SIGA O 24H

Esporte

Depois de os jogadores da NBA se recusarem a entrar em ação

Publicado

em

Compartilhar isso...

Decisão ocorreu depois de Naomi Osaka se negar a entrar em quadra em represália à ação policial contra um cidadão negro em Wisconsin; jogos serão na sexta

Após novo caso de racismo nos EUA, Masters 1000 e WTA de Cincinnati têm semis adiadas

Depois de os jogadores da NBA se recusarem a entrar em ação nesta quarta-feira pelos playoffs, o tênis também aderiu a onda de protestos contra o racismo, e as semifinais do Masters 1000 e do WTA de Cincinnati foram adiadas para a sexta-feira. A medida tomada em conjunto pelos organizadores foram confirmadas após Naomi Osaka (vencedora do US Open 2018, do Australian Open 2019 e atual número 10 do ranking) divulgar em suas redes sociais que não jogaria na quinta.

“Olá, como muitos de vocês sabem, fui escalada para jogar minha partida da semifinal amanhã (qionta). No entanto, antes de ser atleta, sou negra. E, como mulher negra, sinto que há assuntos muito mais importantes que precisam de atenção imediata, em vez de me verem jogar tênis. Não espero que nada de drástico aconteça comigo sem jogar, mas se não consigo iniciar uma conversa sobre um esporte majoritariamente branco, considero isso um passo na direção certa. Assistir a um contínuo genocídio dos negros nas mãos da polícia está honestamente me deixando mal do estômago. Estou exausta de ter uma nova hashtag aparecendo a cada poucos dias e estou extremamente cansada de ter essa mesma conversa indefinidamente. Quando será o suficiente? – postou Osaka em sua conta no Twitter.

pic.twitter.com/miKzgSdGxY— August 27, 2020

Em conjunto, ATP, WTA e a USTA (Associação de Tênis dos Estados Unidos) divulgaram depois a decisão de adiar para a sexta as partidas que qualificarão os finalistas dos torneios nos Estados Unidos.

pic.twitter.com/l7cOoEMU8z— August 27, 2020

“Como esporte, o tênis tem uma postura coletiva contra a desigualdade racial e a injustiça social que antes ocupavam o primeiro plano nos Estados Unidos. A USTA, ATP Tour e WTA decidiram reconhecer este momento ao pausar os jogos do torneio nos Abertos do Oeste e do Sul no dia 27 de agosto. Os jogos serão retomados na sexta-feira, 28 de agosto”.

O Masters 1000 terá como duelos nas semifinais Novak Djokocic (SRV) x Roberto Bautis Agut (ESP) e Stefanos Tsitsipas (GRE) x Milos Raonic (CAN). Entre as mulheres, Elise Mertens (BEL) x Naomi Osaka (JAP) e Johanna Konta (GRB) x Victoria Azarenka (BLR) serão os embate que valem vaga na decisão do WTA de Cincinnati.

O caso que levou as entidades dirigentes do do tênis à decisão do adiamento envolve o cidadão americano Jacob Blake. Jacob, que é negro, levou sete tiros pelas costas, desferidos por policiais de Kenosha, em Winsconsin, no último final de semana, quando tentava apartar uma briga entre duas mulheres. Na hora, Blake estava desarmado e perto dos filhos. Ele está internado e perdeu o movimento das pernas, segundo familiares. O caso gerou uma nova onda de protestos nos Estados Unidos contra o racismo.

Por Redação do ge — Nova York, EUA

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade