SIGA O 24H

Esporte

“Equilíbrio” é a palavra que resume a trajetória de Vitória e Bahia

Publicado

em

Compartilhar isso...

Iguais em quase tudo no Baiano, Vitória e Bahia começam a decidir o título estadual no Barradão

Veja onde assistir, times prováveis, desfalques e arbitragem do jogo de ida da final do Baiano

“Equilíbrio” é a palavra que resume a trajetória de Vitória e Bahia até a final do Campeonato Baiano. O Barradão será o palco da primeira partida da decisão, às 16h deste domingo (horário de Brasília), apenas porque o Tricolor superou o Rubro-Negro no saldo de gols, primeiro critério de desempate diante da igualdade entre as campanhas.

Bahia tem novidades para o clássico BAVI

  • Siga os canais do Bahia e do Vitória do ge no WhatsApp

Bahia e Vitória chegam à decisão com 25 pontos acumulados entre a fase de grupos e a semifinal. São oito vitórias, duas derrotas e um empate para cada um dos rivais ao longo das 11 partidas já disputadas na competição estadual. Duas campanhas praticamente idênticas.

+ Perto de terceiro clássico no ano, Bahia e Vitória são os clubes da Série A com mais jogos em 2024

Rogério Ceni e Léo Condé medem forças neste domingo — Foto: Arte / ge

Rogério Ceni e Léo Condé medem forças neste domingo — Foto: Arte / ge

Eles se diferenciam apenas quando o assunto são os gols marcados e sofridos. De um lado, o Bahia tem o melhor ataque, com 28 bolas na rede. Do outro, o Vitória ostenta a melhor defesa, sendo vazado apenas seis vezes. No balanço entre eles, o Tricolor leva a melhor no saldo de gols: 19 x 14.

Campanhas de Bahia e Vitória no Campeonato Baiano:

  • Bahia: 11 jogos; 8 vitórias; 2 derrotas; 1 empate; 28 gols pró; 9 gols contra; 19 gols de saldo.
  • Vitória: 11 jogos; 8 vitórias; 2 derrotas; 1 empate; 20 gols pró; 6 gols contra; 14 gols de saldo.

O equilíbrio continua nos confrontos diretos. O Vitória venceu o clássico válido pelo Campeonato Baiano, e o Bahia ganhou o Ba-Vi da Copa do Nordeste. Neste domingo, uma oportunidade de desempatar o cenário surge diante de rubro-negros e tricolores.

Barradão recebe Vitória x Bahia — Foto: Cleriston Santana / Rede bahia

Barradão recebe Vitória x Bahia — Foto: Cleriston Santana / Rede bahia

E por falar em chance de desempate, a final deste ano vai colocar Bahia ou Vitória na frente da contagem de mais títulos em Campeonatos Baianos decididos com Ba-Vi na Final. São 15 troféus para cada lado até agora.

Histórico de Ba-Vis em finais de Campeonato Baiano:

  • Bahia tem 15 títulos: 1947, 1950, 1958, 1959, 1974, 1975, 1976, 1979, 1981, 1993, 1998, 1999, 2012, 2014 e 2018.
  • Vitória tem 15 títulos: 1955, 1957, 1964, 1972, 1992, 1997, 1999, 2000, 2004, 2005, 2009, 2010, 2013, 2016 e 2017.

O Campeonato Baiano é o segundo estadual mais antigo do país e já teve diferentes fórmulas de disputa, com pontos corridos, quadrangular, triangular etc. Dentro desta variedade de formatos, Bahia e Vitória entraram em campo para decidir o título diversas vezes. Mas as finais oficiais, registradas em regulamento, são apenas 29 na história.

+ Bahia e Vitória voltam a decidir o Campeonato Baiano após cinco anos; veja quem mais ganhou

Vitória

Léo Condé busca primeiro título estadual com o Vitória — Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Léo Condé busca primeiro título estadual com o Vitória — Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Léo Condé usou reservas no jogo de meio de semana, contra o Treze, e vai ter o time titular descansado para a primeira partida da final. O treinador também ganha o retorno de Dudu, que está recuperado de lesão e voltou a campo na última partida. Ainda assim, a escalação do Vitória vai ser um mistério até minutos antes do Ba-Vi.

Condé pode ir para campo com os três volantes utilizados no último clássico ou ir com o sistema com três atacantes, o 4-2-3-1, que venceu o Bahia no primeiro Ba-Vi do ano. Neste caso, ele pode até contar com Iury Castilho, que está recuperado de lesão e foi relacionado para o jogo. Outra opção é Mateus Gonçalves.

Diante das possibilidades, a tendência é que o Vitória seja escalado com: Lucas Arcanjo; Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e PK; Willian Oliveira, Dudu e Rodrigo Andrade; Matheusinho, Osvaldo e Alerrandro.

Bahia

Rogério Ceni busca primeiro título com o Bahia — Foto: Tiago Caldas / EC Bahia

Rogério Ceni busca primeiro título com o Bahia — Foto: Tiago Caldas / EC Bahia

Rogério Ceni “criou” a primeira semana livre do Bahia na temporada ao mandar um time sub-20 para a última rodada da Copa do Nordeste, contra o Botafogo-PB. E nem o treinador viajou para a Paraíba. Ele ficou em Salvador e trabalhou com o elenco principal com o desafio de aprimorar o rendimento do time e também definir a escalação.

São três as dúvidas na escalação titular do Bahia. A começar pelo gol, já que o treinador tem escalado Adriel em partidas do Campeonato Baiano, mas não confirmou a manutenção na última entrevista coletiva. Na lateral-esquerda, Rezende e Luciano Juba disputam posição. E, no ataque, Everaldo não tem presença certa, já que se recupera de problema físico. A boa notícia é o retorno do lateral-direito Arias, que estava com a seleção colombiana.

Um provável onze inicial do Bahia tem: Marcos Felipe (Adriel); Arias, Kanu, Cuesta e Rezende (Luciano Juba); Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly; Ademir (Biel) e Thaciano.

O Jogo

Vitória x Bahia, jogo de ida da final do Campeonato Baiano

Quando: domingo, 31 de março de 2024;
Onde: Barradão, em Salvador;
Horário: 16h (de Brasília);
Onde assistir: TVE
Time provável do Vitória: Lucas Arcanjo; Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e PK; Willian Oliveira, Dudu e Rodrigo Andrade; Matheusinho, Osvaldo e Alerrandro;
Desfalques do Vitória: Daniel Jr. (transição); Everaldo e Felipe Vieira (lesão); Reynaldo, Luan Santos, Léo Naldi, Jean Mota, Pablo e Luiz Adriano (não estão inscritos);
Pendurados do Vitória: ninguém;
Time provável do Bahia: Marcos Felipe (Adriel); Arias, Kanu, Cuesta e Rezende (Luciano Juba); Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly; Ademir (Biel) e Thaciano;
Desfalques do Bahia: Everaldo, Cicinho, Ryan, Sidney, Roger e Acevedo (em recuperação de lesão);
Pendurados do Bahia: ninguém;
Arbitragem: Bruno Pereira Vasconcelos apita o jogo auxiliado por Luanderson Lima Dos Santos e Alessandro Álvaro Rocha De Matos.

Por Redação do ge — Salvador

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade