pessoas que nascem com a trissomia do 21º cromossomo, nesta quinta-feira (21) é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Em alusão a essa data, os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Rede Municipal de Educação de Teresina realizaram homenagens para comemorar a vida dos estudantes com Síndrome de Down e dar visibilidade a essa temática.

A Síndrome de Down não é doença, mas uma condição genética que causa alteração no cromossomo 21 das células, fazendo com que existam três cromossomos no lugar de dois. Com apoio, esses alunos, assim como qualquer outro, têm capacidade de aprender, desenvolvendo habilidades ao longo da caminhada escolar.


A diretora do CMEI Jonas Pereira, que fica no bairro Novo Horizonte, zona Sudeste de Teresina, professora Anathalia Lins, explica que o centro promoveu celebrações e fez homenagens especialmente aos alunos Ícaro Vinícius e Maria Júlia, que há três anos estudam na unidade. “Sempre trabalhamos para ter um ambiente de respeito e inclusivo para as crianças. Os estudantes, a direção e os professores amam a companhia do Ícaro e da Júlia, que todos os dias nos ensinam que as diferenças são primordiais para um ambiente de amor”, revela.

Também como forma de comemorar esse dia, o CMEI Chico Xavier, localizado no bairro São Sebastião, zona Sudeste de Teresina, realizou uma ação para que todos os 370 alunos fossem com meias trocadas a fim de discutir sobre o respeito às diferenças no ambiente escolar. Trocar as meias é uma alternativa divertida para despertar o interesse e a curiosidade das crianças em torno da Síndrome de Down.

A diretora do CMEI Chico Xavier, professora Cristiane Vieira, explica que a iniciativa da unidade de ensino surgiu com a necessidade de os pequenos entenderem a igualdade entre eles. “Os estudantes fizeram questão de vir com meias trocadas e coloridas para a unidade. As professoras também explicaram melhor sobre a temática dentro da sala de aula. Foi uma iniciativa dinâmica, alegre e bem descontraída”, conclui.

Pmt.pi.gov.br

JUSNOTICIAS / NOTICIAS DE CAMPO MAIOR-PI / POLITICA / ESPORTES BACHAREL EM DIREITO / JORNALISTA - DRT 2590/PI RADIALISTA DRT 966/PI PUBLICITÁRIO E DIRETOR EXECUTIVO PORTALSN

2 Comentários

2 Comments

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade