SIGA O 24H

Internacional

Biden vira sobre Trump em 2 estados e passa a liderar na Pensilvânia e na Geórgia

Publicado

em

Compartilhar isso...

Biden lidera apuração e diz esperar ‘declaração final de vitória’; SIGA

Apuração ainda não terminou nos estados. Se vencer em Geórgia, Pensilvânia ou Nevada, o democrata terá delegados suficientes para ser eleito o 46º presidente dos EUA; acompanhe os principais fatos da eleição em tempo real e, no vídeo, assista ao vivo à cobertura da GloboNews.

  • Biden vira sobre Trump em 2 estados e passa a liderar na Pensilvânia e na Geórgia; acompanhe apuração em tempo real
  • Biden pode superar os 270 delegados necessários para ser eleito se vencer na Pensilvânia, na Geórgia ou em Nevada e lidera em todos
  • Para ganhar, Trump precisa vencer na Carolina do Norte e virar o resultado nos 3 estados: Pensilvânia, Geórgia e Nevada
  • Cenário muda se Trump virar no Arizona: alguns veículos já projetam vitória de Biden lá, mas outros dizem que disputa está em aberto
  • ‘Os números são convincentes, nós vamos ganhar essa eleição’, diz Biden após virada em estados cruciais

Protestos começam a esquentar no estado do Arizona, onde Joe Biden lidera com uma vantagem de 1,4%, em um universo de 93% votos contados. Manifestantes pró-Trump estão indo armados para as ruas. A liderança de Biden surpreende, já que o Estado é tradicionalmente republicano.

O Arizona é um Estado que permite portar armas em público. Muitas pessoas na manifestação na cidade de Maricopa estão armadas — algumas fortemente armadas, com fuzis, de acordo com a agência BBC.

Fernanda Magnotta@fermagnotta·

Temos sempre insistido que, nas eleições norte-americanas, é mais importante olhar para concentração populacional do que para dimensões territoriais. O mapa de resultados faz muito mais sentido desse jeito. Vejam só 🙂 #G1Mundo

Vídeo incorporado
Projeção da Associated Press neste sábado (7), as 4h, aponta 264 votos eleitorais para Biden e 214 para Trump
Projeção da Associated Press neste sábado (7), as 4h, aponta 264 votos eleitorais para Biden e 214 para Trump (Foto: Reprodução/AP/G1)

Veja a diferença entre os candidatos em cada um dos estados com resultados em aberto até as 4h deste sábado (7), de acordo com a projeção da Associated Press:

  • Pensilvânia – Biden lidera por 28.877 votos, com 99% dos votos apurados.
  • Geórgia – Biden lidera por 4.020 votos, com 99% dos votos apurados.
  • Nevada – Biden lidera por 22.657, com 87% dos votos apurados.
  • Carolina do Norte – Trump está na frente por 76.479 votos, com 99% dos votos apurados.
  • Alasca – Trump está na frente por 54.610 votos, com 50% dos votos apurados.

Há 6 horas

Protesto em Phoenix

Manifestantes pró-Trump protestam em frente a um centro de contagem de votos no condado de Maricopa, onde fica a cidade de Phoenix, capital do estado do Arizona.

Segundo a projeção da agência Associated Press (AP), o democrata Joe Biden, deve levar a maioria dos votos deste estado e garantir seus 11 delegados no Colégio Eleitoral.

  • Por que a AP declarou vitória de Biden no Arizona?

Os apoiadores de Donald Trump questionam a validade dos votos apurados no Arizona, após o presidente acusar, sem provas, de fraude a apuração nos centros em que ele vem perdendo.

Chefe de gabinete de Donald Trump, Mark Meadows, durante a campanha republicana para a presidência em foto de 31 de outubro
Chefe de gabinete de Donald Trump, Mark Meadows, durante a campanha republicana para a presidência em foto de 31 de outubro (Foto: Carlos Barria/Reuters/Arquivo)

O chefe de gabinete de Donald Trump, Mark Meadows, foi diagnosticado com Covid-19.

Meadows acompanhou, com frequência, o presidente Trump durante a reta final da campanha.

Ele também participou de uma recepção na Casa Branca na terça-feira (3) e teve contato com dezenas de apoiadores do presidente.

Ele é o mais recente membro da cúpula do governo Trump que foi infectado pela Covid-19.

Em outubro, cerca de 10 assessores, e o próprio presidente dos EUA, foram infectadas após o evento que oficializou a indicação da juíza Amy Coney Barret a um cargo na Suprema Corte dos EUA.


Fernanda Magnotta@fermagnottaReports de bastidores dão conta de que Trump estaria tendo atritos com sua equipe jurídica. Pessoas de sua confiança não são do ramo, e advogados do Partido Republicano – especializados em legislação eleitoral – teriam recusado os casos. #G1Mundo

Candidato democrata, Joe Biden, em pronunciamento neste sábado no Delaware, EUA
Candidato democrata, Joe Biden, em pronunciamento neste sábado no Delaware, EUA (Foto: Kevin Lamarque/Reuters)

O candidato democrata Joe Biden disse que espera vencer a eleição dos EUA, mas ainda não se declarou vitorioso, em seu primeiro pronunciamento após a virada em estados cruciais.

“Não temos uma declaração final de vitória, mas os números são convincentes, nós vamos ganhar essa eleição”, disse Biden.

“Vamos vencer com uma grande maioria, tivemos mais de 74 milhões de votos”, disse o democrata. “É mais do que qualquer outra chapa teve na história, e nosso total de votos está crescendo.”

O ex-vice-presidente repetiu o pedido de calma aos americanos e disse que a contagem é devagar para que todos os votos sejam apurados.

Ele fez comentários também sobre a pandemia do novo coronavírus e disse que já prepara um plano de ação para seu governo, se for eleito.

Os EUA são o país que mais tem casos e mortes por Covid-19 no mundo. São mais de 9,7 milhões de infectados e 236 mil mortos.Há 9 horas

Aumenta a distância entre Biden e Trump na Pensilvânia

Veja a diferença entre os candidatos em cada um dos estados com resultados em aberto até as 23h50 desta sexta-feira (6), de acordo com a projeção da Associated Press:

  • Pensilvânia – Biden lidera por 27.174 votos, com 99% da apuração. Ainda há expectativa de contagem de outros votos. Apuração ainda pode levar dias, sobretudo na Filadélfia.
  • Geórgia – Biden lidera por 4.020 votos, com 99% da apuração. Autoridades estaduais disseram que “começaram a encerrar o processo de contagem”, com a leitura dos votos provisórios e de militares.
  • Nevada – Biden lidera por 22.657, e o estado segue com 87% dos votos apurados. A última atualização ocorreu por volta das 21h desta sexta-feira.
  • Carolina do Norte – Trump está na frente por 76.479 votos. O estado rende 15 votos no Colégio Eleitoral, mas sozinho não é suficiente para o republicano virar o jogo.

G1.globo.com

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade