SIGA O 24H

Teresina-Piaui

Começam a funcionar hoje, os terminais de integração Rui Barbosa e Buenos Aires

Publicado

em

Compartilhar isso...

Terminais de integração da Zona Norte começam a funcionar neste sábado (29); veja mudanças

Os dois são os últimos a iniciar o funcionamento nesta etapa do projeto Inthegra. Agora, Teresina possui oito terminais de integração: Rui Barbosa, Buenos Aires, Itararé, Livramento, Santa Lia, Zoobotânico, Parque Piauí e Bela Vista.

Os terminais de integração Rui Barbosa e Buenos Aires, localizados na Zona Norte de Teresina, começam a funcionar a partir deste sábado (29). Os dois pontos foram os últimos a serem incluídos no Sistema Inthegra, que contará com oito terminais em todas as zonas da cidade. Segundo a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), quase 40 mil usuários de transporte público irão passar diariamente pelos terminais.

  • Integração do transporte de Teresina inicia neste sábado (17); veja como vai funcionar
  • Mudança na integração de ônibus de Teresina completa 1 ano e usuários avaliam sistema

O terminal Rui Barbosa fica situado no bairro São Joaquim, entre a Avenida Rui Barbosa e a Rua Anísio Pires. Já o do Buenos Aires está localizado no balão principal do bairro, entre as avenidas Jerumenha e União. Segundo o gerente de planejamento da Strans, Denilson Guerra, quase 80 veículos irão circular nos dois terminais.

“A partir deste sábado, nós estaremos entrando em funcionamento com os terminais da Zona Norte, que é a última zona da cidade que faltava a gente concluir essa etapa do projeto Inthegra. Nós teremos no Terminal da Rui Barbosa duas estações ao longo do corredor, com cerca de 40 veículos operando e atendendo cerca de 20 mil passageiros. Na região do Buenos Aires, terão 17 a 18 mil passageiros sendo atendidos e com um total de 37 veículos”, comentou.

Serão quatro linhas alimentadoras e três troncais no Terminal Rui Barbosa e quatro linhas alimentadores e quatro troncais no Terminal do Buenos Aires. Além da linha interterminal, que conectará os dois terminais.

Veja a mudança das linhas com após inauguração de terminais na Zona Norte de Teresina — Foto: Divulgação/Strans
Veja a mudança das linhas com após inauguração de terminais na Zona Norte de Teresina — Foto: Divulgação/Strans

O diretor de transporte público da Strans, Adriano Barreto, explicou que apenas as linhas via universidades não serão alteradas neste primeiro momento. Outras linhas estiveram suas rotas modificadas devido a proximidade com o terminal.

Além do início da integração na Zona Norte, novos semáforos vão começar a funcionar neste sábado (29). Agentes da Strans estarão nas proximidades dos terminais para orientar os condutores sobre as mudanças do tráfego devido à implantação semafórica.

Tempo de espera

O gerente de planejamento da Strans, Denilson Guerra, explicou que o Terminal Rui Barbosa terá uma linha que apresenta a maior frequência de Teresina. Ela possui 30 minutos de tempo de ciclo, período que o coletivo leva para ir até o Centro e retornar ao terminal.

“Como nós teremos aproximadamente oito veículos rodando nessa linha, se a gente fizer uma conta muito simples, dividir 30 por 8, vai dar aproximadamente de 4 minutos de intervalo. Ou seja, terão momentos, no pico da manhã e no pico da tarde, que a cada 4 minutos um ônibus troncal vai partir para o Centro da cidade”, contou.

Por Murilo Lucena e Laura Moura, G1 PI

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade