SIGA O 24H

Esporte

Depois de ser campeão Carioca, o Flamengo iniciou a trajetória na Libertadores.

Publicado

em

Compartilhar isso...

Último jogo do Flamengo em Bogotá teve Vini Jr., Paquetá e revolta com a arbitragem no El Campín

2018 foi a primeira e única Libertadores disputada pela dupla revelada pelo Rubro-Negro

O Flamengo visita o Millonarios para estrear na Libertadores. O Rubro-Negro volta a Bogotá após quase seis anos da última partida na cidade, que foi marcada por muita polêmica com a arbitragem e a presença de dois Garotos do Ninho que encantam a Europa e já vestem camisa da Seleção Brasileira: Vinicius Jr., hoje no Real Madrid, e Lucas Paquetá, do West Ham.

+ Landim diz que possível saída do Flamengo afetará Gabigol: “Perda de imagem por toda a vida”

Veja imagens do El Campín, palco da estreia do Flamengo na Libertadores

A delegação chegou a visitar a Colômbia em dois momentos desde então. Em 2020, foi até a cidade de Barranquilla enfrentar o Junior Barranquilla e dois anos depois conheceu Ibagué para jogar contra o Tolima. Mas não pisa em Bogotá, a capital da Colômbia, desde 25 de abril de 2018.

Vinicius Junior Flamengo Santa Fe — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Vinicius Junior Flamengo Santa Fe — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Depois de ser campeão Carioca, o Flamengo iniciou a trajetória na Libertadores. Invicto nas três primeiras rodadas da competição continental com dois empates e uma vitória, o time viajou para Colômbia para enfrentar o Santa Fe pela quarta rodada, que podia encaminhar a classificação às oitavas.

+ Escalação do Flamengo: Tite mexe na zaga e pode mudar outras duas peças para pegar o Millonarios

O jogo no El Campín, mesmo estádio que o Flamengo jogará nesta terça contra o Millonarios, foi então a atuação mais desorganizada e menos objetiva naquele início de temporada em 2018. Sob o comando de Mauricio Barbieri, o time não conseguiu sair do 0 a 0 com os colombianos em uma partida que ficou marcada por erros de arbitragem – para os dois lados.

Melhores momentos de Santa Fé 0 x 0 Flamengo pela fase de grupos da Taça Libertadores

Foi ainda no primeiro tempo o erro que prejudicou o Santa Fe. Aos 33 minutos, o árbitro uruguaio Daniel Fedorcuzuk não marcou pênalti após a bola tocar no braço de Henrique Dourado. A polêmica contra o Flamengo, porém, aconteceu já nos acréscimos do segundo tempo.

Geuvânio Flamengo Santa Fe — Foto: Marcelo Baltar / GloboEsporte.com

Geuvânio Flamengo Santa Fe — Foto: Marcelo Baltar / GloboEsporte.com

No último lance do jogo, o atacante Geuvânio, que saiu do banco de reservas, roubou bola na entrada da área, foi para cima e mandou para o fundo da rede. Mas árbitro já tinha apitado o término da partida. A zaga do Santa Fe, inclusive, havia parado na jogada. Os rubro-negros, no entanto, ficaram na bronca. Em entrevista após o jogo, o jogador fez duras críticas à arbitragem.

– Mesmo que o jogo esteja acabando, não pode acabar com a bola no campo de ataque. É só contra o Flamengo que acontece essas coisas. A arbitragem sempre erra contra o Flamengo. Cara, um lance desse não pode errar. Contra o Flamengo, sempre contra a gente estão errando. A bola no ataque, não tem como acabar ali. Não deu nem 50 minutos. Não ouvi apito, eu conclui o lance. O árbitro não deu explicação. Não vou falar nada porque posso falar m* e sobrar pra mim – desabafou na ocasião.

+ Narcotráfico e Di Stéfano: conheça a história do Millonarios, adversário do Flamengo na Libertadores

Com lambança de árbitro, Flamengo volta da Colômbia apenas com o empate diante do Santa Fé

A primeira e única Libertadores da dupla do Ninho

Foi nesta campanha da Libertadores que Vinicius Jr. deixou marcado o seu nome no imaginário do Rubro-Negro. No jogo contra o Emelec, pela segunda rodada, o jovem estreou na competição e entrou quando o time perdia por 1 a 0 e fez os dois gols da virada.

Contra o Santa Fe, duas rodadas depois, Vini Jr. já havia conquistado a titularidade e fazia dupla com Lucas Paquetá no meio-campo rubro-negro. Vini Jr. já estava vendido para o Real Madrid e depois da partida em Bogotá fez apenas outros 14 jogos antes de seguir para a vida na Espanha em junho.

Vinicius Junior Flamengo Emelec — Foto: Rodrigo Buendía/AFP

Vinicius Junior Flamengo Emelec — Foto: Rodrigo Buendía/AFP

Com Paquetá foi um pouco diferente. O meia se despediu do Flamengo somente no fim da temporada e iniciou a trajetória na Europa tendo o Milan como porta de entrada. A negociação foi acertada em outubro, mas o meia encerrou o ano no Rubro-Negro.

Na primeira e única Libertadores que a dupla disputou, o Flamengo foi eliminado nas oitavas de final pelo Cruzeiro. Vini Jr. participou apenas até a fase de grupos, enquanto Paquetá esteve em campo no mata-mata.

Lucas Paquetá e Vinícius na época de Flamengo — Foto: Pedro Martins

Lucas Paquetá e Vinícius na época de Flamengo — Foto: Pedro Martins

A dupla, no entanto, promete que não seja a única. Em recente entrevista, Vinicius Jr. revelou o sonho de conquistar uma Libertadores pelo Flamengo ao lado de Paquetá, seu amigo e agora companheiro de Seleção Brasileira.

– A amizade com o Paquetá vai seguir, é o melhor amigo que eu tenho no futebol. Tenho um grande carinho por ele, e ele um grande carinho por mim. Vai ser para sempre. Estamos decidindo um ano (para voltar ao Flamengo). Mas não é agora. Tenho que voltar para ganhar a Libertadores – comentou a CazéTV em 2022, ano que o Rubro-Negro conquistou o tricampeonato.

Por Letícia Marques — Bogotá, Colômbia

Ge.globo.com

1 Comentário

1 Comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade